quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Fuga de todos os internos esvazia Fundação Casa de Caraguatatuba, SP

Fuga em massa esvazia Fundação Casa no litoral norte de São Paulo

Todos os 54 adolescentes fugiram da unidade na noite de quarta-feira (18).
Segundo a polícia, 23 internos já foram recapturados; 31 estão foragidos.


Fundação Casa Caraguatatuba (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Todos os 54 internos da Fundação Casa de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, fugiram da unidade na noite de quarta-feira (18). A fuga foi registrada por volta das 22h30 e, segundo a Polícia Civil, 23 deles já tinham sido recapturados até as 18h30 desta quinta-feira (19).

Ao todo, 31 adolescentes continuam foragidos e a polícia está mobilizada para recapturar os internos. A Polícia Militar pede ajuda dos moradores com denúncias. "Muitos desses menores foram recapturados através (de denúncias) no 190 de pessoas que perceberam movimentação estranha, a própria roupa dos menores (macacão na cor cáqui), que muitos deles estão sujos de barro porque nas imediações tem muita mata, lama e é justamente isso que a Polícia Militar solicita, que a população nos ajude com denúncias de qualquer movimentação estranha nesse sentido", disse o capitão da PM, Alexandre Cândido de Lima, ao G1.

Segundo a polícia, os internos fizeram uma rebelião na noite de quarta-feira, quebraram paredes na unidade e fugiram pelo setor de lavanderia, após escalarem um muro de cerca de 10 metros de altura. Não houve servidores reféns e ninguém ficou ferido.

Diversas viaturas da PM se dirigiram ao local logo após a fuga em massa na tentativa de recapturar os menores. Ninguém se feriu e não houve reféns.  Os infratores fugiram para um imenso matagal próximo da unidade, nas imediações do bairro Poços das Antas, na zona rural do município. Durante a madrugada desta quinta, a Polícia Militar recebeu dezenas de denúncias de menores invadindo quintais de residências e de comércios nos bairros próximos à Fundação Casa, onde também funciona o Centro de Detenção Provisória (CDP) do litoral norte. A unidade de Caraguatatuba da fundação tem capacidade para 56 internos.


Segundo a Polícia Militar, integrantes da Corregedoria da Fundação Casa em São Paulo foram enviados para Caraguatatuba para apurar as circunstâncias da fuga. A Fundação Casa de Caraguatatuba foi construída há 4 anos e tem capacidade para 56 adolescentes.

No início da manhã desta quinta, os fugitivos já tinham ganhado as ruas do centro da cidade (distante 10 km da Fundação Casa) e algumas praias, como a Martim de Sá. A PM contou com o auxílio de denúncias anônimas, inclusive de familiares de alguns dos menores. Em uma das denúncias, moradores relataram que dois menores estavam no quintal de uma residência de veraneio portando armas.

 A assessoria de imprensa da instituição afirmou em nota que o Judiciário e os familiares dos adolescentes serão informados da ocorrência. Uma sindicância ouvirá todos os servidores de plantão e adolescentes recapturados, informou a fundação. O prazo para finalizar a investigação é de 90 dias.

Por meio de nota, a Fundação Casa informou que já instaurou uma sindicância, que vai apurar o ocorrido com base nos depoimentos que serão colhidos com servidores de plantão e os adolescentes recapturados.
O prazo para finalizar a investigação é de até 90 dias. O órgão informou ainda que os jovens recapturados "passarão pela Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD) do centro socioeducativo e poderão sofrer sanções disciplinares, que ainda serão definidas"



http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/12/fuga-de-todos-os-internos-esvazia-fundacao-casa-de-caraguatatuba-sp.html

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,fuga-de-internos-esvazia-fundacao-casa-de-caraguatatuba,1110437,0.htm






Um comentário:

  1. INFELIZMENTE ESTAMOS HOJE COM A CATEGORIA RACHADA. E ESPERANDO QUE ESTA NOVA GESTÃO CONSIGA MUDAR ESTÁ SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir