quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Agentes flagram celulares e carregadores nas 'quentinhas' de detentos


Era para ser comida, mas agentes de segurança penitenciária do Centro de Detenção Provisória (CDP) I de Guarulhos flagraram nove celulares, dez carregadores, cinco chips, um fone de ouvido, além de quatro porções de erva esverdeada nas marmitas entregues por empresa que fornece alimentação para os detentos da unidace. A ação ocorreu na sexta-feira, mas divulgada nesta segunda-feira pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

De acordo com a SAP, os produtos foram detectados em revista de rotina (com exame através de raio-x) realizada sempre que há entrada de material dentro da unidade. Todo o material, além do caminhão, do motorista e ajudantes da empresa contratada foram levados ao 8º Distrito Policial de Guarulhos.

Créditos: Divulgação SAP
Todo o material, além do caminhão, do motorista e ajudantes da empresa contratada foram levados à delegacia


http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=180159&idDepartamento=11&idCategoria=0


40% dos detidos em flagrante por tráfico de drogas são menores


Dados são da GCM de Sorocaba (SP), durante apreensões em 2012.
Mais de 250 crianças e adolescentes foram detidos ao longo do ano.


O número de menores apreendidos por tráfico de drogas tem aumentado em Sorocaba (SP). Dos suspeitos detidos em flagrante durante 2012, quase 40% eram crianças e adolescentes. O envolvimento dos jovens neste tipo de crime tem acontecido cada vez mais cedo.
As câmeras da Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal fizeram muitos flagrantes de menores traficando ao longo do ano. Uma das imagens gravadas pelas câmeras da GCM mostra dois meninos, um de 11 e outro de 12 anos. Com eles, foram apreendidas 32 porções de maconha e 48 pedras de crack. Eles foram encaminhados à delegacia.
Em outro caso, as imagens mostram um grupo usando cocaína na porta de uma loja fechada, no Centro. Segundo a GCM, os mesmos adolescentes passaram a madrugada vendendo drogas no local.
Imagens feitas no bairro Ana Paula Eleutério, conhecido como Habiteto, mostram adolescentes usando entorpecentes durante um baile. As imagens flagraram crianças entrando e saindo de baixo do palco. De acordo com a Guarda Municipal, o palco foi usado para o consumo de drogas.
Pelos registros do orgão, das 646 pessoas presas em flagrante no ano passado, em Sorocaba, 254 eram crianças e adolescentes. Destas, 90% foram apreendidas ou encaminhadas para a Fundação Casa por tráfico de drogas.

Câmeras da Central de Monitoramento da GCM fizeram muitos flagrantes de menores (Foto: Reprodução/TV Tem)



http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/01/40-dos-detidos-em-flagrante-por-trafico-de-drogas-sao-menores.html

Ao tentar fugir da polícia, adolescente fica preso em lança de portão

Jovem teria assaltado passageiros de um ônibus com uma garrafa de vidro


Um adolescente, de 17 anos, ficou preso em uma lança de portão enquanto fugia da polícia, após assaltar passageiros de um ônibus, em Hortolândia, no interior de São Paulo.

O jovem havia invadido o coletivo com uma garrafa de vidro nas mãos e ameaçado o motorista. Ele roubou todo o dinheiro dos passageiros, cerca de R$ 44, e obrigou o motorista a parar.

Quando desceu do ônibus, ele se deparou com uma viatura de polícia. Na tentativa de fuga, o garoto pulou um portão e ficou preso em uma das lanças. O garoto foi levado a um hospital da região e assim que se recuperar deve ser encaminhado à Fundação Casa.



Assista ao vídeo:






http://noticias.r7.com/sao-paulo/ao-tentar-fugir-da-policia-adolescente-fica-preso-em-lanca-de-portao-31012013

Aumento na fiscalização das celas teria motivado a rebelião no Ceseu

Dois educadores da Fundação Casa de Franca sofrem ameaças

Dois educadores que trabalham na Fundação Casa procuraram a polícia, ontem, para registrar ameaças sofridas através de pichações em muros de suas casas.



O primeiro funcionário a denunciar as supostas ameaças reside na Vila (....). Ele se deparou com o muro de sua residência com os dizeres: “Atrasa lado. Sai fora bico safado. É o crime 1533 [PCC]”. O segundo educador que procurou a polícia é morador no Parque São Jorge. No muro de sua casa, ele encontrou palavras como “Bico”, “filho da p...”, “c....” e “1533”.

As duas vítimas garantiram não ter dito nenhum desentendimento com internos. Um deles apontou o nome de um suspeito. O caso será investigado.




http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=199905&codigo_categoria=3

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Em Manaus, monitor de centro socioeducativo está desaparecido há três dias

Sandro do Carmo Silva não voltou para casa após o plantão na segunda-feira

Segundos familiares, Sandro do Carmo Silva sumiu após ter saído do plantão


Manaus – O monitor do Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, Sandro do Carmo Silva, de 36 anos, está desaparecido desde a manhã de segunda-feira (28).

Segundos familiares, ele sumiu após ter saído do plantão. O carro que ele utilizava, um Gol, de cor preta e placa JXS-1934, também não foi localizado.

Nesta quarta-feira (30), a família informou que já procurou em vários prontos-socorros, em SPAs e na casa de amigos.

Conforme o cunhado dele, o investigador Chagas, o celular que Sandro usava está desligado. “Não sabemos o que aconteceu. Ele saiu para trabalhar e até agora não retornou”, comentou.

O desaparecimento foi registrado no 14º Distrito Integrado de Polícia (14º DIP). Informações podem ser repassadas por meio dos telefones 9230-9190, 8844-6652 ou 9220-3570.


http://www.d24am.com/noticias/amazonas/em-manaus-monitor-de-centro-socioeducativo-esta-desaparecido-ha-tres-dias/79301

Agentes penitenciários param em 17 Estados em protesto contra veto a porte de armas

Agentes penitenciários de todo o país realizam uma paralisação nesta quarta-feira (30), em protesto contra o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que autorizaria o porte de arma fora do serviço à categoria. Além da reivindicação, os agentes protestam por melhorias nos presídios e valorização da carreira no país.




Segundo o presidente da Fenaspen (Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários), Fernando Anunciação, a categoria paralisou as atividades por 24h, desde à meia-noite, em 17 Estados do país. "Todos os 17 Estados filiados estão parados. Só estamos mantendo a alimentação dos presos e as emergências. Todo o resto está parado", disse ao UOL.

O presidente da Fenaspen questionou o veto e afirmou que os agentes sofrem com os riscos nas ruas das cidades. "Nós estamos preparados, somos treinados, mas só podemos ter uma arma em serviço. Ou seja, quando saímos para nossas casas, estamos desprotegidos", disse.

Anunciação explicou que o veto da presidente Dilma foi apenas a "gota d'água"  para o início de uma mobilização nacional da categoria. "Reivindicamos melhores condições de trabalho. Hoje os presídios brasileiros sofrem com a superlotação e existe uma falta de valorização profissional", declarou Anunciação.

"O próprio ministro da Justiça [José Eduardo Cardozo] admite que o sistema penitenciário está falido, que prefere morrer a entrar em um presídio. E é isso que está acontecendo, nós estamos morrendo no trabalho. E estamos lutando contra isso."

Com o protesto de desta quarta-feira, os agentes pretendem iniciar uma série de mobilizações nacionais e chamar a categoria a se engajar nos protestos. "Estamos discutindo mais ações, temos várias pautas, e vamos fazer várias mobilizações daqui pra frente", disse o presidente da Fenaspen.

O veto
O veto total da presidente Dilma Rousseff foi publicado no "Diário Oficial da União" do último dia 10. O projeto de lei, aprovado no Congresso, permitiria agentes penitenciários e outras categorias profissionais a portarem armas de fogo fora do horário de serviço.

No veto, a presidente disse que, após ouvir o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, decidiu por não conceder a autorização, pois implicaria maior quantidade de armas em circulação, o que iria "na contramão" da política nacional de combate à violência.

Além disso, de acordo com a chefe do Executivo, a legislação brasileira já prevê a possibilidade se requerer a autorização de porte para defesa pessoal, conforme a necessidade individual.

Segundo o projeto vetado, guardas prisionais, integrantes de escoltas de presos e guardas portuários também poderiam circular armados nos horários de folga.


http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/01/30/agentes-penitenciarios-param-em-17-estados-em-protesto-contra-veto-de-porte-de-armas.htm

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES DA FUNDAÇÃO CASA NEGOCIAÇÔES COLETIVAS 2013


CLÁUSULA 1ª – DA DATA BASE:
CLÁUSULA 2ª – DOS ÍNDICES DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL:
CLAUSULA 3ª – DO PISO SALARIAL:
CLAUSULA 4ª – DO QÜINQÜÊNIO E SEXTA PARTE:
CLÁUSULA 5ª – DAS HORAS EXTRAS:
CLAUSULA 6ª – DO 14º SALÁRIO:
CLAUSULA 7ª – DO VALE REFEIÇÃO:
CLÁUSULA 8ª – DO VALE-ALIMENTAÇÃO:
CLAUSULA 9ª – DO PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS (PCCS):
CLAUSULA 10ª – DO CONCURSO PARA O QUADRO PERMANENTE:
CLAUSULA 11ª – DO VALE TRANSPORTE:
CLAUSULA 12ª – DO ADICIONAL NOTURNO:
CLAUSULA 13ª – DOS TURNOS DE TRABALHO:
CLAUSULA 14ª – DO SALÁRIO SUBSTITUIÇÃO:
CLAUSULA 15ª – DA GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO:
CLAUSULA 16ª – DO AUXILIO FUNERAL:
CLAUSULA 17ª – DA ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA:
CLAUSULA 18ª – DO SEGURO DE VIDA EM GRUPO:
CLAUSULA 19ª – DO AUXÍLIO EDUCAÇÃO INFANTIL:
CLAUSULA 20ª – DOS ATESTADOS:
CLÁUSULA 21ª – DO ABONO DE FALTAS À ACOMPANHANTE:
CLAUSULA 22ª – DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS:
CLAUSULA 23ª – DA LICENÇA MATERNIDADE:
CLÁUSULA 24ª – DA LICENÇA NÃO REMUNERADA:
CLAUSULA 25ª – DA QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO:
CLÁUSULA 26ª – DA DISPENSA PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO:
CLÁUSULA 27ª – DOS SERVIDORES ESTUDANTES:
CLAUSULA 28ª – DO ABONO DE FALTAS PARA CONCURSO PÚBLICO:
CLÁUSULA 29ª – DA PREVENÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR:
CLÁUSULA 30ª – DA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO:
CLÁUSULA 31ª – DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE - CIPA:
CLAUSULA 32ª – DOS CAT’s (COMUNICADOS DE ACIDENTES DO TRABALHO):
CLAUSULA 33ª – DO FORNECIMENTO DE EPI’s:
CLÁUSULA 34ª – DOS QUADROS MURAL:
CLÁUSULA 35ª – DA ESTABILIDADE NO EMPREGO DO DELEGADO SINDICAL:
CLÁUSULA 36ª – DA FALTA ABONADA:
CLAUSULA 37ª – DA LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO:
CLAUSULA 38ª – DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL:
CLAUSULA 39ª – DOS AGENTES EDUCACIONAIS
CLAUSULA 40ª – DA JORNADA ESPECIAL DE TRABALHO:
CLÁUSULA 41ª – DA PENOSIDADE:
CLAUSULA 42ª – DA INSALUBRIDADE:
CLAUSULA 43ª – DA NEGOCIAÇÃO PERMANENTE:
CLAUSULA 44ª – DA GARANTIA DE EMPREGO E ESTABILIDADE:
CLAUSULA 45ª – DAS TRANSFERÊNCIAS DE SERVIDORES:
CLAUSULA 46ª – DA LIBERAÇÃO DOS DIRIGENTES SINDICAIS:
CLÁUSULA 47ª – LIBERAÇÃO DOS DELEGADOS SINDICAIS:
CLÁUSULA 48ª – DA CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL:
CLAUSULA 49ª – DA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA:
CLÁUSULA 50ª – DA MANUTENÇÃO DAS VANTAGENS E BENEFICIOS PRÉ-EXISTENTES:
CLÁUSULA 51ª – DA VIGÊNCIA DO ACORDO COLETIVA:
CLÁUSULA 52ª – DO DESCUMPRIMENTO DE CLÁUSULA:



PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
DOS TRABALHADORES DA FUNDAÇÃO CASA
NEGOCIAÇÔES COLETIVAS 2013


CLÁUSULA 1ª DA DATA BASE: Fica mantida a DATA-BASE
da Categoria em 1° (primeiro), de março de cada ano;
Parágrafo Único – Da abrangência: O presente Acordo será
extensivo a todos os servidores admitidos pela Fundação CASA,
detentores de cargos permanentes, temporários, de confiança
ou comissionado, em todo Estado de São Paulo.

CLÁUSULA 2ª – DOS ÍNDICES DA NEGOCIAÇÃO
SALARIAL: Será concedido aos servidores, reajuste salarial
de 15% (quinze por cento) compreendendo ganho real de
salario e o índice da inflação medida entre 01 de março de
2012 a 29 de fevereiro de 2013, conforme divulgação do Dieese
no dia da DATA-BASE, indexado no INPC/IBGE.

Parágrafo Único – As perdas salariais acumuladas no período,
entre de 1º de março de 1998 até 28 de fevereiro de 2003, é
equivalente a 30% (trinta por cento) de acordo com os índices
de variação do INPC/IBGE. Sendo repassada a reposição
explicita acima, será amortizado desse montante o percentual
que ultrapassar o índice da inflação, medida no período da
Data-Base.

CLAUSULA 3ª – DO PISO SALARIAL: O Piso salarial mínimo
de ingresso na Fundação CASA, para os servidores do Quadro
Permanente na Fundação CASA será igual ao do grau “D” do
PCS atual (criado em 2006), sendo enquadrado como grau “A”,
conforme proposta da reforma do PCCS, apresentada pelo em
19 de setembro de 2012, sendo atualizado anualmente, sempre
na mesma época.

CLÁUSULA 4ª – DO QÜINQÜÊNIO E SEXTA PARTE: Todos
os servidores receberão a título de adicional por tempo de
serviço o percentual de 5% (cinco por cento) sobre sua
remuneração a partir do quinto ano de serviço público.

CLÁUSULA 5ª – DAS HORAS EXTRAS: As horas
extraordinárias trabalhadas nos dias úteis, no limite de até 2
(duas), horas serão remuneradas com adicional de 50%
(cinqüenta por cento), e as demais serão remuneradas com o
acréscimo de 100% (cem por cento), considerando como base
de cálculo o salário, mais o GRET, percebido pelo servidor no
mês do pagamento;

Parágrafo 1º - Serão efetuados os pagamentos das horas
extras laboradas, pelo servidor no quinto dia útil imediato a
realização das mesmas, sendo todas devidamente lançadas
em holerites;

Parágrafo 2º - Em caso de jornada com elasticidade, as horas
extraordinárias realizadas em continuação da jornada noturna
serão remuneradas com a percepção do adicional noturno nos
termos da sumula 60, II do C.TST;

Parágrafo 3º - Nos feriados e pontos facultativos, as horas
trabalhadas em dias feriados ou pontos facultativos deverão
ser remuneradas nos termos dos parágrafos 1º e 2º, desta
Clausula, sendo todas com adicional de 100% (cem por cento).

CLAUSULA 6ª DO 14º SALÁRIO: Fica estabelecido que
todos os servidores da Fundação CASA, receberão o 14º salário,
sempre no 5º dia útil do mês de janeiro de cada ano, conforme
os parágrafos 1º e 2º desta Clausula;

Parágrafo 1º: O valor do beneficio mencionado nesta Clausula
será equivalente a uma remuneração do respectivo servidor, ou
seja, o salario mais o GRET;

Parágrafo 2º: O beneficio será concedido à todos os servidores,
independente de avaliação ou outros critérios.

CLAUSULA 7ªDO VALE REFEIÇÃO: Os servidores receberão
da Fundação CASA, sem quaisquer descontos, independente
de cargo ou função, Vale Refeição no valor facial de R$ 23,00
(vinte e três reais), com 25 unidades, totalizando a soma de R$
575,00 (quinhentos e setenta e cinco reais), por mês, sendo
reajustado anualmente, nunca inferior ao reajuste repassado à
remuneração da categoria, creditados nos respectivos cartões,
até o primeiro, dia útil de cada mês, inclusive período de férias;
Parágrafo Único: O servidor (a), que sofrer acidente do
trabalho, necessitando afastar-se pela Previdência, perceberá
os Vales-Refeições por um período de até 6 (seis), meses de
afastamento.

CLÁUSULA 8ª – DO VALE-ALIMENTAÇÃO: Todos os
servidores receberão Vale-Alimentação, mensal no valor de R$
200,00 (duzentos reais), sem quaisquer descontos em sua
remuneração, sendo reajustado anualmente, nunca inferior ao
reajuste repassado à remuneração da categoria, creditados nos
respectivos cartões, até o primeiro, dia útil de cada mês, inclusive
nos períodos de férias;

Parágrafo Único: O servidor (a), que vier sofrer acidente do
trabalho, necessitando afastar-se pela Previdência, perceberá o
Vale-Alimentação por um período de até 6 (seis), meses de
afastamento.

CLAUSULA 9ª – DO PLANO DE CARREIRA, CARGOS E
SALÁRIOS (PCCS): A Fundação CASA, aplicará a reforma do
PCCS nos moldes apresentados pelo SITRAEMFA em 22 de
setembro de 2012, conforme compromisso assumido pela
Secretaria de Planejamento do Estado em 19 de março de 2012;

Parágrafo 1º: A reforma do referido Plano, será aplicada aos
servidores a partir de 1º de março de 2013, conforme consta
do oficio GSPDR.1/0049/2012, assinado pelo Ilustríssimo Sr.
Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional do
Estado de São Paulo de 23 março de 2012;

Parágrafo 2º: Fica estabelecido que os servidores reabilitados,
requalificados ou readaptados, à pedido do INSS deverão
participar normalmente do processo de avaliação, bem como,
ao atingir a pontuação serão enquadrados nos graus ou classe
do PCCS.

CLAUSULA 10ª – DO CONCURSO PARA O QUADRO
PERMANENTE: A Fundação CASA deve realizar concurso
publico imediatamente, para completar seu quadro permanente
de trabalhadores, nas diversas áreas de atuação;

Parágrafo 1º: Considerando as situações vem acontecendo
com os trabalhadores da área de vigilância patrimonial que,
atualmente prestam serviços terceirizados à Instituição, onde
muitas vezes os postos de serviços são cobertos por Agentes
de Apoio Socioeducativos, a Fundação CASA deverá contratar
servidores por meio de concurso publico, para o cargo de
vigilante ou guarda patrimonial;

Parágrafo 2º: Fica estabelecido que os cargos do quadro
permanentes na Fundação CASA, não poderão ser preenchidos
por trabalhadores de empresa ou entidades prestadoras de
serviços terceirizados ou Organizações Não Governamentais,
inclusive por gestões compartilhadas.

CLAUSULA 11ª – DO VALE TRANSPORTE: A Fundação
fornecerá vale-transporte, integral e gratuitamente aos seus
servidores, independente de cargo ou função, até o 5º (quinto)
dia útil de cada mês, sendo observada a particularidade dos
trabalhadores que trabalham e moram em outros municípios,
da seguinte forma:

Parágrafo Único: A Fundação concederá transporte próprio
aos funcionários que trabalham em locais de difícil acesso, não
servido por transporte público.

CLAUSULA 12ª – DO ADICIONAL NOTURNO: Fica
estabelecido o pagamento de adicional noturno no importe de
50% (cinquenta por cento), da remuneração, pelo horário
compreendido das 19h00min., às 07:00 hs., para todos os
trabalhadores que exerçam jornada noturna a ser pago no mês
subsequente, observando ainda a percepção do adicional em
caso de prorrogação de jornada.

Parágrafo Único: Os servidores que exercem atividades no
período noturno por 05 (cinco) anos ou mais lhes serão garantido
à incorporação do adicional noturno, em seu respectivo salario,
considerando a habitualidade econômica do trabalhador;

CLAUSULA 13ª – DOS TURNOS DE TRABALHO: A Fundação
CASA, mantem as escalas de trabalho de 12 (doze), horas nos
períodos diurno e noturno, das 07h00minhs as 19h00minhs e
vice-versa, além das jornadas de 08h00minhs diárias e as
especiais, todas com as equipes fixas.

CLAUSULA 14ª – DO SALÁRIO SUBSTITUIÇÃO: O servidor
que for designado para substituir outro que exerça função com
remuneração superior, inclusive gratificação, fará jus ao
recebimento do salário substituição e/ou gratificação, de forma
proporcional aos dias que substituiu, sem prejuízo ao substituído
da seguinte forma:
a) Na substituição mesmo em caráter eventual será garantido
ao trabalhador substituto salário igual ao percebido pelo
substituído;
b) A substituição por período superior a 90 (noventa) dias não
poderá ser considerada de caráter eventual. Assim sendo o
valor pago a título de substituição deverá ser integralizado ao
salário.

CLAUSULA 15ª – DA GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO: Todos
os servidores que exercem, ou vier a exercerem cargos de
comissão ou de confiança, perceberão uma Gratificação de
Função, mínima de 50% (cinquenta por cento), da sua
remuneração no cargo de origem.

Parágrafo 1º: Os servidores que percebem, gratificação de
função por cinco ou mais anos, em caso de retorno à função de
origem não lhe será retirado a gratificação, tendo em vista o
principio da estabilidade financeira.

Parágrafo 2º: A referida gratificação, será integralizada aos
vencimentos para todos os efeitos, inclusive férias, 13º, salário,
FGTS e recolhimentos previdenciários, de maneira proporcional
ou total, conforme lapso temporal que o servidor (a), exercer o
cargo.

CLAUSULA 16ª – DO AUXILIO FUNERAL: A Fundação
concederá a titulo de auxílio-funeral ao cônjuge ou dependentes
do empregado falecido, o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais),
pagos em uma única parcela.

Parágrafo 1º: Em caso de falecimento por acidente do trabalho,
será pago a título de auxílio funeral o equivalente a 05 (cinco)
remunerações do falecido aos seus dependentes legais.

Parágrafo 2º: Na hipótese do empregado falecido não possuir
cônjuge, descendentes, ascendentes ou outros dependentes
legais, o valor do auxilio deverá ser destinado pela Fundação,
para pagamento das despesas com o funeral do servidor (a),
limitado ao valor efetivamente gasto.

CLAUSULA 17ª – DA ASSISTÊNCIA MÉDICA E
ODONTOLÓGICA: A Fundação oferecerá aos seus servidores
e dependentes legais: assistência médica e odontológica
completa mediante convênios, os benefícios são extensivos aos
servidores, agregados e seus dependentes de acordo com os
parágrafos 1º, 2º e 3º dessa Clausula;

Parágrafo 1º: A Instituição de Assistência Medica, conveniada
deve oferecer atendimentos aos servidores do Interior do Estado
nas mesmas proporções e qualidades dos da Capital, por meio
de outras prestadoras contratadas e mantidas por ela;

Parágrafo 2º: Os servidores ao aposentar-se, em quaisquer
espécies de aposentadoria permanecerão no plano nas mesmas
condições e atendimentos dos ativos;

Parágrafo 3º: Os servidor (as) que encontrar-se com o
contrato de trabalho suspenso, em gozo de benefício
previdenciário, permanecerá como beneficiário do Plano de
Saúde vigente na Instituição;

Paragrafo 4°: O atendimento de saúde aos servidores, além
de outras especialidades, será dado prioridade as questões de
saúde mental, inclusive com atendimento psicológicos aos
servidores e seus dependentes.

CLAUSULA 18ª – SEGURO DE VIDA EM GRUPO: A
Fundação CASA fornecerá a todos os servidores seguro de vida
e acidentes, ampliando a indenização por danos psicológicos e
físicos, da seguinte forma:
a) R$ 200.000.00 (duzentos mil reais), por morte no exercício
laboral e na incapacidade total;
b) R$ 100.000.00 (cem mil reais) por morte fora do exercício
laboral e na incapacidade total e;
c) R$ 50.000,00 (cinquenta mil), por incapacidade relativa
e com tratamento médico para minimizar a perda;

Parágrafo 1º: O servidor que sofrer acidente do trabalho de
qualquer natureza, receberá durante ao afastamento a titulo
de auxilio acidentário o valor de R$ 100,00 (cem), reais por
dia, no período de até 180 (cento e oitenta) dias, continuas a
partir do dia do acidente.

Parágrafo 2º: Fica estabelecido que a Fundação fornecerá as
apólices de seguro de vida em grupo a todos os servidores,
bem como, toda vez que o mesmo for renovado até 60 dias da
celebração do novo contrato.

CLAUSULA 19ª – DO AUXÍLIO EDUCAÇÃO INFANTIL: A
Fundação pagará a titulo de auxílio-educação infantil o valor de
R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) por filho aos
funcionários (as) que têm filhos na faixa etária de 0 a 06 (seis)
anos e 11 (onze) meses, bem como a garantia de auxilio creche
e escola especializada para filhos portadores de necessidades
especiais.

Parágrafo 1º: No caso de filhos com necessidades especiais,
será mantido o benefício acima mencionado sem limite de idade.

Parágrafo 2º: O auxílio será igualmente concedido no período
em que o empregado (a) estiver afastado (a) percebendo auxílio
doença ou acidente de trabalho.

CLAUSULA 20ª – DOS ATESTADOS MEDICOS: A Fundação
aceitará e abonará, o(s) dia(s) do servidor que justificar sua
ausência através de atestados médicos ou odontológicos do
convênio, da rede pública e/ou privada, desde que conste,
assinatura, carimbo e numero do Conselho de Classe do
profissional responsável pela emissão;

CLÁUSULA 21ª – DO ABONO DE FALTAS À
ACOMPANHANTE:A Fundação abonará as faltas dos servidores
(pai, mãe ou responsável legal), devidamente comprovado de
menores de 14 (quatorze) anos de idade ou com deficiência
nos seguintes casos:

Parágrafo 1º: Consulta ou exames médicos, internações
hospitalares, limitado o benefício a 12 (doze) ao ano, ou 20
(vinte) se a mãe tiver mais de 1 (um) filho;

Parágrafo 2º: Em se tratando de pai, mãe ou responsável
legal de pessoas com doença crônica de natureza incapacitante,
o limite de faltas, independentemente do número de filhos,
será de 20 (vinte) ao ano.

CLAUSULA 22ª – DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS:
A Fundação promoverá exames médicos periódicos
semestralmente a todos os seus servidores, sendo realizado no
dia de trabalho dos servidores, independente de cargo ou função
e, de aptidão na ocasião do desligamento do servidor.

CLAUSULA 23ª – DA LICENÇA MATERNIDADE: Será
concedida licença maternidade, de 180 (cento e oitenta) dias,
com garantia da remuneração, todos os direitos e efeitos do
vínculo empregatício, conforme dispõe a Lei Complementar
Estadual de nº 1054, de 7 de julho de 2008 à todas as
servidoras, gestantes.

Parágrafo Único: Terá direito a licença remunerada de 180
(cento e oitenta) dias, os servidores que vierem a adotar crianças
na faixa etária de 0 (zero) a 7 (sete) anos de idade, nos exatos
termos do dispositivo mencionado acima.

CLÁUSULA 24ª – DA LICENÇA NÃO REMUNERADA: A
Fundação concederá licença não remunerada para afastamento
do servidor, por um período de 02 (dois) anos, podendo ser
prorrogado uma única vez por até mais 02 (dois) anos, quando
solicitado expressamente pelo servidor interessado, com
antecedência mínima de 15 dias.

CLAUSULA 25ª – DA QUALIDADE NO AMBIENTE DE
TRABALHO: Serão disponibilizados, refeitórios em todos locais
de trabalho da Fundação CASA, para que os servidores possam
fazer suas refeições em locais adequados, sendo disponibilizadas
áreas para descanso no intervalo;

Parágrafo 1º: Visando garantir a segurança nos locais de
trabalho, onde os Cetros estão situados, em comunidades que
oferecem riscos externos aos servidores, a Fundação CASA,
em parceria com a Secretaria de Segurança Publica do Estado,
mantem policiamento ostensivo de forma permanente;

Parágrafo 2º. Nos Centros de Atendimento situados em locais
de difícil acesso, aonde fica distante do estabelecimento
comercial para os servidores façam suas refeições, a Fundação
concederá meia hora a mais para o intervalo intrajornada.

CLÁUSULA 26ª – DA DISPENSA PARA ESTÁGIO
OBRIGATÓRIO: Os servidores estudantes desde que, seu
curso exija estágio prático para sua conclusão, serão
dispensados sem prejuízos nos vencimentos, por pelo menos
um turno de trabalho semanal para realizá-lo;
Parágrafo Único: Quando existir a atividade especifica do
estagio do servidor, estudante este deverá exercer na própria
Fundação CASA, com garantia da comprovação, em sua jornada
de trabalho.

CLAUSULA 27ª – DOS SERVIDORES ESTUDANTES: O
servidor (a) estudante poderá iniciar sua jornada de trabalho,
uma hora após o inicio normal, ou sair uma hora antes do
término prefixado, sem prejuízos dos seus vencimentos desde
que seja comprovado sua matricula em instituições de ensino
dos níveis: técnico, profissionalizante ou superior;

Parágrafo 1º: Fica vedada a prorrogação e/ou alteração da
jornada de trabalho que vier a prejudicar a freqüência às aulas
e/ou exames escolares, uma vez comprovado pelo servidor
estudante, através de sua instituição de ensino;

Parágrafo 2º: Fica estabelecido o abono do dia ao servidor
estudante para a realização dos exames vestibulares e de Órgãos
de classe, desde que comunicado com antecedência mínima
de 72 (setenta e duas) horas e comprovada a sua realização
no mesmo prazo;

Parágrafo 3º: A Fundação estabelecerá convênios, com SESI
e SENAI, para que os dependentes dos servidores a partir dos
sete anos de idade possam estudarem normalmente.

CLÁUSULA 28ª – DO ABONO DE FALTAS PARA
CONCURSO PÚBLICO: Quando os servidores forem prestar
concurso público, limitado a 2 (dois), eventos por ano, em dias
de provas serão dispensados do ponto, sem prejuízo de
vencimentos desde que comuniquem ao empregador 72 (setenta
e duas), horas antes e comprovem posteriormente, no mesmo
prazo.

CLÁUSULA 29ª – DA PREVENÇÃO DE SAÚDE DO
TRABALHADOR: A Fundação deverá aplicar uma política de
prevenção de acidentes no trabalho, evitando assim, doença
ocupacional com nexo laboral, sendo necessário o
acompanhamento de representante do SITRAEMFA.

Parágrafo Único: A Fundação realizará seminários com temas
específicos à prevenção na saúde do trabalhador, sendo que
representantes do SITRAEMFA participarão com objetivo de
contribuir, a fim de construir um ambiente de trabalho saudável.

CLÁUSULA 30ª – DA SEGURANÇA E MEDICINA DO
TRABALHO: A Fundação em observância a Legislação, as
Portarias e Normas Regulamentadoras sobre segurança e
medicina do trabalho vigente, inclusive a implantação efetiva
do SESMT - Serviço Especializado de Segurança e Medicina do
Trabalho, conforme estabelece a legislação específica.

Parágrafo Único: Deverá ainda, constituir médico coordenador
do PCMSO a fazer as vistorias periódicas nas unidades, com
objetivo de constatar indícios geradores dos fatores de riscos 1
a 4 segundo o Quadro I da NR 4.

CLAUSULA 31ª – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO
DE ACIDENTE - CIPA: A Fundação CASA observará as regras
legais acerca da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes –
CIPA, conforme legislação em vigor, propiciado condições aos
membros, para sua atuação, promoverá ainda, dentro dos
parâmetros legais, as eleições de representantes da CIPA, em
todos os Centros/Setores que, tenham vinte ou mais
funcionários. Com antecedência de 30 dias do pleito eleitoral a
Instituição empregadora enviará comunicado ao SITRAEMFA.

Paragrafo único: Nos locais de trabalho, onde o numero de
trabalhadores não atinge os vinte, deverá ser indicado o
“Designado” e, este se equipara ao membro da CIPA, para todos
os efeitos legais.

CLAUSULA 32ª – CAT’s (COMUNICADO DE ACIDENTE DO
TRABALHO): a Fundação deverá encaminhar mensalmente ao
SITRAEMFA relatórios, contendo todos os CAT’s que forem
emitidas.

CLÁUSULA 33ª – FORNECIMENTO DE EPI’s: A Fundação
fornecerá aos seus servidores, sem quaisquer ônus,
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando for
necessário ao desempenho da função exercida nos termos da
Legislação vigente.

Parágrafo Único: Quando a atividade exigir o uso de uniforme
fica a Fundação obrigada a fornecê-los sem qualquer ônus aos
servidores.

CLÁUSULA 34ª – DOS QUADROS MURAL: Será
disponibilizado em todos os Centros e setores quadro mural de
fácil acesso, com as publicações do SITRAEMFA, tais como:
divulgações de editais, memorandos e informativos.

CLÁUSULA 35ª – DA ESTABILIDADE NO EMPREGO DO
DELEGADO SINDICAL: A Fundação CASA reconhece a
representação e estabilidade dos Delegados Sindicais, eleito
pelos servidores durante o mandato e até 1 (um) ano após o
término do mesmo, na proporção de 1 (um) Delegado, para
cada 100 (cem), servidores do quadro geral.

CLAUSULA 36ª – DAS FALTAS ABONADAS: Todos os
servidores terão direito a 06 (seis) dias de faltas abonadas por
ano, sendo facultado retirar 1 (uma) por mês, ou 1 (uma) a
cada 2 (dois), meses, desde que solicitada ao superior imediato,
com 5 dias de antecedência;

Parágrafo Único: Caso o servidor, por impossibilidade da
Instituição não retirem algumas ou todas durante o ano, será
acumuladas aos dias de férias à ser gozados na ocasião
especifica, esse direito deve ser exercido, sob pena da multa
prevista na clausula 52º.

CLAUSULA 37ª – DA LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO: Os
servidores serão liberados do ponto sem prejuízos nos seus
vencimentos, na proporção de no mínimo 1 (um), servidor por
Centro/Setor de trabalho, para participação de eventos que o
SITRAEMFA, venha promover, tais como: assembleias,
congresso, cursos, seminários, simpósios, etc.

CLAUSULA 38ª – DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: Será
disponibilizado por meio do Departamento de Recursos
Humanos (DRH), estendido a todos os servidores, cursos de
capacitação profissional, com formação na área especifica de
cada função/cargo, sendo comunicado previamente ao
SITRAEMFA, para que possa participar, fazendo os
acompanhamentos, bem como ainda promover campanhas de
estímulos por parte da Fundação Casa aos servidores em todos
locais de trabalho.

CLÁUSULA 39ª – DOS AGENTES EDUCACIONAIS: Fica
estabelecido que todos os servidores do cargo de agente
educacional serão transformados em analistas técnicos com as
mesmas faixas salariais, conforme proposta explicita no art.,
3º, I do Projeto de alteração do PCCS de 19 de setembro de
2012.

CLAUSULA 40ª – DA JORNADA ESPECIAL DE TRABALHO:
CONFORME JÁ GARANTIDO Os Profissionais da área da saúde,
tais como: Psicólogos, enfermagem, Assistentes Sociais,
Farmacêuticos, Professores de Educação Física, SETOR
PEDAGOGICO e Analistas Técnicos exercerão jornada máxima
de trabalho de 06 (seis), horas diária e, 30 (trinta) horas
semanais, sem redução de salários e com manutenção de todos
os vencimentos e benefícios existentes;

Parágrafo único: A Fundação manterá atendimento nos
plantões noturnos da enfermagem em todos os Centros de
Internações.

CLÁUSULA 41ª – DA PENOSIDADE: Será pago adicional de
penosidade, fixado em 30% (trinta por cento) da respectiva
remuneração, a todos os servidores que desempenham
atividades nos Centros de Internação, Centros de Internação
Provisória, centros de Semiliberdades e nos NAI’s.

CLAUSULA 42ª – DA INSALUBRIDADE: Será pago o
adicional de insalubridade, no importe de 40% (quarenta por
cento) do salário respectivo vigente, aos servidores que
laborarem atividade em locais, onde são detectados agentes
nocivos á saúde do trabalhador, conforme Normas
Regulamentadoras do MTE.

CLAUSULA 43ª – DA NEGOCIÇÃO PERMANENTE: A
Fundação manterá uma mesa de negociação permanente com
a participação de dirigentes do SITRAEMFA e trabalhadores
eleitos em Assembléia para este fim, com pelo menos 01 (uma),
reunião a cada 60 (sessenta), dias.

CLAUSULA 44ª – DA GARANTIA DE EMPREGO E
ESTABILIDADE: Fica estabelecido que os servidores da
Fundação CASA conforme previsão legal, são detentores de
estabilidade no emprego de acordo com o quadro efetivo,
estendendo assim tal direito àqueles que ingressaram na
Fundação no período em que não havia o concurso público, ou
seja, até o ano de 1993, data da realização do primeiro concurso
da Fundação.

CLAUSULA 45ª – DAS TRANSFERÊNCIAS DE
SERVIDORES: A Fundação mantêm os critérios de remoção
para os servidores ora adotados, com observância da
conveniência e oportunidade propiciando ao servidor (a),
trabalhar o mais próximo possível da sua residência, conforme
parágrafos desta clausula;

Parágrafo 1º: Fica estabelecido que os servidores reabilitados,
requalificados ou readaptados, à pedido do INSS poderão
participar normalmente do processo de remoção, dentro das
vagas existentes para suas novas funções;

Parágrafo 2º: Considerando o que dispõe os artigos 14,15 e
16, todos da Portaria Normativa nº 237/2013, que prevê a
possiblidade de remanejamentos dos servidores nos complexos
da Fundação CASA, deverá atender exclusivamente os critérios
de oportunidade e conveniência devidamente comprovado,
sendo vedadas as de natureza persecutórias aos servidores.

Parágrafo 3º: Nos casos de servidores que residem em outras
Cidades do Interior, uma vez não dispondo de condições para
ir e vir ao trabalho, nos dias de folga será permitido fazer troca
de plantão entre colegas, previamente comunicado ao superior
hierárquico, por meio de “papeleta” com antecedência mínima
de 72 horas do evento;

Paragrafo 4º: Todos os servidores poderão participar do
processo de transferência, nos termos da Portaria 237/13.
Ficando revogado o inciso II, do artigo 18 do referido dispositivo
que, impedem a participação dos trabalhadores que estiverem
respondendo Processos Administrativos, considerando que as
transferências não podem estabelecer caráter punitivo aos
servidores.

CLAUSULA 46ª – DA LIBERAÇÃO DOS DIRIGENTES
SINDICAIS: A Fundação CASA, com a finalidade de atender
aos interesses da categoria profissional, bem como as
obrigações sindicais, abonará os respectivos apontamentos de
10 (dez) dirigentes do SITRAEMFA, sem prejuízos de todos os
seus vencimentos, inclusive os benefícios advindo do contrato
de trabalho, como em efetivo exercício das funções durante o
mandato;

Parágrafo 1º: Os demais dirigentes sindicais serão liberados
mediante solicitação prévia, para participação de reuniões
ordinárias e extra-ordinárias, assembléias, seminários,
Congressos e cursos de formações.

Parágrafo 2º: A solicitação das liberações mencionadas na
Clausula, deverá ser previamente requeridas, através de Oficio
Sindical, assinado pela Presidência do SITRAEMFA e enviado à
sede da Fundação CASA.

CLÁUSULA 47ª – DA LIBERAÇÃO DOS DELEGADOS
SINDICAIS: Serão liberados do ponto, sem prejuízos dos
vencimentos e benefícios, os Delegados Sindicais de Base,
sempre que for necessário á organização dos trabalhadores;

Parágrafo Único: A solicitação das liberações mencionadas
na Clausula, deverá ser previamente requeridas, através de
Oficio Sindical, assinado pela Presidência do SITRAEMFA e
enviado à sede da Fundação CASA.

CLÁUSULA 48ª – DA CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL: A
Fundação CASA fica obrigada por força de decisão dos
trabalhadores, em proceder com o desconto nos vencimentos
de todos os seus servidores, representados pelo sindicato
profissional, associados ou não, mas beneficiados com o
presente Acordo Coletivo, o valor correspondente a 3% (três
por cento), da remuneração que serão descontados em 2 (duas),
parcelas de igual valor, na forma das alíneas “a” e “b”, recolhendo
as respectivas importâncias à conta do Sindicato dos
Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança
ao Adolescente e a Família do Estado de São Paulo - SITRAEMFA,
no prazo máximo de 3 (três) dias após efetivado o desconto,
sob pena das cominações previstas no art. 600 da CLT, sendo:
a) 1,5% (um e meio por cento) no primeiro mês subseqüente
a aplicação do presente Acordo e,
b) 1,5% (um e meio por cento) no segundo mês do referida
aplicação;

Parágrafo 1º: A eficácia do desconto a que se refere a presente
cláusula fica condicionada a não oposição pelo servidor,
manifestada individualmente, por escrito, ao SITRAEMFA, no
prazo de dez (10) dias, contados do 1º dia, subsequente à
publicação do reajuste noticiado pela Fundação CASA, Órgãos
dos Poderes: Executivo ou Judiciário competente.

Parágrafo 2º: A primeira oposição manifestada será válida
também em relação aos descontos subseqüentes, salvo
disposição expressa em contrário no respectivo documento.

Parágrafo 3º: Não serão aceitas as oposições manifestadas
por notório estímulo, iniciativa ou imposição do empregador ou
entidade associativa, ficando ressalvada sempre a livre
manifestação de vontade do trabalhador.

CLAUSULA 49ª – DA COMISSÃO DE NEGOCIÇÃO
COLETIVA: A Comissão de Negociação Coletiva, eleita na
referida assembleia, composta por 3 (três), membros titulares
e 3 (três), suplentes deverá participar das mesas de negociações
em conjunto com os representantes do SITRAEMFA, todas as
ocasiões que forem convocados para este fim, sem prejuízo
dos seus vencimentos;

Parágrafo 1º: Todas as vezes que houver reuniões ou
audiências de negociações coletivas, a presidência do
SITRAEMFA deverá enviar oficio sindical à presidência da
Fundação CASA, requerendo as liberações de pontos dos
membros da Comissão;

Parágrafo 2º: Em casos de impossibilidade do comparecimento
do membro titular da Comissão, será convocado o suplente por
ordem de classificação dos votos obtidos na assembleia que os
elegeram;

Parágrafo 3º: A Comissão terá vigência a partir da assembleia
que elegeu, com termino na próxima data-base, podendo ser
reeleita quantas vezes queira, ressalvada decisão de
assembleia.

CLÁUSULA 50ª – DA MANUTENÇÃO DAS VANTAGENS
E BENEFICIOS PRÉ-EXISTENTES: Ficam MANTIDOS todas
as vantagens e benefícios, atualmente praticados pela
Fundação CASA aos trabalhadores. Inclusive os estabelecidos
através de Portarias Normativas.

CLÁUSULA 51ª – DA VIGÊNCIA DO ACORDO
COLETIVO: O presente Acordo Coletivo de trabalho terá
vigência de 12 (doze) meses nas Clausulas consideradas
Econômicas, no período compreendido entre 1º de março de
2013 a 28 de fevereiro de 2014 e, as sociais terão vigência
de 24 (vinte e quatro), meses, ou seja, de 1º de março de
2013 a 28 de fevereiro de 2015.

Parágrafo Único: Fica estabelecido pelos trabalhadores, um
prazo de 45 (quarenta e cinco) dias a contar do 1º dia útil
São Paulo, 19 de janeiro de 2013.
Júlio da Silva Alves
Presidente
do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao
Adolescente e a Família do Estado de São Paulo
SITRAEMFA
subsequente ao protocolo da presente pauta, para que seja
apreciada e negociada com a Fundação CASA, através do
SITRAEMFA e Comissão de Negociação. Ao termino deste prazo,
deverá haver a contraproposta concreta da Instituição
empregadora, que será avaliada em posterior assembleia da
categoria.

CLÁUSULA 52ª – DO DESCUMPRIMENTO DE CLÁUSULA:
Na hipótese de descumprimento de quaisquer das cláusulas ou
condição contida no presente acordo, o SITRAEMFA notificará a
Fundação CASA, solicitando reunião para solução por meio do
dialogo em 48 (quarenta e oito), horas visando o cumprimento
da condição ajustada;

Parágrafo Único: Não havendo solução pacifica o Sindicato
deverá propor Ação de Cumprimento na Justiça do Trabalho,
sendo previsto multa de 10% (dez por cento), do salario + GRET
de cada servidor, prejudicado, revertido aos respectivos
trabalhadores.




Formato PDF  (DOWNLOAD)


SE VOCÊ QUER MUDAR ESTÁ SITUAÇÃO  

PARTICIPE !

LUTANDO PELO  INTERESSE DE TODOS, VAMOS MOSTRAR A NOSSA FORÇA.

NÃO ESPERE POR NINGUÉM !

VOCÊ TEM O PODER DE MUDAR

VOCÊ !



Adolescente morre durante rebelião na Fundação Casa Guaianazes

Vítima teria inalado fumaça após internos terem colocado fogo em colchões


Um adolescente morreu durante uma rebelião na Fundação Casa Vila Conceição, na zona leste de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (29). Ele teria inalado fumaça após internos terem colocado fogo em colchões.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação, pelo menos 14 jovens participaram do motim em um dos módulos do centro socioeducativo, por volta de 1h40. Todos foram retirados pelos funcionários e as chamas controladas pelo Corpo de Bombeiros.

Um adolescente, que passou mal, chegou a ser socorrido ao Hospital Tide Setubal, mas não resistiu e morreu. A Corregedoria da Fundação Casa disse que abriu sindicância para apurar o caso.







http://noticias.r7.com/sao-paulo/adolescente-morre-durante-rebeliao-na-fundacao-casa-29012013


É com pesar que o Funça News informa estas duas noticias a seguir

Notas de Falecimentos


Nota de falecimento


Faleceu nesta madrugada o companheiro Edilson Fornazeiro, 40, servidor da Fundação CASA Itaparica do complexo Brás. Há alguns anos ele lutava contra um cancer no sangue (leucemia) e em decorrencia desta doença veio a óbito neste dia (28/01/13).

A familia solicitou, que através do sindicatos todos fossem comunicados. Os amigos prestam homenagem e acompanham o velório com a familia no Cemitério da Saudade, o enterro será amanhã, 29/01, às 8hs. (Av. Pires do Rio, snº - em São Miguel Pta - São Paulo).


http://www.sitraemfa.org.br/justica-e-cidadania/317-nota-de-falecimento.html

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Funcionario da Fundação Casa Ribeirão Preto Morre em acidente Automobilistico




Paulo Sérgio Ramos

Funcionário Fundação Casa  perde a vida em batida frontal em Ribeirão Preto


Colisão ocorreu na rodovia que liga a avenida dos Bandeirantes ao Anel Viário Sul; vítima morreu na hora



 Perdeu a vida no fim da tarde desta segunda-feira (28), em uma colisão frontal na rodovia Geovana Aparecida Deliberto, que liga a avenida dos Bandeirantes ao Anel Viário Sul, em Ribeirão Preto.

Segundo o relato de testemunhas, Paulo Sérgio Ramos, que era funcionário da Fundação Casa, perdeu o controle do seu Volkswagen Fox preto, rodou e colidiu de frente com um Toyota Corolla prata, que ia no sentido Ribeirão Preto-Anel Viário.

Ramos foi arremessado pela janela do passageiro, bateu a cabeça com violência e morreu na hora. A suspeita do Corpo de Bombeiros é de que ele não estava usando o cinto de segurança. Já os dois homens ocupantes do Corolla sofreram ferimentos leves e foram socorridos por viaturas do Samu.

Perto do trabalho
O acidente ocorreu a cerca de 100 metros da porta da Fundação Casa. "Ele saiu para jantar e voltaria ao trabalho às 19h10", disse Wilson Lafrata, amigo pessoal e de trabalho de Ramos. A rodovia permanceu interditada por mais de 2 horas para o local ser periciado e para a limpeza da pista.










http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2013/01/28/homem-perde-a-vida-em-batida-frontal-em-ribeirao-preto.html







Tumulto no presídio do Roger deixa detentos feridos na Paraíba


Rebelião foi registrada na manhã desta segunda durante o banho de sol. 
Pelo menos 17 detentos ficaram feridos e foram para o Trauma.


Tropa do Batalhão de Choque se prepara para entrar no presídio do Roger em João Pessoa durante rebelião (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Tropa do Batalhão de Choque se prepara para entrar no presídio do Roger  (Foto: Walter Paparazzo/G1)




Detento do presídio do Roger é atendido por equipe do Corpo de Bombeiros durante rebelião na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)Uma rebelião deixou pelo menos 17 detentos feridos na manhã desta segunda-feira (28) no presídio do Roger, em João Pessoa, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba. A assessoria do governo informou que o tumulto começou quando, durante o banho de sol, presos de facções rivais se desentenderam.
O secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, disse que a confusão já foi controlado ainda pela manhã e que os detentos feridos sofreram apenas escoriações. A tropa do Batalhão do Choque está dentro do presídio.


Repórteres da TV Cabo Branco, que estão em frente ao presídio, relataram que ouviram vários tiros. A polícia informou que os tiros são de armas não letais. Familiares dos detentos estão na porta do presídio procurando informações sobre os parentes. Os feridos estão sendo encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa. De acordo com a assessoria, alguns feridos foram atendidos na penitenciária.

O tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo do Sistema Penitenciário paraibano, disse que está sendo realizada uma operação Pente Fino nos pavilhões 5 e 6. Pelo menos 100 policiais militares estão na penitenciária.

Policias em guaritas do presídio do Roger durante rebelião em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Policiais em guaritas do presídio do Roger durante rebelião em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)



Fuga
Na madeugada desta segunda-feira um detento fugiu do presídio do Roger. Segundo o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, os agentes penitenciários envolvidos no caso estão sendo ouvidos e uma sindicância será instaurada. Segundo o gerente-executivo do Sistema Penitenciário, esse fato não tem ligação com a rebelião.



http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2013/01/tumulto-no-presidio-do-roger-deixa-detentos-feridos-na-paraiba.html

Trio agride carcereiro, pula alambrado e escapa da prisão em Piracicaba, SP



Segundo a polícia, os presos eram responsáveis pela alimentação do local.
Foi a segunda fuga de detentos do centro prisional em menos de dois dias.

Centro de Detenção Provisória em Piracicaba (Foto: Luiz Felipe Leite/G1)
Centro de Detenção Provisória em Piracicaba teve duas fugas em dois dias (Foto: Luiz Felipe Leite/G1)



Três presos fugiram neste domingo (27) do Centro de Detenção Provisória de Piracicaba (CDP), localizado na Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga Piracicaba (SP) a Limeira (SP). Segundo a Polícia Civil, o trio atacou um carcereiro do local para escapar. É a segunda fuga de presos do local em menos de 48 horas.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, os detentos que fugiram eram responsáveis pela alimentação da unidade. O funcionário do CDP disse que trancava o trio quando foi empurrado por um deles. Em seguida, os três pularam um alambrado e fugiram para um matagal ao lado da unidade. Foram feitas buscas nas redondezas, mas até o início da tarde desta segunda-feira (28) ninguém tinha sido capturado.

Primeira fuga

Dois presos, um de 24 anos e outro de 36 anos, fugiram do CDP na última sexta-feira (25) A dupla cumpria pena em regime semiaberto. A ausência da dupla só foi notada durante uma contagem dos detentos.


http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/01/trio-agride-carcereiro-pula-alambrado-e-escapa-da-prisao-em-piracicaba-sp.html

Menor infrator agredido por PMs vai receber R$ 5 mil do Estado do Piauí

O juiz Oton Mário José Lustosa Torres, da 1ª Vara da Fazenda Pública condenou o Estado do Piauí a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil reais ao menor de iniciais C.A.S.B agredido por policiais militares no Centro Educacional Masculino (CEM).
Segundo o juiz em sua decisão, ‘por se encontrar em estabelecimento estatal destinado à recuperação de menores, incide a responsabilidade objetiva do Estado do Piauí, uma vez que o demandante encontrava-se sob a custódia do poder público'.

http://180graus.com/aquiles-nairo/menor-infrator-agredido-por-pms-vai-receber-r-5-mil-do-estado-do-piaui-585435.html

domingo, 27 de janeiro de 2013

São Paulo transfere escola de pilotos do helicóptero Águia para Piracicaba

Base nova do helicóptero Águia da PM em Piracicaba (Foto: Leandro Cardoso)Os cursos para pilotos da Polícia Militar de São Paulo começam a ser ministrados em Piracicaba (SP), a partir da próxima semana, e não ocorrerão mais na capital do Estado. A primeira turma que irá se formar na nova sede terá oito alunos, entre eles, a primeira mulher a ingressar na academia de pilotagem da PM paulista.
A base foi inaugurada na manhã deste sábado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo ele, foram investidos R$ 4,1 milhões na construção do hangar.
A escola de pilotos do Águia ficava no Campo de Marte, em São Paulo. Segundo o capitão Edgard Marcos Gaspar, comandante da base de Piracicaba, a transferência ocorreu devido ao intenso tráfego aéreo da capital, o que dificultava os cursos para pilotos. "O espaço aéreo na região de Piracicaba é mais tranquilo", afirmou Gaspar.
Pioneira
Na nova sede do curso de pilotagem, em Piracicaba, irá se formar a primeira mulher piloto de helicópteros Águia do Estado. Lara Carolina Duarte, 27, se formou em 2007 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital.
Primeira mulher a pilotar um helicóptero Águia da PM em Piracicaba (Foto: Leandro Cardoso)Lara será a 1ª mulher a pilotar o helicóptero Águia,
da PM, em Piracicaba (Foto: Leandro Cardoso/G1)
Em 2012, ela ingressou no curso de pilotagem da PM. Atualmente, o Estado de São Paulo tem 94 pilotos. Ela a número 95 e diz que desde a infância sempre gostou de aviação.“Acho que o fato de eu ser a primeira na escola de pilotos da PM pode incentivar outras mulheres a entrarem na aviação. Além disso, é uma honra trabalhar pela segurança das pessoas”, disse Lara.

Governador de SP propõe 'parcerias' com prefeituras para reduzir violência

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou neste sábado (26), em Piracicaba (SP), que pretende incentivar prefeituras paulistas a investirem em segurança, o que é uma obrigação legal dos estados. Segundo o tucano, os municípios podem ser “importantes parceiros” no combate à criminalidade.
Governador Geraldo Alckmin (PSDB), em Capivari (Foto: Leandro Cardoso/G1)O governador do estado de São Paulo, Geraldo
Alckmin  (Foto: Leandro Cardoso/G1)
A afirmação de Alckmin ocorre um dia após a divulgação dos dados da Secretaria de Segurança Pública, que indicaram crescimento de 18,2% no número de vítimas de homicídios em todas as cidades paulistas em 2012, em relação a 2011. Só na capital, o aumento foi de 40%.
O governador afirmou que as estatísticas “são preocupantes”, já que o avanço da violência ocorreu após 12 anos de quedas nos índices.
Ele lembrou também os confrontos contra criminosos durante o ano passado. “Tivemos embates necessários com o crime organizado. A polícia saiu fortalecida e estamos otimistas porque investimentos estão sendo feitos”, disse.

Após inaugurar a nova sede da escola de pilotos dos helicópteros Águia, em Piracicaba, Alckmin disse que o estado vai propor parcerias com as prefeituras para investimentos municipais em ações que, segundo ele, podem reduzir a criminalidade.
O tucano citou como possíveis medidas a instalação de câmeras de segurança em saídas e pontos estratégicos de cada cidade, além de investimentos em iluminação pública.
Comparações
O governador afirmou que, apesar do aumento da violência, São Paulo tem o menor índice de homicídios por 100 mil habitantes, em comparação com outros estados que divulgaram suas estatísticas referentes a 2012.
Com 11,4 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas, São Paulo fica atrás de Santa Catarina (11,8), Mato Grosso do Sul (22), Pernambuco (30,4) e Goiás (39,4), de acordo com Alckmin.

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/01/governador-de-sp-propoe-parcerias-com-prefeituras-para-reduzir-violencia.html

Polícia apreende trio suspeito de assaltar casa em distrito de Campinas

A polícia apreendeu na tarde deste sábado (26) três adolescentes suspeitos de roubar uma residência no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP). O trio estava armado e invadiu a casa, roubou objetos e o carro da vítima.
Os policiais que estavam em patrulhamento conseguiram localizar o bando no Jardim Mirassol. Com os suspeitos a polícia conseguiu recuperar os pertences e o veículo, mas não encontrou a arma.
O trio foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, autuado por roubo e encaminhado para uma das unidades da Fundação Casa.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/01/policia-apreende-trio-suspeito-de-assaltar-casa-em-distrito-de-campinas.html

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Médico reúne voluntários para ensinar ioga na Fundação Casa

Em 2004, o médico César Deveza perdeu um paciente adolescente. O jovem foi assassinado por dois menores durante um assalto. A relação de amizade que tinha com o garoto o faz pensar de que forma a tragédia poderia ter sido evitada. Praticante de ioga há 40 anos, ele procurou a direção da antiga Febem, atual Fundação Casa, com um projeto simples: queria dar aula de ioga aos internos.
Deveza durante a aula de Yoga na Fundação Casa (Foto: Lívia Machado/G1)


O projeto Yam começou individual, e hoje tem 40 colaboradores. Deveza não fundou uma organização não-governamental (ONG), mas formou ao longo dos nove anos de atuação professores de ioga dispostos a ensinar a técnica aos jovens detidos.
Na primeira aula, lembra que recebeu a autorização para entrar na unidade Adoniram Barbosa, uma das mais violentas da época. “Tinha rebelião quase todo dia. A Tropa de Choque da polícia ficava na porta.” Quando entrou, foi recebido por 160 jovens dispostos a entender o que ele fazia ali. O diretor da unidade disse que não teria como oferecer proteção. “Ele me falou que de uma determinada porta para dentro, não garantiria minha segurança. Já tinha ido até lá, entrei.”
Descobri o meu papel na vida. Em nenhum momento tenho desânimo"
César Deveza, médico

Após a primeira aula, um dos meninos levantou, e deu um abraço no médico, sem falar nenhuma palavra. "Ali descobri o meu papel na vida. Em nenhum momento tenho desânimo.” Segundo o médico, a relação com os meninos sempre foi amistosa. Nunca sofreu nenhum tipo de ameaça. As aulas são bem recebidas pela maior parte dos internos. Quem gosta dos ensinamentos, acaba fazendo propaganda e estimulando outros a participar.
Antes de dar inicio aos trabalhos, Deveza estudou durante seis meses uma técnica que atendesse ao público da instituição. Os professores que se voluntariam também são capacitados por três meses. “Não é uma população comum. O adolescente, em função dos hormônios, transição pra vida adulta, já é uma população diferente. E esses meninos têm uma maturidade diferenciada em função do sofrimento.”
Junior tem 18 anos e está na Fundação há um ano e 19 dias. Participa das aulas há quatro meses. Revela que no começo, tinha vergonha de participar. "Achava que era coisa de macumba". Hoje, quando está nervoso, enconsta em um canto e começa a fazer os exercícios de respiração ensinados por Deveza. "Eu era agressivo. Roubei muito, usei droga. Agora vejo que aprendo muita coisa. A ioga ajuda a relaxar a mente, ficar calmo."
Alunos realizam exercício de relaxamento e respiração durante a aula de yoga  (Foto: Lívia Machado/G1)Alunos realizam exercício de relaxamento e respiração durante a aula de ioga (Foto: Lívia Machado/G1)
Junto com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e o Instituto do Coração, ele deve publicar, ainda este ano, um estudo que quantifica os efeitos da ioga nos internos da Fundação Casa. Deveza aplicou um questionário nos meninos das unidades do complexo da Vila Maria, na Zona Norte da cidade, onde atua, antes deles começarem a praticar, três e seis meses depois da primeira aula. “Os resultados preliminares são muito positivos. Em qualidade de vida, questionário de sono, ansiedade e depressão. Todos os índices melhoram", antecipa.
O professor também tenta estimular a iniciativa privada a oferecer empregos aos rapazes que deixam a Fundação. É a forma mais eficaz de conter a recidiva. “Muitos querem mudar de vida, mas quando não encontram oportunidade, e voltam pro crime. Eles são inteligentíssimos, para sobreviver nesse meio é necessário. Já fizemos testes psicológicos em vários, e vemos um QI acima da média. Mas eles não têm a tal da oportunidade.”

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/01/medico-reune-voluntarios-para-ensinar-ioga-na-fundacao-casa.html

Juiz condena a pena máxima adolescentes acusados de matar taxista em Naviraí

O juiz titular da Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Naviraí condenou nesta semana os adolescentes W.H.S, de 17 anos e J.A de 16 anos, a pena máxima de internação a socioeducativa.
Os dois adolescentes infratores que se encontraram internados na UNEI (Unidade Educacional de Internação) da cidade de Ponta Porã, desde o último dia 17 em razão de decisão do juiz titular da Vara da Infância e Juventude pela suposta prática de um latrocínio, (roubo seguido de morte) do taxista Gerson Pereira da Silva, de 52 anos, que foi morto a chutes e socos na noite do último dia 31 de Dezembro em Naviraí.
O adolescente W.H. de 17 anos, já possui passagem por roubo, onde em Junho do ano passado, ele em companhia de mais dois comparsas (esses já presos), roubarem um hotel localizado na avenida Dourados no centro de Naviraí e ainda espancaram violentamente uma senhora de 71 anos proprietária do local. Já o adolescente J.A. de 16 anos também já varias passagens por prática de diversos assaltos de celulares e objetos pessoais de transeuntes também em vias públicas de áreas centrais do município.
Os dois adolescentes foram condenados à medida socioeducativa de internação e deverão permanecer detidos pelo período de 03 anos, limite máximo permitido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

http://www.midiamax.com/noticias/835060-juiz+condena+pena+maxima+adolescentes+acusados+matar+taxista+navirai.html

cinco adolescentes internos tomaram um sócio educador como refém em Porto velho/RO

Adolescentes ameaçam equipe de sócios educadores e tentam fugir de unidade na capital


A tentativa de fuga que por muito pouco não terminou em morte aconteceu na ultima quinta-feira (24) na unidade de internação masculina provisória localizada Rua Jacy Paraná, onde cinco adolescentes internos tomaram um sócio educador como refém e diante de ameaças feitas com “chunchu” (arma pontiaguda artesanal), exigiam que as celas fossem abetas para eles fugirem.
Enfurecidos os infratores diziam que se o portão não fosse aberto eles matariam o funcionário do local. Depois de vários minutos de negociação, a polícia conseguiu entrar no local e soltou a vítima. Em meio à correria um dos menores conseguiu escapar do cerco e correu por diversas ruas. O adolescente acabou sendo capturado e foi levado junto com os outros envolvidos para a Central de Polícia.




http://www.rondoniaovivo.com/noticias/adolescentes-ameacam-equipe-de-socios-educadores-e-tentam-fugir-de-unidade-na-capital/97017#.UQKRTR2YuE0

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Adolescente é assassinado dentro de unidade socioeducativa IASES de Linhares/ES


Menor que incendiou moradora de rua é morto dentro da cela, diz Iases

Ele estava internado na Unidade de Internação Provisória, em Linhares.
Instituto afirma que ele foi assassinado por colegas de cela.


O adolescente que incendiou e matou uma moradora de rua foi assassinado dentro da unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) , na madrugada desta quarta-feira (23), em Linhares, na região Norte do estado. Gabriel da Silva, de 17 anos, foi assassinado por colegas de cela, segundo o  Iases. O diretor-presidente do instituto, Leonardo Grobério, informou que o Iases vai abrir uma sindicância para apurar se houve erro dos agentes. A mãe do menor esteve no Serviço Médico Legal (SML) para liberar o corpo e disse que o filho era usuário de drogas e sonhava em sair do Iases.
Gabriel  estava internado por ter colocado fogo em uma moradora de rua, em março do ano passado. Marinalva Silva, de 56 anos, teve 70% do corpo queimado e morreu. O adolescente chegou a ser apreendido e liberado horas depois do crime por determinação do Ministério Público. Na época, o órgão informou que a reintegração à família foi determinada diante da confirmação de domicílio fixo e comprovação de que o menor é estudante. Em abril, após decisão assinada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Linhares, Carlos Madeira Abad, o adolescente foi apreendido em sua casa e levado para a Unidade de Internação Provisória, onde cumpriria três anos de medida socioeducativa.


De acordo com o delegado Fabrício Lucindo, além da vítima, outros três internos estavam no abrigo no momento do crime. "Tinha a vítima e outro adolescente e mais dois adultos no alojamento. Um dos menores assumiu o crime e os outros dois adultos disseram que não tiveram nenhuma participação", informou Lucindo.
Alojamento onde adolescente foi morto, em Linhares. (Foto: Reprodução/TV Gazeta Norte)
Alojamento onde adolescente foi morto, em Linhares. (Foto: Reprodução/TV Gazeta Norte)

A direção do Iases disse que Gabriel já tinha reclamado de ameaças, por isso foi transferido de cela. Segundo o diretor-presidente, o menor pode ter sido morto com um alicate usado em consultório dentário, furtado durante uma rebelião. “Ele foi amarrado e amordaçado com um tecido e, em seguida, atingido no peito com um golpe de alicate usado em consultório dentário, furtado durante uma rebelião na unidade”, disse Grobério.


G1


Servidores do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) vão receber curso de extensão certificado pela Ufac


Servidores da área de socioeducação vão receber um curso de extensão de Formação de Operadores do Sistema Socioeducativo, com carga horária de 168 horas/aula. O projeto é oriundo de um convênio do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

Nesta quinta-feira, 24, o presidente do ISE, Henrique Corinto, e o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoro Kinpara, reuniram-se para discutir os acertos da aplicação do curso. A Ufac entra nessa parceria como a responsável pela formação do quadro docente, o espaço físico e o certificado. O ISE irá disponibilizar o material e a demanda de alunos.

Até o momento, as duas instituições seguem em planejamento para o início do curso, que será desenvolvido em Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Rio Branco. A Ufac decidirá a data do início do curso.

Segundo Henrique Corinto, investir na especialização dos servidores requer uma atenção especial. “Para que pudéssemos alcançar um processo de transformação no atendimento socioeducativo, foi preciso iniciar ações de investimentos financeiros. A formação dos servidores é uma grande preocupação dos governos estadual e federal”, afirma.

Equipe do ISE e Ufac se reuniram para discutir o projeto, que capacita operadores do sistema socioeducativo (Foto: Joállia Mendonça)


De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, houve um crescimento da taxa de atos infracionais praticados e, consequentemente, aumento na taxa de adolescentes submetidos às medidas socioeducativas. Ainda segundo o IBGE, 10,5% da população são jovens entre 15 e 19 anos, dos quais 1,03% está submetido a medidas socioeducativas. “Com o levantamento, fica visível a necessidade de investimentos nessa área”, justifica Corinto.

O objetivo do projeto é capacitar 400 operadores do sistema que atuam com a internação provisória e com as medidas de meio fechado e aberto. Atualmente, o ISE conta com 193 agentes socioeducativos do quadro efetivo e 53 temporários, além de assistentes sociais, psicólogos, técnico-administrativos operacionais e gestores em políticas públicas do quadro efetivo do Estado. Esses vão ser os primeiros beneficiados com o curso de extensão.

Para participar da capacitação, os servidores terão que obedecer aos seguintes critérios: assiduidade nas atividades para crescimento profissional oferecidas pelo ISE, frequência no trabalho e média superior a 6,5 na avalição de estágio probatório e de desempenho.






Rebelião e Fuga em centro socioeducativo (Funase) Garanhuns, PE


Internos provocam tumulto na Funase de Garanhuns, PE

Reeducandos queimaram colchões e dois fugiram, mas foram recapturados.
Motivo do motim teria sido por discordância com normas internas.


O policiamento teve que ser reforçado, nessa quinta-feira (23), na sede da Fundação de Atendimento Socioatendimento (Funase) de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar do estado, os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na unidade começaram uma confusão - eles queimaram colchões e dois internos conseguiram fugir, sendo recapturados depois.
A causa da confusão teriam sido descontentamentos em relação a normas internas. “Eles citaram a questão do banho de sol, alguns procedimentos internos, mas nada que seja relevante. Já foram contornados os problemas e já foi dado conhecimento ao juiz da vara da Criança e da Juventude. Logo, logo teremos as soluções colocadas em prática”, afirmou o capitão da Polícia Militar Hudson Moura.
Na tarde de quinta (23), houve uma revista nas celas, e a polícia encontrou um aparelho celular e objetos que podem ser usados como arma. De acordo com a Funase, o problema aconteceu por conta de uma troca de diretores na unidade de Garanhuns, e uma sindicância será aberta para investigar o caso.





http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/01/internos-provocam-tumulto-na-funase-de-garanhuns-pe.html

Grupos cobram PM sobre rigor na abordagem de negros e pardos

Grupos de direitos humanos e de igualdade racial cobram esclarecimentos sobre a atitude considerada de discriminação, após uma ordem de serviço do comando da Polícia Militar de Campinas (SP) ter solicitado rigor na abordagem de pessoas de "cor parda e negra". O pedido ocorreu após uma denúncia de moradores sobre a ação de suspeitos em assaltos a residências no bairro Taquaral, região nobre da cidade. A polícia lamenta a “redação infeliz de um documento” que proporcionou interpretações de natureza racista.
Um ofício de autoria do vereador Carlos Roberto de Oliveira (PT), popularmente conhecido como Carlão, com o apoio do Grupo Força Raça, foi encaminhado ao 2° Batalhão de Campinas (onde trabalha o responsável que assinou a ordem) e também para a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O ofício pede a divulgação dos procedimentos adotados nas abordagens policiais, estatísticas de crimes e também requer providências.
A solicitação descreve a determinação da PM como "abuso de autoridade" por parte do comandante. “O que nos preocupou foi tratar o caso como um mal entendido. Primeiro queremos esclarecimentos, já que o caso dá entender ser uma prática comum dos policiais”, afirma o vereador. Para Carlão, o detalhamento das estatísticas pode colaborar para a elaboração de políticas públicas para as minorias.

A presidente da Força Raça, Edna Almeida Lourenço afirma que o questionamento expressa também um ponto de vista preconceituoso sobre as abordagens policiais. “Temos casos em Campinas, como o que ocorreu no ano passado, de um universitário negro assassinado por policiais quando voltava para a casa. O caso ainda segue em tramitação, mas mostra a luta das famílias pelo direito a vida”, explica.
Administração
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, que possui uma Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), divulgou uma nota sobre a ordem de serviço, que “informa que respeita o trabalho da Polícia, mas discorda da orientação, caso se confirme que a determinação foi, de fato, genérica”.
Ordem de serviço enviada pela Polícia Militar em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Ordem de serviço enviada pela Polícia Militar em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)



Outro pedido
Apelo semelhante também foi feito pelo diretor presidente da Educafro, Frei David Santos, baseado na Lei da Transparência, que cobra explicações da polícia e pede a divulgação dos dados étnicos das pessoas que costumam ser alvo de abordagens policiais na cidade. O representante da entidade entregou a carta para o secretário-adjunto de Segurança Pública, Antônio Ponte, na tentativa de identificar se há prática de racismo durante as operações. “Devido a complexidade do pedido o secretário-adjunto se comprometeu a apresentar os dados até o dia 15 de fevereiro. Temos consciência de que a PM não emite orientações racistas e que o problema está concentrado na má formação dos policiais”, afirma Santos. Segundo o religioso, os policiais precisam de formação qualificada para lidar com diferentes perfis socioeconômicos e étnicos.

O G1 procurou desde o início da manhã a SSP-SP para esclarecer a questão do prazo para as respostas da solicitação e até a publicação desta reportagem não obteve resposta. A assessoria da Polícia Militar, informou por meio de nota que os fatos estão sendo apurados administrativamente. “A Polícia Militar do Estado de São Paulo lamenta todo o reflexo gerado pela redação infeliz de um documento administrativo elaborado pelo comandante da  2º Companhia do  8º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que proporcionou interpretações  de natureza racista”.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/01/grupos-cobram-pm-sobre-rigor-na-abordagem-de-negros-e-pardos.html

Ribeirão Jovem oferece estágio remunerado para ex-internos da Fundação Casa

Uma reunião realizada esta semana entre o coordenador do Programa Ribeirão Jovem, Thiago Caju, e a coordenadora do Projeto Guri, da Fundação Casa, Rosicleire Fabiana de Oliveira Marcelino, formalizou a parceria entre os órgãos estabelecendo o início de um trabalho que oferece oportunidades de estágios remunerados, bem como, de cursos gratuitos aos ex-internos, considerados de bom comportamento.
As ações serão realizadas em conjunto, por meio dos Programas: Ribeirão Jovem (estágios e cursos), Primeiro Emprego e Aprendiz, em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
Segundo Thiago Caju, coordenador do Programa Ribeirão Jovem, essa parceria objetiva promover a reintegração dos jovens na sociedade, assim que os mesmos deixarem a Fundação Casa.
Cursos gratuitos do Ribeirão Jovem
Além das vagas em estágios remunerados, o Programa Ribeirão Jovem também disponibiliza aos jovens cursos gratuitos. Entre eles destacam-se: Informática, Balé, Audiovisual (em parceria com o Cine Clube Cauim) e em breve, o Inglês (em parceria com o CNA).

http://www.ribeiraopretoonline.com.br/noticias/ribeirao-jovem-oferece-estagio-remunerado-para-ex-internos-da-fundacao-casa/61497

Viva Rio envolvido em dois escândalos de desvio de verbas

a ONG do desarmamento que é contra o porte de armas para agentes penitenciarios

Isso mesmo a mesma ONG do sociólogo Antonio Rangel Bandeira,  onde o mesmo desmoraliza, achincalha e ofende criminosamente todos os agentes penitenciários do Brasil.
chamando os de extremamentes corruptos e de servires ao trafico.

Então cai a mascara de quem realmente é corrupto !!





quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dez adolescentes pulam o muro e fogem de unidade do Iases

A Unidade de Atendimento Inicial (Unai) registrou mais uma fuga nesta terça-feira (21). Dez adolescentes que aguardavam audiência pularam o muro e fugiram da unidade, localizada em Maruípe, Vitória. Segundo informações de agentes socioeducativos que trabalham no local, a Unai, que tem capacidade para 68 adolescentes, estava com 138 no momento da fuga. Apenas 12 agentes socioeducativos estavam de plantão: um agente para mais de 11 jovens.

As fugas no sistema socioeducativo têm sido constantes. Uma delas, que foi parcialmente frustrada, teria motivado uma rebelião na Unidade de Internação Regional Norte, em Linhares (norte do Estado), no início deste ano. O motim foi iniciado na noite do dia 6, quando um grupo de internos tentou fugir pulando os alambrados. O gerente de segurança teria acionado a polícia para conter uma fuga em massa, mas cinco jovens teriam conseguido fugir.
 
Já no fim de 2012, a Unai registrou duas fugas, enquanto na unidade do Xuri, em Vila Velha, foram 16 num período de duas semanas. A Unai é uma unidade que não deveria abrigar adolescentes, já que não oferece condições físicas além de não prever nenhum tipo de atividade socioeducativo. 
 
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os adolescentes apreendidos em atos infracionais devem ser apresentados ao juiz em prazo máximo de 24 horas, mas não é o que acontece no Estado, provocando a superlotação na Unai. 
 
O mutirão de audiências promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado em 2012 não foi o suficiente para desafogar a Unai, já que a superlotação ocorre por uma demanda da reprimida pelas apreensões ocorridas nos fins de semana em que são encaminhados de 10 a 15 adolescentes para a unidade.
 
A situação da Unai deve persistir até que seja inaugurado o Centro Integrado do Adolescente em Conflito com a Lei (Ciase), que está sendo construído na Ilha do Príncipe, em Vitória.

http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=4599