terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Adolescentes que cumprem semi-liberdade são detidos em Bauru

Três jovens que cumprem medida em semiliberdade foram flagrados com cocaína em horário de curso


Três adolescentes internos da Fundação Casa de Bauru foram detidos com cocaína pela Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) da Polícia Militar, em horário que deveriam estar participando de um curso externo oferecido pela entidade.

A ocorrência surpreendeu até mesmo a polícia, que, pelos relatos dos jovens, já investiga a atuação deles em roubos e furtos ocorridos na região do Centro, onde foram flagrados.

Os jovens teriam relatado aos policiais que é comum deixarem de ir aos cursos que são oferecidos fora da Fundação para praticarem crimes no Centro. De acordo com as informações que teriam sido passadas por eles, o mecanismo é roubar ou furtar para comprar drogas e vender dentro e fora da instituição.

No celular que estava com um dos jovens, há fotos em que ele se exibe portando um revólver calibre 38 de cor metálica.

Dois dos adolescentes, que têm 15 e 16 anos, relataram que cumprem medida sócio-educativa na Fundação por tráfico. Um outro, de 17, diz responder por roubo.

A apreensão dos três aconteceu no final da tarde de ontem.

Os policiais da Rocam estavam em uma oficina mecânica que fica na quadra 6 da rua Antônio Alves para fazer a manutenção das motocicletas. Cerca de seis jovens que passavam pela calçada do local teriam se surpreendido ao perceber a presença da polícia.

“Eles gritaram ‘polícia’ e começaram a correr”, relatou um dos policiais que atendeu a ocorrência.

Ao perceberem a reação dos jovens, os policiais iniciaram uma perseguição. Precisaram entrar com as motocicletas na contramão da rua Antônio Alves para conseguir deter o grupo em fuga.

Dos seis, conseguiram alcançar três jovens. Os outros três, que não há a certeza se são ou não internos da Fundação, conseguiram fugir.

Em um pote de bala que estava com um dos jovens foram encontrados 18 pinos de cocaína preenchidos com a droga. Com outro deles, havia R$ 25 e um maço de cigarro. Também foi apreendido um celular.

Questionados pelo BOM DIA, os jovens se limitaram a dizer que a droga não era deles.

Afirmaram também que deixaram de ir ao tal curso para “comer um lanche no Centro”, nas palavras de um deles. “A gente “tava” na praça fumando uma maconha. Foi só isso, senhora”, relatou.

Revista/ A assessoria de imprensa da Fundação Casa confirmou  que os jovens cumprem medida em semi liberdade, e por isso podem frequentar atividades externas .

Uma equipe pedagógica  da instituição  deve fiscalizar os horários de entrada e saída dos jovens e também o comparecimento deles nos cursos oferecidos. Também foi confirmado que os três jovens em questão faltaram ao curso que deveriam estar assistindo fora da unidade na tarde de ontem.

A assessoria frisou que os adolescentes passam por revistas antes de saírem e de entrarem na Fundação, já que não são permitidos objetos como celulares, dinheiro e drogas.  

Os três foram conduzidos até o plantão policial, porém até o fechamento desta edição ainda não havia parecer do delegado plantonista sobre o caso. O provável é que os jovens, ou pelo menos um deles, sejam autuados em ato infracional por tráfico de drogas. A  investigação poderá ser realizada  para entender o que levou os jovens a estarem na rua e se essa situação realmente é comum como os  relatos feitos por eles.

Medida educativa/ De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os adolescentes (de 13 a 18 anos) que cometem crimes devem ser inseridos em medidas socio-educativas, que vão de advertências à internação. Em termos formais, o adolescente responde a um ato infracional.  

Nas infrações mais graves, o adolescente deve ser internado em centros de atendimento, como a Fundação.

Ele também pode ser inserido na semiliberdade, em que tem autorização para realizar atividades fora da unidade, retornando apenas para dormir.


http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/39749/Adolescentes+da+Fundacao+Casa+sao+detidos+

Nenhum comentário:

Postar um comentário