quinta-feira, 11 de julho de 2013

Internos da Fundação Casa fazem rebelião em Bauru, SP

Confusão começou à 1h desta quinta (11) e durou de três horas e meia.
Três funcionários foram feitos reféns, um deles teve ferimentos leves.

Um princípio de rebelião foi registrado na Fundação Casa localizada no final da avenida Lúcio Luciano, em Bauru (SP), na madrugada desta quinta-feira (11). A confusão começou por volta da 1h da madrugada e terminou por volta das 4h, após negociação com o setor de segurança do centro. O Conselho de Avaliação Disciplinar irá analisar as sanções disciplinares a serem aplicadas aos jovens envolvidos. A Polícia Militar foi acionada, mas deixou o local após a confusão ter sido controlada e finalizada.

Segundo a instituição, a confusão teria ocorrido quando dois adolescentes pediram para utilizar o sanitário em um dos módulos. Os jovens rederam o servidor que os acompanhava e deram início ao movimento. Ao total, participaram do ato de indisciplina sete internos do módulo, que atualmente abriga 21 jovens.

Os adolescentes quebraram mesas e cadeiras e tentaram atear fogo nos colchões. Três servidores foram feitos reféns. Um deles foi agredido e precisou ser socorrido e levado ao Pronto-Socorro Central (PSC) de Bauru com ferimentos leves.
Os outros dois foram liberados sem ferimentos.
O Boletim de Ocorrência da Polícia Militar não informa o motivo da confusão e nem quantos menores participaram. Ainda segundo a PM, a unidade da Fundação Casa de Bauru abriga atualmente cem internos, o que é considerado o limite máximo da capacidade.
A rebelião foi contida por volta das 4h, após negociação com o setor de segurança do centro. O Conselho de Avaliação Disciplinar irá analisar as sanções disciplinares a serem aplicadas aos jovens envolvidos.

O Judiciário e os familiares dos adolescentes foram informados da ocorrência. A Polícia Militar (PM) foi acionada e  prestou assistência no lado externo do centro socioeducativo.

A assessoria da Fundação Casa informou, por meio de nota, que a Corregedoria Geral da instituição instaurou sindicância para apurar o movimento de indisciplina ocorrido nesta madrugada, após a tentativa de fuga envolvendo sete adolescentes.

Foto mostra um dos muros que cercam a Fundação Casa, em Bauru; nesta madrugada, internos fizeram três funcionários reféns em princípio de rebelião

FONTES : http://g1.globo.com
http://www.jcnet.com.br/Policia/2013/07/internos-fazem-tres-refens-em-rebeliao-na-fundacao-casa.html


7 comentários:

  1. Como sempre a verdade fica debaixo do tapete sujo...um funcionário com ferimentos leves!!O coitado está internado na UTI de um hospital com sangue nos pulmões, e os ferimentos foram leves...foram mesmo para a direção sacana desse lugar que pouco se importa com a morte dos funcionários...bando de patifes!!!

    ResponderExcluir
  2. foi que nem em ferraz de vasconcelos na fuga de novembro 2012 3 funcionários com ferimentos leves um teve quase a jugular cortada outro com um corte no rosto e outro com a cabeça toda machucada todos os ferimentos causado nos funcionários foi nitidamente para matar e direção de patifes

    ResponderExcluir
  3. Em menos de quinze dias, três "tumultos" no Casa Bauru, resultados: no 1º TUMULTO: uma funcionária afastada por CAT ( braço ), outro CAT com 2 vértebras cervicais trincadas e outras duas deslocadas, funcionário com corte nas costas da mão, outros com escoriações, todos cumprindo ordem do diretor regional, ficando cerca de duas horas tentando, no diálogo, por fim ao tumulto. Ah, tb houve danos materiais. 2º Tumulto: Vários funcionários agredidos fisicamente, escoriações e hematomas, danos materiais tb ocorreram 3º Tumulto: ocorrido de madrugada, funcionários tomados de refém, sendo um deles bastante agredido, a ponto de ir para o hospital e permanecer internado no CTI devido a estar com sangue no pulmão. É importante salientar que os adolescentes estão sendo tratados corretamente, prima-se pelo diálogo, os atendimentos são feitos regularmente, porém, a indisciplina tem sido grande e nada indica que vá parar. O que mais causa indignação mesmo: é a FUNDAÇÃO CASA VEICULAR NA MÍDIA QUE NÃO HOUVE FERIDOS GRAVES. Cadê a TRANSPARÊNCIA?

    ResponderExcluir
  4. A mudança desse quadro só virá com melhorias sociais, adequação e atualização das leis que regem nossas vidas, para isso os governantes desse País precisam deixar de ser hipócritas, de acharem-se senhores da verdade, precisam ouvir o povo nas ruas a pedir mudanças. Srs. alterem o código penal para punir melhor o adulto, bem como a lei da maioridade penal, pois são 92,7% da população brasileira segundo pesquisa da Confederação dos Transportes (CNT) em conjunto com o Instituto MDA, realizada em junho de 2013, que apoia a mudança. Adotemos leis mais severas para nossos adolescentes, como ocorre em países mais evoluídos ( EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Japão ) e também em países da América do Sul.

    ResponderExcluir
  5. 27/05/2013 - Programa Arena Livre veem... tá lá no youtube( http://www.youtube.com/watch?v=n-fBCIUF3YY quantas mentiras e o porquê de chamar rebeliões de tumultos e lesões graves de ferimentos leves. Ai nós vamos parar de pedir letras e aqueles montes de reivindicações que só serve para desvirtuar o risco que corremos dentro do centro só porque uma pessoa acha que sabe de tudo e engana todos e se faz de sonsa coloca o nosso na reta temos que entrar e sair do serviço do mesmo jeito e quem terá que garantir isso é a Fundação.Vamos pensar melhor nessas pautas de reivindicações e pedir pela segurança e por um regimento mais rígido e por uma transparência no que ocorre lá dentro se a Fundação não apresentar nada greve e ponto final. É ridículo e revoltante a gente ficar à margem de tantas mentiras e elas prevalecerem.

    ResponderExcluir
  6. conheço varios funcionarios de bauru e muitos reclamam da unidade msm.

    ResponderExcluir
  7. Certissimo companheiro condições de trabalho e segurança estas pautas nao passam de balelas elas só servem pra enganar troxas, temos q abrir os olhos antes q seja tarde demais.

    ResponderExcluir