quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Funcionários da Funase denunciam problemas na unidade de Garanhuns

Entrada de drogas, violência e descaso administrativo foram relatados.
Presidente da Funase falou sobre os problemas apontados na reportagem.

Dois funcionários da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), mantida pelo Governo de Pernambuco, denunciaram problemas na unidade de Garanhuns, no Agreste. Eles deram entrevista exclusiva ao telejornal ABTV 2ª Edição e, sem revelar as identidades, relataram entrada de produtos ilegais, violência e descaso administrativo.

A reportagem da TV Asa Branca teve acesso a imagens em que um menor aparece fumando um cigarro. Um dos funcionários afirmou que os menores chegam a usar maconha e praticam violência sexual. “Eles ligam o som, e colocam uma cortina na frente, que é proibida, mas a direção libera. E levam o adolescente até o banheiro e há espancamento e violência sexual”, contou.
Outro afirma sentir dificuldade em lidar com menores transferidos. “Os menores infratores de Garanhuns, além de ter um menor conhecimento de bandido, eles são mais tranquilos. Já o pessoal de Recife, eles já vêm de rebeliões. Aí eles vêm pra cá e querem transformar aqui do jeito que é lá”, afirmou.

Eles ainda dizem que fazem relatórios com denúncias para a direção, mas não há solução. “Chegamos a ler relatórios de adolescentes extremamente agressivos, perigosos lá dentro, mas que iam falando muito bem dele e pedindo até a liberdade assistida. Ou seja, um adolescente extremamente perigoso ia ser colocado na rua para cometer seus delitos e a sociedade tem que saber dessas coisas”.
Contudo, ainda segundo eles, trabalhar lá também é perigoso. Um funcionário teria sido até enrolado em um colchão e quase foi queimado pelos menores. “A gente não tem sindicato, a gente não tem nada. Tanto que o que a maioria da direção fala é que 'Se você não gostar, não se preocupe não, tem 13 na seleção esperando. Saia, assine sua rescisão de contrato'”, relatou um deles.

http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2013/10/funcionarios-da-funase-denunciam-problemas-na-unidade-de-garanhuns.html

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cenam e Usip têm 135 fugas desde agosto e vizinhos vivem com medo

"Em 23 anos, nunca vi tanta fuga como agora", diz empresária.
Justiça pediu interdição do Cenam e transferência dos adolescentes.

Clima de tensão é constante no Cenam e Usip (Foto: Marina Fontenele/G1)
Clima de tensão é constante no Cenam e Usip (Foto: Marina Fontenele/G1)


A quantidade de fugas no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e na Unidade de Internação Provisória (Usip) impressiona. Cerca de 130 adolescentes infratores conseguiram pular os muros que os separavam da liberdade no período entre 5 de agosto até a terça-feira (29). Essas unidades de ressocialização estão situadas na Avenida Tancredo Neves, uma das mais importantes vias de Aracaju, em Sergipe, próximo a lojas, residências, escola e faculdade. Quem trabalha na região vive com a sensação de insegurança.

“Já vimos várias vezes adolescentes ainda com a farda de internos correndo pela calçada para entrar no matagal. Eles nunca entraram na loja, mas mesmo assim nós ficamos apreensivos, com medo de sermos rendidos ou de ficarmos no meio de uma ação policial para captura dos fugitivos”, afirma o vendedor Ivan Lemos.
Em outro estabelecimento comercial localizado a cerca de cem metros do Cenam e da Usip, o relato é diferente. Um fugitivo já entrou no local duas vezes neste ano para furtar televisão, computadores e outros objetos de valor. A ação do adolescente ficou registrada pelas câmeras de segurança. Os proprietários dizem que não têm dúvida que foi um ex-interno do sistema de ressocialização porque um amigo policial militar confirmou essa informação.

“Em uma dessas fugas um menino entrou no galpão e pediu a farda do meu funcionário para poder tirar o uniforme laranja com branco que eles usam. Outra vez uns meninos entraram e a polícia passou correndo atrás deles. Em 23 anos nesse local nunca tinha visto tanta fuga como está acontecendo agora”, revela a empresária Cristiane Batalha. Os vizinhos das unidades de internação também revelam que já viram pessoas entrando no matagal para jogar celulares e outros materiais por cima dos muros.

http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/10/cenam-e-usip-tem-135-fugas-desde-agosto-e-vizinhos-vivem-com-medo.html



Menores infratores fogem de centro de internação em Belém

Rebelião e fuga em massa ocorreu na tarde desta terça-feira (29).
Um monitor foi ferido com arma caseira e foi encaminhado para hospital.

Internos do Centro de Internação do Adolescente Masculino (CIAM), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), localizado no bairro do Sideral, em Belém, realizaram uma rebelião e fuga em massa na tarde desta terça-feira (29).

Segundo a assessoria de imprensa da Fasepa, 10 internos fugiram após terem acesso às chaves das alas. Uma sindicância interna foi aberta para apurar o caso.

Internos do Centro chegaram a ferir um funcionário da instituição. (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Internos do Centro chegaram a ferir um funcionário
da instituição. (Foto: Reprodução/TV Liberal)
De acordo com Elaine do Socorro, psicóloga do centro, um monitor foi ferido com arma caseira e encaminhado para o hospital. A funcionária do Ciam informou que a fuga pode ter sido motivada pela dispensa dos técnicos de enfermagem do centro, que são contratados como temporários.
Ela apontou ainda como motivo da rebelião a falta de estrutura do centro de internação, que está sem médicos.
Uma equipe da Companhia de Policiamento está no local. Nenhum interno foi recapturado.






http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/10/menores-infratores-fogem-de-centro-de-internacao-em-belem.html

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Criança tem dedos decepados durante visita à Fundação Casa

Vítima teve a mão prensada em uma das portas da instituição em Lins. 
Unidade irá apurar causas do incidente, que aconteceu no domingo.

Uma criança de 3 anos teve as pontas de dois dedos decepados após ter a mão prensada na porta de entrada da Fundação Casa na tarde do último domingo (27), em Lins (SP).

De acordo com informações da assessoria de imprensa da instituição, a menina estava acompanhada dos pais para fazer uma visita a um familiar internado na unidade quando, ao sair do local, prendeu a mão no batente porta.

Com o impacto, a criança teve a mão prensada e sofreu lesões nas pontas dos dedos médio e anular. A vítima foi socorrida pelos enfermeiros da Fundação Casa e pelos bombeiros e encaminhada ao Hospital de Lins para tentar fazer o reimplante, mas o procedimento não teve sucesso.

A assessoria de comunicação da Fundação Casa informou ainda que o incidente ocorreu após o horário de visita e que a unidade está prestando o atendimento necessário para a criança. A corregedoria da Fundação Casa alega ainda que abrirá uma sindicância para apurar se houve algum tipo de negligência.

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2013/10/crianca-tem-dedos-decepados-apos-visita-na-fundacao-casa-em-lins.html

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dupla atira contra menor infrator em Unidade de Internação

MACEIO/AL
Adolescente foi liberado logo após os cuidados médicos; dupla fugiu

Um menor infrator de 16 anos foi alvo de um atentado na noite deste domingo (27). O fato aconteceu em uma unidade acolhedora no Tabuleiro do Martins, que estava recebendo menores da Unidade de Internação de Menores (UIM) temporariamente.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), dois homens teriam pulado o muro do lugar e fizeram vários disparos contra V.B.S., que foi atingido no braço e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). A dupla fugiu sem deixar pistas após o crime.
adolescente foi liberado logo após os cuidados médicos. De acordo com a assessoria da Sepaz, todos os menores infratores que se encontram fora da UIM deverão retornar ao local por determinação do tenente-coronel Carlos Alberto Luna, o novo secretário.

http://www.tribunahoje.com/noticia/81288/policia/2013/10/28/dupla-atira-contra-menor-infrator-em-unidade-de-internaco.html

Adolescente morre após roubar carro de GCM e trocar tiros com a PM

O Adolescente havia saído da Fundação Casa havia dois meses

Um adolescente de 17 anos morreu após perseguição e tiroteio com a polícia na zona leste de São Paulo. O comparsa fugiu. Os dois suspeitos tinham roubado um carro. Na fuga, foram surpreendidos por homens da Força Tática da Polícia Militar.

Eles foram perseguidos e teriam atirado contra os policiais. Os PMs reagiram e o menor foi baleado. Ele morreu no hospital. Um revólver foi apreendido. Familiares disseram que o jovem havia saído da Fundação Casa havia dois meses.

O veículo roubado pertencia a uma GCM (Guarda Civil Metropolitana). Ela foi rendida quando entrava na garagem de casa, no bairro Jardim Iguatemi, também na zona leste. A GCM disse que não reagiu porque não carregava a arma no momento do roubo.

Assista ao vídeo:





http://noticias.r7.com/sao-paulo/adolescente-morre-apos-roubar-carro-de-gcm-e-trocar-tiros-com-a-pm-28102013

MAIS NOTICIAS ENVOLVENDO MENORES

Adolescente de 15 anos mata rapaz a facadas após tapa na cara

Um adolescente de 15 anos foi “preso” nesta madrugada (28/10) após matar a facadas um jovem de 22 anos em Paulo de Faria-SP. O motivo do crime seria um tapa no rosto do infrator dado pela vítima, durante a tarde.

O crime foi à 1h51, na avenida Joaquim de Carvalho. Após comunicação via rádio, policiais militares (Polizelli e Hauck) compareceram no local para atendimento da ocorrência. 

Os PMs foram informados que L.F.S., 22 anos, conhecido pelo apelido de “Luizinho” chegou ferido com facadas. 


domingo, 27 de outubro de 2013

Agente Fundação Casa sofre acidente na saída do Plantão

Motorista perde controle, carro capota e pega fogo na rodovia Atílio Balbo

A vítima sofreu ferimentos leves; o carro ficou destruído

Reprodução EPTVUm carro pegou fogo após capotar na manhã deste domingo (27), na rodovia Atílio Balbo, próximo ai anel viário norte, em Ribeirão Preto. O motorista, que é agente de apoio socioeducativo na Fundação Casa, sofreu apenas ferimentos leves.

De acordo com a polícia, o motorista havia saído do serviço e estava voltando para casa, quando perdeu o controle do carro após o pneu estourar. Os bombeiros foram chamados para apagar as chamas, mas o veículo ficou completamente queimado. (Com EPTV)

http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,894422,Motorista+perde+controle+carro+capota+e+pega+fogo+na+rodovia+Atilio+Balbo.aspx

Rebeliões continuam ocorrendo no Cenam em Aracaju

Foi preciso a entrada do Batalhão do Choque, mas não houve confronto.
Desde a manhã de quinta-feira (24), já foram registrados focos de rebelião.

Continua a onda rebeliões nas Unidades Socioeducativas de Internação Provisória na manhã deste sábado (26). 

Nas rebeliões realizadas nos últimos dias, 29 adolescentes conseguiram fugir do Cenam e USIP (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Segundo as informações da Polícia ainda não se sabe o número de adolescentes que escaparam.
Foi preciso a entrada dos policiais do Batlhão do Choque, mas não houve confronto.  Profissionais fizeram a contagem dos internos.

Desde a manhã desta quinta-feira, já foram registrados vários focos de rebelião que deixaram rastros de destruição.
Com a fuga desta sexta-feira, chega a 30 o número de internos que escaparam, nas duas unidades, nas últimas vinte e quatro horas.


http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/10/rebelioes-continuam-ocorrendo-no-cenam-em-aracaju.html



Fundação Renascer corta ponto de agentes do Cenam em Aracaju

Agentes sócio-educativos, em greve há 79 dias.
Ponto cortado se refere ao mês de setembro.

A Fundação Renascer informou que cortou o ponto de todos os 112 agentes sócio-educativos, em greve há 79 dias.

Segundo o diretor do Sindicato Valteno Marques, a categoria cumpre a determinação da justiça de manter oitenta por cento dos agentes trabalhando.
O diretor disse ainda que o ponto cortado se refere ao mês de setembro, que foi descontado no pagamento de outubro.
Segundo ele, o setor jurídico do sindicato vai entrar com ações coletivas e individuais contra a fundação.

http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/10/fundacao-renascer-corta-ponto-de-agentes-do-cenam-em-aracaju.html

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO (2)

Os espaços da humilhação

Começar sempre reunião amedrontando quanto ao desemprego ou ameaçar constantemente com a demissão.
Subir em mesa e chamar a todos de incompetentes.
Repetir a mesma ordem para realizar uma tarefa simples centenas de vezes até desestabilizar emocionalmente o trabalhador ou dar ordens confusas e contraditórias.
Sobrecarregar de trabalho ou impedir a continuidade do trabalho, negando informações.
Desmoralizar publicamente, afirmando que tudo está errado ou elogiar, mas afirmar que seu trabalho é desnecessário à empresa ou instituição.
Rir a distância e em pequeno grupo; conversar baixinho, suspirar e executar gestos direcionado-os ao trabalhador.
Não cumprimentar e impedir os colegas de almoçarem, cumprimentarem ou conversarem com a vítima, mesmo que a conversa esteja relacionada à tarefa. Querer saber o que estavam conversando ou ameaçar quando há colegas próximos conversando.
Ignorar a presença do/a trabalhador/a.
Desviar da função ou retirar material necessário à execução da tarefa, impedindo o trabalho.
Exigir que faça horários fora da jornada. Ser trocado/a de turno, sem ter sido avisado/a.
Mandar executar tarefas acima ou abaixo do conhecimento do trabalhador.
Voltar de férias e ser demitido/a ou ser desligado/a por telefone ou telegrama em férias.
Hostilizar, não promover ou premiar colega mais novo/a e recém-chegado/a à empresa e com menos experiência, como forma de desqualificar o trabalho realizado.
Espalhar entre os colegas que o/a trabalhador/a está com problemas nervoso.
Sugerir que peça demissão, por sua saúde.

Divulgar boatos sobre sua moral.



Estratégias do agressor

Escolher a vítima e isolar do grupo.
Impedir de se expressar e não explicar o porquê.
Fragilizar, ridicularizar, inferiorizar, menosprezar em frente aos pares.
Culpabilizar/responsabilizar publicamente, podendo os comentários de sua incapacidade invadir, inclusive, o espaço familiar.
Desestabilizar emocional e profissionalmente. A vítima gradativamente vai perdendo simultaneamente sua autoconfiança e o interesse pelo trabalho.
Destruir a vítima (desencadeamento ou agravamento de doenças pré-existentes). A destruição da vítima engloba vigilância acentuada e constante. A vítima se isola da família e amigos, passando muitas vezes a usar drogas, principalmente o álcool.
Livrar-se da vítima que são forçados/as a pedir demissão ou são demitidos/as, freqüentemente, por insubordinação.
Impor ao coletivo sua autoridade para aumentar a produtividade.

A explicitação do assédio moral:

Gestos, condutas abusivas e constrangedoras, humilhar repetidamente, inferiorizar, amedrontar, menosprezar ou desprezar, ironizar, difamar, ridicularizar, risinhos, suspiros, piadas jocosas relacionadas ao sexo, ser indiferente à presença do/a outro/a, estigmatizar os/as adoecidos/as pelo e para o trabalho, colocá-los/as em situações vexatórias, falar baixinho acerca da pessoa, olhar e não ver ou ignorar sua presença, rir daquele/a que apresenta dificuldades, não cumprimentar, sugerir que peçam demissão, dar tarefas sem sentido ou que jamais serão utilizadas ou mesmo irão para o lixo, dar tarefas através de terceiros ou colocar em sua mesa sem avisar, controlar o tempo de idas ao banheiro, tornar público algo íntimo do/a subordinado/a, não explicar a causa da perseguição, difamar, ridicularizar.

As manifestações do assédio segundo o sexo:

Com as mulheres: os controles são diversificados e visam intimidar, submeter, proibir a fala, interditar a fisiologia, controlando tempo e freqüência de permanência nos banheiros. Relaciona atestados médicos e faltas a suspensão de cestas básicas ou promoções.

Com os homens: atingem a virilidade, preferencialmente.

fonte: http://www.assediomoral.org/


Estudo mostra péssimas condições de centros que recebem menores infratores

sábado, 26 de outubro de 2013

Vídeo mostra agressão a coronel da PM

Flagrante foi feito durante protesto de sexta-feira; oficial teve a clavícula quebrada 

Um vídeo colocado no YouTube mostra o momento em que o coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi – comandante do policiamento no centro de São Paulo – é agredido durante protesto na sexta-feira (25). As imagens, que têm duração de 30 segundos, foram postadas pelo usuário Alex Demian.

No vídeo, um grupo aparece atacando o policial, que tenta proteger a cabeça. Alguns dos envolvidos estão com o rosto coberto e um chega a bater no oficial com um pedaço de madeira. Entre os gritos registrados, é possível ouvir “pega, pega” e “parou, parou”.

Um dos suspeitos da agressão, que aconteceu durante a invasão do terminal Parque Dom Pedro 2º,  está preso no 2º Distrito Policial (Bom Retiro) e deverá ser transferido para um CDP (Centro de Detenção Provisória). A informação é do 1º DP (Sé), para onde inicialmente ele foi levado.

Ainda segundo o 1º DP, outras 77 pessoas detidas na manifestação já foram liberadas.

De acordo com a polícia, a pistola calibre .40 e o radiocomunicador do oficial foram roubados. Rossi foi levado ao Hospital das Clínicas com a clavícula quebrada e escoriações no rosto e na cabeça.

VEJA O VIDEO:


Sequência mostra agressão a coronel Reynaldo Rossi no Centro de SP (Foto: Foto: Iacio Teixeira/Coperphoto/Estadão Conteúdo)
Sequência mostra agressão a coronel no Centro (Foto: Foto: Iacio Teixeira/Coperphoto/Estadão Conteúdo)


Coronel é agredido em SP (Foto:  Iacio Teixeira/Coperphoto/Estadão Conteúdo)
Momento da agressão contra coronel da PM (Foto: Iacio Teixeira/Coperphoto/Estadão Conteúdo)

Suspeito de participar de resgate de internos da Fundação Casa é preso

Um dos envolvidos no resgate de cinco internos da Fundação Casa de São José dos Campos, ocorrido na noite desta quinta-feira (24) na rodovia dos Tamoios foi preso na tarde desta sexta-feira (25). A Polícia Militar chegou até ele após recapturar um dos jovens fugitivos, que passou informações sobre a dupla que efetuou o resgate. Os demais internos que fugiram ainda não foram localizados.

Fuga jovens Fundação Casa de São José dos Campos (Foto: André Rosa/TV Vanguarda)O homem foi preso durante um patrulhamento de rotina no bairro Morada do Vale, quando o carro onde ele estava fugiu ao avistar a viatura da PM. Houve perseguição e além dele, outros três ocupantes do veículo foram detidos. O homem apontado como participante do resgate é procurado pela Justiça e deve permanecer preso. Os demais homens detidos foram encaminhados ao 3º Distrito Policial. A Polícia Civil investiga a origem do carro apreendido com o grupo.




Fuga
Cinco internos da Fundação Casa fugiram enquanto voltavam de uma audiência no Fórum de São José dos Campos (SP) na tarde desta quinta-feira (24). Os suspeitos foram resgatados por outros dois homens quando chegavam na unidade prisional em uma van oficial da entidade. O crime ocorreu por volta das 18h.

De acordo com um funcionário do local, que prefere não se identificar, os adolescentes que respondem por roubo e tráfico de drogas foram levados ao fórum por volta das 13h e quando voltavam, por volta das 18h, foram resgatados pela dupla. Segundo ele, os suspeitos que estavam de carro pararam a van, desceram armados, renderam o motorista e os agentes e levaram os cinco jovens. Ninguém ficou ferido durante a ação.

Outro lado
A Fundação Casa informou que abriu sindicância para apurar o resgate. Segundo o governo do estado, os cindo adolescentes são primários e cumpriam a medida socioeducativa
de internação provisória. Segundo o governo, foi feito um boletim de ocorrência e o judiciário e os familiares dos adolescentes foram informados sobre o ocorrido. "Com relação a segurança, todos os cuidados foram tomadas pelo setor responsável, mas infelizmente aconteceu o resgate", diz trecho da nota.

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/10/suspeito-de-participar-de-resgate-de-internos-da-fundacao-casa-e-preso.html

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fundação Casa divulga relatório sobre perfil de menores internados

Resgate de Cinco internos da Fundação Casa de São José dos Campos, SP

FUGA DE CINCO internos da Fundação Casa de São José dos Campos, SP.

Fuga ocorreu enquanto voltavam de van de uma audiência no Fórum.
Dupla rendeu funcionários na Rodovia dos Tamoios; ninguém ficou ferido.



Fuga jovens Fundação Casa de São José dos Campos (Foto: André Rosa/TV Vanguarda)Jovens da Fundação Casa de S. José dos Campos fogem após audiência (Foto: André Rosa/TV Vanguarda)

Cinco internos da Fundação Casa fugiram enquanto voltavam de uma audiência no Fórum de São José dos Campos (SP) na tarde desta quinta-feira (24). Os suspeitos foram resgatados por outros dois homens quando chegavam na unidade de internação em uma van oficial da entidade. O crime ocorreu por volta das 18h.

De acordo com um funcionário do local, que prefere não se identificar, os adolescentes que respondem por roubo e tráfico de drogas foram levados ao fórum por volta das 13h e quando voltavam, por volta das 18h, foram resgatados pela dupla.

Segundo ele, os suspeitos que estavam de carro pararam a van, desceram armados,
renderam o motorista e os agentes e levaram os cinco jovens. Ninguém ficou ferido durante a ação. “A van estava retornando e os agentes foram abordados. Um homem ficou no carro e o outro rendeu os agentes e resgatou os cinco adolescentes”, explica o funcionário. O local da abordagem fica a menos de cem metros do prédio, na altura do km 12 da Rodovia dos Tamoios (SP-99).

Após ameaçar o motorista e os agentes, os suspeitos fugiram com os adolescentes e deixaram o local. “Os suspeitos estavam em um carro de passeio normal e tudo indica que um deles já passou pela unidade”, afirmou o funcionário. De acordo com ele, os fugitivos teriam de 13 a 16 anos e três deles têm passagens por roubo e tráfico de drogas.

Segundo o funcionário, os colegas da unidade temem quanto a falta de segurança para trabalhar no local. “Esses profissionais se sentem impotentes. Não temos retaguarda e somos pagos para ser reféns”, disse.

Outro lado
A Fundação Casa informou que abriu sindicância para apurar o resgate. Segundo o governo do estado, os cindo adolescentes são primários e cumpriam a medida socioeducativa
de internação provisória. Segundo o governo, foi feito um boletim de ocorrência e o judiciário e os familiares dos adolescentes foram informados sobre o ocorrido. "Com relação a segurança, todos os cuidados foram tomadas pelo setor responsável, mas infelizmente aconteceu o resgate", diz trecho da nota.

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/10/cinco-internos-fogem-da-fundacao-casa-de-sao-jose-dos-campos-sp.html

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Presidente da Fundação Casa fala sobre apreensão de menores



JORNAL EPTV  RIBEIRÃO PRETO

Mãe denuncia filho por tráfico de drogas, em Dracena

Segundo a PM, jovem havia saído há três meses da Fundação Casa. Devido ao flagrante, ele será encaminhado novamente para a instituição

Uma mãe denunciou o próprio filho, de 15 anos, por tráfico de drogas na madrugada desta quinta-feira (24), em Dracena. De acordo com Polícia Militar, o menor é reincidente, pois ele havia sido liberado há três meses pela Fundação Casa.

Ainda segundo a corporação, a informação da responsável pelo adolescente foi passada por telefone através do 190. Ela relatou que o adolescente praticava o ato infracional próximo à residência onde os dois moram.
Mediante as informações, uma guarnição da corporação foi até o local indicado. No entanto, quando o menor avistou os PMs tentou fugir, porém, foi capturado a pouco metros do local.
Com ele, os agentes encontraram 15 papelotes de crack.
Ainda de acordo com a polícia, o menor é reincidente e ele havia sido liberado há três meses da Fundação Casa.
Devido ao flagrante, ele foi detido e encaminhado para o plantão da Polícia Civil da cidade. O acusado prestou depoimento e foi apreendido pelo delito de tráfico de drogas. Ele será encaminhado para internação novamente na instituição.

Menor que já foi para a Fundação Casa foi detido outra vez com drogas

O fato aconteceu na noite desta quarta-feira (23) por volta das 21:30h quando a Força Tática da Polícia Militar fazia patrulhamento pelo bairro Jardim Itália. Com o garoto de 16 anos havia 9 eppendorfs com cocaína

Segundo consta em Boletim de Ocorrência, o menor já havia sido detido por ato infracional de tráfico de drogas, já foi hóspede do sistema da Fundação Casa, estava em Liberdade Assistida e foi apreendido mais uma vez praticando o mesmo ato infracional.
Em patrulhamento pelo bairro Jardim Itália os Policiais Militares Dudalski e Luis Nascimento se depararam com o suspeito que tentou correr ao avistar a viatura.
Com o menor de 16 anos havia 9 eppendorfs com cocaína e R$ 30 em dinheiro.
Ele foi encaminhado até a delegacia do centro da cidade onde foi ouvido e liberado para os responsáveis.



http://portal.process.com.br/index.php/local/12406-menor-que-ja-foi-para-a-fundacao-casa-foi-detido-outra-vez-com-drogas.html

   

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mesmo procurado pela Justiça, suspeito de matar casal de bolivianos trabalhava na Fundação Casa

Auxiliar de enfermagem foi condenado, em 2009, por atentado ao pudor e não cumpriu pena 

Corpos serão velados hoje e, depois, seguem para a Bolívia Arquivo Pessoal

Na última quinta-feira (17), um casal de bolivianos foi assassinado a facadas em Itaquera, na zona leste de São Paulo. O suspeito pelos crimes, Tarciso José Bezerra, de 51 anos, era vizinho das vítimas e já havia sido condenado a seis anos de prisão por atentando violento ao pudor. Ainda assim, ele era funcionário da Fundação Casa, na unidade que fica na rodovia Raposo Tavares.

As vítimas, Carmen Rosa Ramos Flores, de 21 anos, e o marido dela, Grover Rolando Cala Huanca, de 25, mantinham uma relação conturbada com o suspeito. Segundo depoimentos de familiares e da proprietária dos imóveis onde residiam o casal e o agressor, Bezzerra inventava histórias que atingiam a integridade moral do casal, xingando-os e afirmando que mantinham relações sexuais em grupo.
As agressões verbais e o barulho intencional durante a madrugada levaram o casal a registrar boletim de ocorrência contra o vizinho por injúria e perturbação da paz.  Os bolivianos tinham  intenção de se mudar de casa nos próximos dias, cansados das agressões.

A polícia chegou a intimar Bezerra, do qual só tinha o primeiro nome, não sendo possível checar os antecedentes criminais dele na época. Após os assassinatos, se soube que o suspeito foi condenado, em 2009, a seis anos de reclusão por crime de atentado violento ao pudor cometido sete anos antes. Há um mandado de prisão em aberto contra ele.
Mesmo com os antecedentes, Bezerra trabalhava na Fundação Casa como auxiliar de enfermagem, pelo menos, desde 2009. Questionada, a assessoria de imprensa da instituição informou que a Corregedoria Geral já abriu procedimento interno de investigação e que o funcionário de fato não poderia ser contratado na condição judicial em que se encontrava. Existe possibilidade falsificação de documentos.
O delegado titular da 65º Delegacia de Polícia, Luiz Antonio da Cruz, informou que aguarda o resultado dos laudos necroscópicos do casal e da perícia do local para indiciar Bezerra.
— Ele já tem um mandado de prisão com condenação transitada em julgado. Temos pressa em prendê-lo.
O delegado acredita que mesmo que Bezerra tenha algum desvio sexual ou de comportamento, sabia exatamente o que estava fazendo.

O crime
Na noite anterior ao crime, o casal e a irmã de Carmem, Maria Claudia Ramos Condori, passaram a madrugada trabalhando em casa para terminar um serviço de costura.
Carmem foi comprar pão e, quando voltou, foi segurada por Bezerra, que aplicou uma “gravata” no pescoço da vítima. Da porta da casa, ela gritou por socorro e foi acudida pelo marido, que entrou em luta corporal com o agressor, sem perceber que ele tinha uma faca.
Segundo Maria, o cunhado caiu no chão ao lado de um tanque de lavar roupa. Bezerra o segurou pela garganta desferindo várias facadas nas costelas da vítima. Carmen tentou ajudar o marido, mas o agressor também a esfaqueou. Ela caiu no corredor e morreu na hora. Grover, agonizando, foi cambaleando até o muro da casa, de onde pulou para a calçada para pedir ajuda. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Maria testemunhou os dois assassinatos e tentou proteger o filho do casal, de três anos, fechando a porta da casa. O garoto, que só fala português, também viu os pais desfalecidos e ensanguentados. Ele está na casa de amigos e a toda hora pergunta pelos pais dizendo “mãe caiu, está cheia de sangue”.

Os corpos
Segundo a advogada da família, Patrícia Veja, os corpos do casal foram liberados nesta segunda-feira pelo Instituto Médico Legal e seguiram para ser embalsamados em Guarulhos, onde deverão ser velados nesta quarta-feira (23) para depois seguir com destino a La Paz, na Bolívia.
— Os poucos bens que o casal deixou serão vendidos pelos amigos pa
ra arrecadar dinheiro para o filho, afirmou a advogada. O garoto de três anos deverá viajar a Bolívia em companhia da tia.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/mesmo-procurado-pela-justica-suspeito-de-matar-casal-de-bolivianos-trabalhava-na-fundacao-casa-23102013

Sindicato denuncia que 'nova Unai' não é adequada para receber adolescentes

O complexo de unidades de internação de adolescentes de Cariacica-Sede vem sendo alvo de protestos de moradores da região. Nessa segunda-feira (22), a população recebeu a informação de que os adolescentes que atualmente estão na Unidade de Atendimento Inicial (Unai), em Maruípe, Vitória, serão transferidos para Cariacica.
 
 
Os moradores não querem mais uma unidade no bairro e reclamam da insegurança que o Complexo traz para a região. Os agentes socioeducativos também se opõem à transferência de adolescentes para a unidade de Cariacica. nte (Unaed), que já foi desativada. No entanto, foi construída, no local em que funcionava a lavanderia do complexo e vizinha à rua, uma unidade improvisada da Unai. Eles denunciam que a unidade foi improvisada e não oferece condições adequadas para receber os adolescentes.
 
O local, segundo o Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo (Sinases), funcionava anteriormente como lavanderia. As paredes, por exemplo, são azulejadas, o que constitui risco, já que, uma vez quebrados, os azulejos se transformam em armas. 
 
Fuga 
 
Por conta do protesto dos moradores contra a transferência de mais adolescentes para o complexo de Cariacica-Sede, a Gerência de Segurança orientou aos gerentes das Unips I e II e da UFI que suspendessem todas as atividades nas unidades, já que havia risco de os agentes não conseguirem chegar às unidades para assumirem os plantões. 
 
As gerências da Unip I e da UFI acataram a determinação e suspenderam as atividades pedagógicas por risco à segurança. Já a gerente da Unip II, Tereza Regina Soares, não acatou a recomendação e manteve a rotina diária normal. 
 

Por conta disso, segundo os agentes, ocorreram tentativas de fuga e três adolescentes conseguiram fugir. Além disso, durante as tentativas houve um princípio de rebelião em que alguns agentes socioeducativos acabaram agredidos. Na ocasião, eram 26 adolescentes para, no máximo, três agentes. 

http://seculodiario.com.br/13541/11/sindicato-denuncia-que-nova-unai-nao-e-adequada-para-receber-adolescentes-1

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Protesto contra unidade de menores infratores fecha rodovias no ES

Manifestantes desaprovam transferência da Unai para Cariacica. Rodovias do Contorno e Jose Sete foram bloqueadas.

Moradores colocam fogo em pneus durante protesto, em Cariacica. (Foto: André Falcão/ TV Gazeta)


Os moradores de oito comunidades de Cariacica, Espírito Santo, fecharam as rodovias José Sette e Contorno durante um protesto contra a transferência da Unidade de Atendimento Inicial (Unai), de Maruípe, em Vitória, para Cariacica Sede. A manifestação acontece nesta segunda-feira (21).

 Uma equipe da Unai foi até o local para negociar a liberação da via com os moradores. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), até as 14h50 o protesto seguia pacífico. A BR-101, rodovia do Contorno, já havia sido liberada. Uma equipe da secretaria negocia a liberação da Rodovia José Sette.

Segundo os manifestantes, as comunidades do entorno não foram consultadas sobre receber a unidade para menores infratores. O presidente da Associação de Moradores de Cariacica-Sede, Valdir Severo, disse que os moradores dos bairros Porto de Cariacica, Santa Luzia, São João Batista, Cariacica-Sede, Vila Merlo, Prolar, Alice Coutinho e Antônio Ferreira Borges se reuniram para fazer o protesto. "Estão tirando a Unai de Maruípe e trazendo para Cariacica-Sede e a gente não foi consultado. Ficamos sabendo que isso vai acontecer até o dia 30. E isso vai trazer transtorno às comunidades", disse.

O presidente da associação também afirmou que eles exigem a presença de alguém do governo estadual para conversar com os moradores. "Só vamos parar o protesto quando alguém vir falar conosco.
 O protesto foi a única maneira que conseguimos para chamar a atenção. A unidade vai ser instalada em frente a uma escola estadual. É prejudicial às comunidades do entorno. Eles podiam ao menos ofertar uma escola melhor, hospital, mas aqui só tem presídio", completou.

Os manifestantes bloquearam a Rodovia do Contorno às 5h da manhã, mas o acesso foi liberado em poucos minutos. Já a Rodovia José Sete continuava interditada nos dois sentidos, até às 8h30 da manhã desta segunda-feira.

Moradores interditaram via contra vinda de internos para unidade no bairro. (Foto: André Falcão/TV Gazeta)
Moradores interditaram via contra vinda de internos para unidade no bairro. (Foto: André Falcão/TV Gazeta)

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/10/protesto-contra-unidade-de-menores-infratores-fecha-rodovias-no-es.html

Bope invade unidade de internação após novo motim de menores infratores

ALAGOAS

Menores infratores realizam motim na Unidade de Internação Masculina
Menores infratores realizam motim na Unidade de Internação Masculina

O clima permanece tenso no Núcleo Estadual de Assistência Socioeducativa (Neas), que abriga a Unidade de Internação Masculina (UIM). Desde a sexta-feira, 18, menores que cumprem medida socieducativa promovem um motim nas dependências da unidade, provocando destruição e ameaças.

Embora a Secretaria da Paz, que é responsável pela administração da unidade, não se manifeste oficialmente, familiares dos infratores fazem denúncia de maus-tratos, tráfico de drogas e de celulares dentro das unidades. De acordo com mães de menores apreendidos, eles estariam sendo agredidos por monitores dentro das instalações e exigem a presença do juiz da Vara da Infância e da Juventude para avaliar a situação.

Monitores e militares se concentram em frente ao Neas, enquanto os menores aparecem nos telhados e ameaçam invadir a ala com os menores que cometeram crimes hediondos e não possuem convivência.
Na sexta, dia 18, seis menores conseguiram fugir da unidade.

Após autorização da Justiça, militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) ocuparam a sede do Neas e, utilizando armas de baixa letalidade, contiveram o motim. Dois menores – apontados como líderes – serão transferidos para outra unidade.

Seminário debate mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente

Foi realizado nesta segunda-feira, no auditório da na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Seminário Regional Aplicação de Medidas Socioeducativas para Adolescentes Infratores. O evento, marcado para as 14h, é aberto ao público, vai debater as propostas de alterações no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e os impactos dessas modificações no Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (SINASE).
Em pauta, os investimentos e financiamento do regime especial de atendimento e internação de adolescentes; responsabilidades dos entes federativos no cumprimento das medidas sócio-educativas; desafios para integração dos campos da saúde e educação; aspectos jurídicos das proposições legislativas apresentadas na Câmara Federal e que serão avaliadas pela Comissão Especial; adolescência em conflito com a lei e Justiça Restaurativa; além de experiências bem sucedidas em mediação de conflitos na adolescência.
O evento atende a um requerimento do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT/PE), que é membro da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o tema. A mesa de abertura vai contar com a participação do deputado Vieira da Cunha (PDT/RS), Presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados; Deputado Paulo Rubem Santiago (PDT/PE), autor do requerimento de realização do Seminário; Deputado Sérgio Leite (PT/PE), Vice-Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alepe.
 Serão palestrantes: Humberto Vasconcelos, titular da Vara Regional da Infância e Juventude; Drª Maria Luiza Ramos, Defensora Pública do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente; Valéria Nepomuceno, Professora da UFPE/Departamento de Serviço Social; José Ricardo Oliveira, Representante do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente; Conceição Ferreira, Representante do Fórum Estadual da Criança e do Adolescente.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/10/21/interna_vidaurbana,469184/seminario-debate-mudancas-no-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente.shtml

Inauguração de centro de internação para menores infratores de Joinville está ameaçada

Rodrigo Philipps / Agencia RBSA previsão feita no começo do ano pelo governo do Estado de que o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Joinville seria inaugurado ainda em 2013 está ameaçada. A unidade terá capacidade para 78  adolescentes infratores que cometeram crimes mais graves. A pouco mais de dois meses do fim do ano, não há abastecimento de água e o prédio ainda tem problemas que vão exigir uma série de consertos antes mesmo da inauguração.

Pelo menos três frentes de trabalho foram postas em prática nos últimos dias: uma para contratar e treinar o pessoal, outra para concluir as obras e uma terceira para garantir o mobiliário e o material. A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) trava uma corrida contra o tempo para colocar em prática o projeto anunciado há 15 anos, fruto de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual.

Os quase cem profissionais – incluindo assistentes sociais, psicólogos, instrutores, enfermeiros, agentes sócioeducativos, dentista e médico – já foram contratados e estão sendo treinados em módulos de um curso de formação continuada, com aulas em dois turnos, na Escola Básica Germano Timm. Os salários já estão sendo pagos para uma parte deles.

O complexo de 20 prédios, construído em terreno praticamente do mesmo tamanho da área onde está a Penitenciária Industrial de Joinville, está escondido no meio da mata na Estrada Dedo Grosso, zona Oeste de Joinville. Num raio de pelo menos quatro quilômetros, só há algumas casas, uma estradinha de terra que dá acesso à SC-413 e muita mata fechada e lavouras de arroz.

Embora a obra já tenha sido entregue ao governo, não há um sistema de distribuição de água potável – um poço artesiano deve abastecer a unidade – e, o mais grave, alguns problemas já foram detectados e podem estar ligados à estrutura do imóvel, localizado numa área alagadiça. A Secretaria de Justiça e Cidadania garante que em algumas semanas será possível começar as atividades.

Expectativa é de que prazo seja cumprido
Segundo Bruno Sartor, diretor substituto do Departamento de Administração Socioeducativo (Dease), órgão ligado à SJC responsável pela obra e pela gestão do futuro complexo, embora a previsão de entrega – que era setembro deste ano – tenha sido adiada, ainda há esperança de que a unidade seja aberta em 2013.

— Os servidores estão passando pela formação necessária. O mobiliário já foi comprado, está em fase de entrega. Nossa expectativa é de que abra neste ano — disse.

É o que também espera o Ministério Público estadual.

— Ainda faltam alguns detalhes, como a água e os equipamentos, o mobiliário. Espero que até o fim do ano esteja funcionando — disse o promotor Sérgio Joesting, da 4ª Promotoria da Infância e Juventude de Joinville. Ele lembra que, embora haja alguns problemas na estrutura, não há algo grave o suficiente para impedir o início do trabalho.

Dois gargalos
Quando começar a receber crianças e adolescentes infratores, o Case de Joinville já terá dois gargalos para resolver: o número de infratores que precisam ser internados é superior ao número de vagas e será preciso uma nova seleção, já que não há servidores suficientes.

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,0,4307958,Inauguracao-de-centro-de-internacao-para-menores-infratores-de-Joinville-esta-ameacada.html

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Veículo do Degase é atacado na Linha Vermelha

Uma Kombi do Degase (Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas) que transportava menores infratores foi atacada em plena Linha Vermelha na tarde de quarta-feira (16).

Kombi do Degase atada na Linha Vermelha
Oito adolescentes em conflito com a lei do CRIAAD (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente) Nilópolis voltavam de um passeio no Centro da Cidade.
Na Linha Vermelha, altura da Vila do Pinheiro no Complexo da Maré, 

adolescentes e vendedores ambulantes que moram na região reconheceram os jovens da facção inimiga.

Kombi do Degase atada na Linha VermelhaEles apedrejaram o veículo e quebraram os vidros da Kombi para tentar agredir os menores. Três servidores estavam dentro da Kombi.

O motorista conseguiu se livrar do engarrafamento e evitou problemas maiores.

http://www.sinddegase.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=570:veiculo-do-degase-e-atacado-na-linha-vermelha-&catid=27:2013&Itemid=4

Rebelião no NEAS em Alagoas

Menores da Unidade de Internação se rebelam em Alagoas

Tumulto acontece menos de 10 horas depois de uma tentativa de fuga.
Polícia Militar acompanha movimentação do lado de fora da unidade.

Menores da Unidade de Internação Masculina (UIM), no Tabuleiro do Martins, em Maceió, fazem um novo um motim na manhã desta segunda-feira (21). A confusão acontece menos de 10 horas depois deles provocarem uma tentativa de fuga e um tumulto na unidade. No domingo (20) pela manhã, dois adolescentes haviam escapado pelo telhado.

Motim aconteceu após tentativa de fuga. (Foto: Carolina Sanches/ G1)O tumulto começou por volta de 5h. Segundo funcionários, que não quiseram se identificar, eles tentaram agredir um funcionário da portaria e promoveram um quebra-quebra. Os monitores do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas) estão tentando conter os internos, que jogam pedras e pedaços de tijolo para o lado de fora do prédio. Eles tentam fugir pelo muro dos fundos.

De acordo com a Polícia Militar, desde a noite de domingo eles estão confinados e causando tumultos no prédio. Os militares informaram que não podem entrar na UIM sem autorização judicial.
Uma fuga de dois internos foi registrada na manhã de domingo. No mesmo dia, por volta de 18h, a unidade recebeu uma denúncia de que jovens que estavam do lado de fora do prédio haviam jogado duas cordas de lençóis (conhecidas como teresa). Os monitores conseguiram chegar ao pátio e impedir a fuga.
Militares que estavam de plantão no posto em frente a UIM saíram em diligências para tentar localizar os jovens que jogaram as cordas, mas sem sucesso. Os menores ainda conseguiram puxar as cordas. Eles deram início a um tumulto e jogaram pedras pelo muro para o lado de fora.
Outros casos
A UIM tem registrado diversas fugas e motins desde o mês passado. Na última sexta-feira (18), quatro menores conseguiram fugir pelo telhado. No dia 11, uma tentativa de fuga frustrada na madrugada e isso também resultou em um motim logo no início da manhã.

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/10/menores-da-unidade-de-internacao-se-rebelam-em-alagoas.html


domingo, 20 de outubro de 2013

Agente penitênciario mata ladrão que invadiu sua casa

Ladrões invandem casa de agente penitenciário em Itanhaém

Um grupo de três ladrões invandiu a residência de um agente penitenciário na Avenida Lydia, na Vila Tupi, em Itanhaém, por volta das 22 horas deste sábado. Os bandidos acuaram a família e planejavam pegar pertences de valor na casa de veraneio.

De acordo com informações da Polícia Militar, quando um dos bandidos começou a agredir uma das pessoas presentes, o agente penitenciário conseguiu localizar e alcançar sua arma pessoal e atirou no marginal.

Em meio à confusão, os outros dois fugiram. A polícia e uma viatura de socorro médico foram acionadas, porém, o homem atingido morreu imediatamente no local. O agente penitenciário e seus familiares passam bem.

O caso foi registrado na Delegacia Sede de Itanhaém.

http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/ladr%C3%B5es-invandem-casa-de-agente-penitenci%C3%A1rio-em-itanha%C3%A9m-1.344883

Fundação Casa têm superlotação no Brás

Locais de internação provisória na capital operam acima da capacidade. Internos têm de fazer rodízio


Infratores que aguardam audiência na capital paulista enfrentam superlotação na Fundação Casa. As seis unidades de internação provisória  da cidade, onde os adolescentes ficam por até 45 dias, entre a captura e a decisão judicial, operam além da capacidade, apontam dados obtidos pelo DIÁRIO por meio da Lei de Acesso à Informação.



Segundo o levantamento, as unidades Itaparica, Rio Nilo, Rio Paraná, Rio Tocantins, Rio Turiassu e Topázio (todas no Brás, no Centro) tinham juntas, em 25 de agosto, 1.186 internos — 45% mais que a capacidade, de 820 vagas. A fundação não forneceu dados mais atualizados.

O número de internos supera, inclusive, a capacidade estendida das unidades — volume autorizado pela Justiça, equivalente a 15% a mais do que a capacidade original.

Funcionários ouvidos pela reportagem afirmam que a lotação prejudica as atividades pedagógicas e culturais, já que é necessário fazer um revezamento entre os adolescentes.

Especialista em direito da criança e do adolescente, o advogado Ariel de Castro Alves, que visitou neste mês as unidade do Brás, confirmou a situação e o esquema de rodízio. “Não ouvi dos internos reclamação sobre falta de colchões, mas da falta de atividades.”

“Isso cria tensão: quando não há espaço, começam a aparecer disputa por territórios” diz Ricardo Cabezon, da Comissão de Direitos Infantojuvenis da OAB. “Mas boa parte dos internos no Brás é de outras cidades. O problema é que ainda há resistência de prefeituras para aceitar unidades da fundação.”

A lotação ocorre também em outras unidades. No total,  a instituição tem 9.489 internos para 8.528 vagas em 148 centros. Mas, como um todo, a capacidade estendida (9.761) ainda supera o número de infratores.

“A inauguração de novas unidades não é o caminho”, diz Leila  Sponton, do Núcleo Especializado de Infância e Juventude da Defensoria Pública. “Deve-se  internar menos. Adolescente que não comete ato grave e não é reincidente não deve ir para a internação.” 

Opinião semelhante tem o desembargador Antonio Carlos Malheiros, da Infância e da Juventude do TJ. “Súmula do Superior Tribunal de Justiça orienta que adolescentes primários envolvidos com o tráfico não devem ser internados”, diz.

Instituição afirma que lotação não prejudica as atividades
A  Fundação Casa afirmou, em nota, que “a lotação excedente nos centros socioeducativos Rio Paraná, Topázio, Itaparica, Rio Turiassu, Rio Nilo e Rio Tocantins, todos do Complexo do Brás, na capital paulista, não traz prejuízo ao atendimento socioeducativo prestado aos adolescentes em conflito com a lei”.

“Mesmo com o excedente, a equipe multiprofissional vem cumprindo integralmente a agenda pedagógica e todas as atividades”, prossegue o texto. “Apesar do aumento da infraestrutura e da expansão do atendimento, São Paulo continua sendo o estado que mais interna adolescentes infratores no Brasil. O Levantamento Nacional 2011 – Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, da SDH (Secretaria dos Direitos Humanos), indica que, naquele ano, 19.595 adolescentes cumpriam medidas socioeducativas de internação, internação provisória e semiliberdade, sendo que só São Paulo respondia por 8.177 desses jovens, cerca de 43% do total”, afirmou o órgão.

A fundação afirmou ainda que, nos últimos anos, conseguiu derrubar o número de rebeliões em unidades e diminuir o índice de reincidência na instituição.  “O índice de reincidência caiu de 29%, em 2005, para 13,5 %, em 2012”, afirma a nota.

opinião: Ariel de Castro Alves, ex-membro do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente
Judiciário deve ser mais ágil

A antiga Febem ainda existe quando tratamos do atendimento inicial e da internação provisória. As estruturas superlotadas são ilegais. O Poder Judiciário, em geral, cumpre o prazo de 45 dias para sentenciar. Mas na maioria dos casos os jovens são  liberados no 45 dia para cumprir medidas em meio aberto. Nesses casos, o Judiciário deveria ser mais ágil, principalmente com relação aos primários que cometeram atos  menos graves e liberá-los antes dos 45 dias. 

http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/59030/Fundacao+Casa+tem+superlotacao+no+Bras

sábado, 19 de outubro de 2013

Quem está com a verdade ? Major Olimpio (PDT) ou Coronel Telhada (PSDB) e o governador Geraldo Alckimim (PSDB)

Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, conhecido como Coronel Telhada, (São Paulo, 1961) é um policial militar que atuou pela Rondas Ostensivas Tobias Aguiar e vereador na cidade de São Paulo Pelo PSDB fonte wikipedia

 Principal representante da bancada da segurança do partido, o coronel Paulo Adriano Telhada desmente Major Olímpio Postando mensagem no facebook:



P
ara aqueles que ainda insistem em duvidar de minha palavra ou me acusaram de "defender" o governo...

Para essas pessoas digo: mais atenção no que falam, procurem ter certeza de algo antes de acusarem injustamente quem sempre honrou a farda que vestiu e sempre esteve ao lado da tropa nos combates diários...
Sou policial de rua, patrulheiro, vivi toda minha carreira no fogo do combate e não atrás de mesa.
Aqui só falo a VERDADE. Se não souber a verdade, ficarei calado.
Boa noite.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1358814-pm-que-baleou-assaltante-na-zona-leste-recebe-a-honraria-mais-alta-da-corporacao.shtml

Sérgio Olímpio Gomes (Presidente Venceslau, 20 de março de 1962)1 , mais conhecido como Major Olimpio Gomes, é um policial militar e político brasileiro, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e deputado estadual por São Paulo, em seu segundo mandato, sendo líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) (fonte wikpèdia)
Deputado afirma que governo afastou policial por balear bandido em SP
Em nota, SSP e PM negaram que capitão será incluído em programa de acompanhamento
O deputado estadual em São Paulo Major Olímpio (PDT) afirmou, nesta quinta-feira, que o governo de São Paulo colocou o capitão da Polícia Militar filmado baleando um assaltante durante um roubo na zona leste de São Paulo, no último sábado (12), na "geladeira". 

Segundo o deputado, o capitão foi incluído no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM). PMs colocados no programa recebem acompanhamento psicológico e ficam afastados de suas funções, o que, para o parlamentar, serve como uma forma de afastar policiais que se envolvem em ações de confronto nas ruas. 

“Pergunte a qualquer policial o que ele acha sobre o programa. É uma forma que o governo, a Secretária de Segurança (Pública) arrumou de castigar policiais militares que entram em ações de confronto. (...) É uma geladeira”, afirmou o deputado ao Terra. 

De acordo com o parlamentar, policiais do batalhão do capitão filmado reagindo ao roubo afirmaram que ele está de “convalescência médica” até domingo e que será incluído no programa a seu pedido. “É o primeiro policial que pede para ser colocado no programa, o primeiro policial que pede para ser afastado”, ironizou o deputado. 
Olímpio afirmou também que o celular funcional do capitão foi retirado, o que o teria impedido de conversar com o PM. 
Segundo informações do deputado, o capitão solicitou a seu comando transferência para a cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado, antes mesmo da ocorrência. Após balear o bandido, o pedido teria sido reforçado.
Ontem, o deputado afirmou no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que o capitão havia sido afastado. Após as declarações do parlamentar, a Polícia Militar paulista e a Secretária de Segurança Pública do Estado negaram, em nota, o afastamento do policial.
Segundo a PM, “a ocorrência policial registrada em vídeo e amplamente divulgada, envolvendo um capitão, não está relacionada nos casos que determinem avaliação psicológica para inclusão no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar”. “Assim sendo, ele não será afastado de suas atividades funcionais, não frequentará o referido programa, nada mudará em sua rotina diária”.
De acordo com o comando da corporação, “as imagens mostram uma ação legítima, praticada segundo o procedimento operacional padrão”.
“Reafirmamos que a ação do policial foi legítima e correta, com a observância das técnicas policiais, não estando relacionada nos casos que determinem avaliação psicológica para inclusão no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar”, disse a SSP. 
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella Vieira, também afirmaram na segunda-feira que a ação do policial foi “legítima”.
Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador paulista afirmou que “a atitude do policial foi legítima e direta”. Também questionado sobre o caso, Grella disse que a ação foi “legítima, contra um indivíduo que estava armado”. “A ação foi regular.”
Mesmo após o posicionamento da PM e da SSP o parlamentar manteve sua afirmação de que o capitão foi afastado. “São mentirosas (as notas)”, disse. “Não adianta o governo querer mentir para mim. Antes de ser deputado, eu sou policial. Tenho fontes, tenho contatos (na polícia)”, disse o parlamentar. 
veja o video: