terça-feira, 21 de maio de 2013

Rebelião e tentativa de Fuga na Fundação Casa de Mauá deixa 4 feridos

Motim na Fundação Casa de Mauá deixa 4 feridos

Quatro pessoas, sendo dois menores e dois servidores, ficaram feridas após motim na Fundação Casa de Mauá na noite de domingo. Durante o episódio de tensão, a Polícia Militar frustrou a tentativa de fuga de dois adolescentes da unidade.

Tiago Silva/DGABCO tumulto começou por volta das 21h20 em uma sala onde 30 dos 63 internos assistiam à televisão. Segundo informações prestadas pelos agentes à polícia, os menores usaram cadeiras para atacar os três funcionários que estavam com eles na sala, sem motivo aparente. A partir disso, foi instalada confusão no pátio da unidade, onde adolescentes atiravam pedras contra servidores e policiais.

De acordo com informações da Polícia Militar, os dois adolescentes, cujas idades não foram divulgadas, foram capturados ainda na calçada, após terem pulado o muro da unidade. A corporação de Mauá precisou de reforço de homens de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema. O motim só foi contido por volta das 22h30, após abertura do diálogo entre funcionários e internos.

Um dos menores chegou a ser encaminhado ao Hospital Piraporinha, em Diadema, para avaliação médica dos ferimentos, enquanto que outro teve apenas escoriações pelo corpo. Ambos passam bem. Já os dois funcionários tiveram ferimentos no braço, sendo que um deles foi atendido ao Hospital Nardini, onde tirou radiografia e foi liberado.

"Não houve nenhuma reivindicação, apenas desrespeito aos servidores e destruição do patrimônio público", destaca o presidente do Sitraemfa (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo), Julio Alves.

Segundo os funcionários, a parte dos dormitórios foi a mais depredada pelos internos. Além disso, vidros da unidade foram quebrados.

A Fundação Casa informou que a Corregedoria Geral instaurou sindicância para apurar a tentativa de fuga dos adolescentes e o movimento de indisciplina.

O centro socioeducativo de Mauá tem capacidade para atender 64 jovens e, no momento do tumulto, contava com seis servidores no plantão. "A estrutura predial das unidades não oferece segurança e temos número defasado de servidores em relação aos internos", destaca Alves.

O caso foi registrado no 1º DP (Centro) de Mauá, mas será investigado no 2º DP (Guapituba).


http://www.dgabc.com.br/Noticia/457187/tentativa-de-fuga-na-fundacao-casa-de-maua-deixa-quatro-feridos?referencia=minuto-a-minuto-topo

Um comentário:

  1. É incrível como a fundação casa consegue transformar retirantes nordestinos em agentes orgulhosos do estado que vendem a própria mãe, e não consegue transformar a mentalidade desses bandidos que sabem muito bem como tirar proveito de sua menoridade penal....

    ResponderExcluir