segunda-feira, 9 de julho de 2012

Internos fogem da Fundação Casa de Praia Grande, SP






19 jovens participaram da ação e 16 continuam foragidos.

Um menor foi baleado e dois foram recapturados.




Internos da Fundação Casa (antiga Febem) de Praia Grande, no litoral de São Paulo, renderam dois funcionários em uma tentativa de fuga na noite deste sábado (7). Dos 19 jovens que tentaram escapar, 16 continuam foragidos e um foi baleado. O centro abriga 56 jovens. A assessoria de imprensa disse que será aberto uma sindicância para apurar os fatos.



A ação aconteceu na Casa 2 da unidade do Jardim Esmeralda por volta das 20h30. quando estavam sendo levados da quadra poliesportiva para os dormitórios. renderam dois funcionários; um funcionário ficou ferido. Os jovens usaram a mangueira do hidrante para estourar a porta que dá acesso a uma área externa. Os adolescentes fugiram pulando o muro e o alambrado.


Segundo informações das polícias civil e militar, 16 jovens ainda estão foragidos, sendo 12 menores e quatro maiores de idade. Entre os que foram recapturados, um já completou 18 anos e outro ainda é menor. Os jovens podem ser atendidos na Fundação CASA até os 21 anos incompletos, e o judiciário é quem os libera após uma avaliação. No momento da fuga havia 56 adolescentes no local, que é a capacidade máxima.

Segundo o corregedor da Fundação Casa Jadir Pires de Borba, o menor baleado estava sobre o alambrado tentando pular para a rua quando foi atingido e não conseguiu fugir. Em depoimento no hospital, o menor disse que foi atingido quando estava na escada interna da unidade, de acordo com uma delegada que participou da ocorrência. Os agentes socioeducativos não podem usar arma, e os policiais militares não entraram na unidade, fizeram apenas o cerco do lado de fora.

O menor levou um tiro de raspão embaixo do tórax e foi encaminhado para o Hospital Irmã Dulce. O jovem continua internado, mas o estado não é grave e ele passa bem.

Em nota, a assessoria de imprensa da Fundação Casa disse que será aberta uma sindicância para apurar o motivo da fuga dos adolescentes. 


Recentemente

No final de semana anterior, mais precisamente no sábado, dia 30, o ocorreu outro incidente na Fundação Casa de Praia Grande. Sete jovens tentaram forçar uma porta e quebraram duas cadeiras.

Segundo funcionários do local, a razão foi a seguinte: normalmente, os banhos ocorrem de cinco em cinco pessoas. Contudo, como a água é aquecida por geradores, os internos teriam ficado receosos de que os últimos a se banhar tivessem água mais fria. Então, teriam decidido que os sete se banhariam juntos. Como foram contidos, aconteceu a revolta. Os próprios funcionários conseguiram contornar a situação. Ninguém se feriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário