segunda-feira, 7 de julho de 2014

Agentes da Fundação Casa relatam agressões de ex-internos em Batatais

Agentes da Fundação Casa em Batatais (SP) afirmam ter sido vítimas de agressões, ameaças e intimidações feitas por internos e ex-internos da instituição. Em entrevista ao G1, quatro deles descreveram o medo de trabalhar devido à falta de segurança. Segundo os trabalhadores, sete boletins de ocorrência foram registrados em 2014 por ameaças de ex-internos.

A Polícia Civil confirma o registro dos casos pelos agentes e afirma que este tipo de ocorrência não é raro na cidade. Entretanto, diz que nenhum pedido para aumentar a segurança dos trabalhadores da unidade foi recebido.

Embora não tenha informado se tem conhecimento sobre as denúncias dos agentes, a Fundação Casa divulgou nota na qual esclarece que, quando existem denúncias de agressões contra agentes, o Poder Judiciário e o Ministério Público são notificados para que tomem as providências cabíveis contra os envolvidos.

Relatos
Os agentes entrevistados preferem não se identificar, por temerem represálias. Um deles conta que está em Batatais desde maio de 2013, quando pediu transferência de São Paulo para uma cidade do interior, por acreditar que teria uma rotina mais tranquila. “Me enganei. A situação em Batatais é muito complicada”. Em pouco mais de um ano na cidade, ele registrou dois boletins de ocorrência, nos quais alega ter sido agredido por ex-internos da fundação. O último foi há um mês. “Estava voltando para a instituição, de bicicleta, após fazer o horário de almoço, quando vieram três ex-internos e me agrediram no peito. Caí e jogaram a bicicleta por cima de mim.”

Outro agente relata que passava com a mulher por uma rua de Batatais, há pouco mais de um mês, quando três ex-internos, acompanhados de outros sete adolescentes, começaram a insultá-lo. “Eles dizem a toda hora que vão nos matar, que somos ricos. Em Batatais, as ameaças são constantes e ninguém faz nada”.
Segundo os agentes, sete boletins de ocorrência foram registrados só neste ano por ameaças de ex-internos. Mas eles relatam, também, casos que teriam ocorrido dentro da fundação. Um dos mais recentes seria de janeiro deste ano, quando dois adolescentes brigavam na quadra. Dois agentes teriam tentado contê-los e um deles recebido um soco no olho. “Os adolescentes veem os agentes como polícia, enxergam como inimigos.”

O prédio da instituição, que fica numa área rural, não oferece a segurança necessária para o trabalho, de acordo com os agentes ouvidos. Eles afirma que a frente é aberta, sem muro de proteção. Dizem também que os carros dos funcionários ficam estacionados ao ar livre, numa área com pouca iluminação. “No ano passado, alguns adolescentes saíram do meio do mato e quebraram alguns veículos com paus e pedras, como forma de intimidação”, diz uma das vítimas. Ainda segundo eles, mudanças foram pedidas à direção da Fundação Casa de Batatais, mas não houve resposta.

Polícia Civil
O delegado de Batatais, José Arnaldo Andreotti Júnior, afirma que agressões ou intimidações envolvendo internos e ex-internos da unidade da Fundação Casa em Batatais não são raras. A maior parte, segundo ele, é provocada por menores. Nesse caso, os boletins de ocorrência são registrados como ato infracional e os casos remetidos ao Juizado da Infância e Juventude, que define as sanções de acordo com as características de cada situação. O delegado confirma que casos recentes foram registrados.
Andreotti informa, porém, que a origem dos conflitos não está exclusivamente nos adolescentes atendidos pela Fundação Casa. Só na semana passada, a Polícia Civil de Batatais abriu dois inquéritos para apurar condutas de agentes contra menores. “As agressões são derivadas da própria relação conflituosa entre internos e agentes. E da necessidade de se impor disciplina na unidade”.
O delegado afirma, ainda, que está à disposição para estudar medidas que possam representar mais segurança aos agentes que se sentem ameaçados. “Não recebi nenhum pedido nesse sentido, mas podemos sentar e conversar, analisar quais as necessidades deles e propor alguma medida mais drástica.”

Fundação Casa
Procurada pelo G1, a Fundação Casa não comentou se tem conhecimento das agressões relatadas pelos agentes, mas informou que não tolera atos de violência, de qualquer natureza, contra adolescentes e funcionários.

Segundo a nota, quando existem denúncias de agressões contra agentes, o Poder Judiciário e o Ministério Público são notificados para que tomem as providências cabíveis contra o adolescente. “É ainda lavrado o boletim de ocorrência e submetido o servidor a exame de corpo de delito no IML [Instituto Médico Legal]. Além disso, o adolescente envolvido passa por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), que analisa sanções disciplinares a serem eventualmente aplicadas a ele nos termos do Regimento Interno da Fundação Casa”. A unidade, que tem capacidade para atender 64 adolescentes, tem 63 internos, segundo a nota.

Quando ocorrem agressões de agentes contra os internos, o procedimento, de acordo com a fundação, é acionar a Corregedoria da instituição para realizar sindicância investigatória. “Se houver provas da falta administrativa e indícios de autoria, a Corregedoria instaura processo administrativo contra os funcionários envolvidos. Além disso, é lavrado o boletim de ocorrência e os adolescentes são submetidos a exame no IML”. Sobre os inquéritos abertos pela Polícia Civil de Batatais para investigar a conduta de agentes, a instituição diz que não foi notificada.

O G1 também questionou a fundação a respeito da reclamação dos agentes em relação à iluminação e a construção de uma área de segurança na frente da unidade. A nota só faz referência ao primeiro item. “Existem postes que fornecem iluminação em todas as áreas do entorno do centro”.

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/07/agentes-da-fundacao-casa-relatam-agressoes-de-ex-internos-em-batatais.html

3 comentários:

  1. BATATAIS SEMPRE FOI UMA CIDADE PACATA E TRANQUILA SÓ COM O PASSAR DO TEMPO FOI PIORANDO POR MOTIVO DAS DROGAS COMO EM TODAS AS CIDADES MAIS AINDA GRAÇAS A DEUS TEMOS PESSOAS COMPROMETIDAS COM AS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.TEMOS UM PREFEITO(ADMINISTRAÇÃO)PREOCUPADA,DELEGADOS,VEREADORES,SECRETÁRIAS,JUIZ,PROMOTORES,POLICIA MILITAR,ETC . A FUNDAÇÃO CASA ESTA PRECISANDO SER REVISTA SUA ADMINISTRAÇÃO E MUDAR URGENTE O SISTEMA E A FORMA DE INVESTIR ESTE ABSURDO DE $ 8.000,00 REAIS POR ADOLESCENTES E REVER A FORMA DA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE EXERCER CERTAS FUNÇÕES E TB MELHORAR A CAPACITAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS.HJ UM ADOLESCENTE ESQUECE OS SEUS DEVERES DENTRO DA FUNDAÇÃO CASA E SÓ É MOSTRADO SEUS DIREITOS SE ELE ESTA ALI PARA CUMPRIR A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA QUE SEJA COM REGRAS E COBRANÇAS PARA QUE QUANDO ELE SAIR DE LIBERDADE PELO MENOS NÃO RETORNAR NA VIDA DO CRIME.TEMOS UM JUIZ COM MUITO COMPROMETIMENTO E PREOCUPAÇÕES COM OS ADOLESCENTES E PROMOTORES SUPER COMPROMETIDOS. QUANDO ESTA UNIDADE DE BATATAIS FOI ABERTA NUNCA TIVEMOS PROBLEMAS QUE ESTAMOS PASSANDO NO MOMENTO SERÁ QUE É FALTA DE RESPONSABILIDADE DE QUEM ADMINISTRA OU PORQUE O PERFIL DE ADOLESCENTES PIOROU. TEMOS QUE REVER URGENTE ESTA UNIDADE DE BATATAIS PORQUE ESTA FICANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL DE TRABALHAR PARA NÓS FUNCIONÁRIOS.DRA. BERENICE CUIDADO COM AS PESSOAS QUE TEM O PODER DE TOMAR DECISÕES USANDO SEU AVAL. A EVOLUÇÃO NA FUNDAÇÃO CASA FOI MUITO PRODUTIVA PELA SUA ADMINISTRAÇÃO JÁ A 8 ANOS MAIS ALGUMAS PESSOAS QUE TEM O PODER NAS MÃOS AS VEZES FAZEM COISAS QUE ATRAPALHAM O TRABALHO E EVOLUÇÃO PORQUE SÓ VEJAM O SEU LADO COLOCAM PESSOAS PARA ADMINISTRAR UMA UNIDADE QUE É UMA GRANDE RESPONSABILIDADE E NÃO TEM CONHECIMENTO DA CAUSA.OUTRA PALHAÇADA É ESTA TAL DE "CAD" QUE NÃO PUNI EM NADA O ADOLESCENTE COMO A FICHA FUNCIONAL ESTA SIM TEM PESO.TENHO DÓ DOS BONS AGENTES SOCIOEDUCATIVO FICAM SEM FERRAMENTAS PARA TRABALHAR E ATÉ SEM ATITUDES COM MEDO DE PERDER O SEU EMPREGO. POR FAVOR BATATAIS SEMPRE FOI REFERENCIA NO TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRECISAMOS REPENSAR NESTA ADMINISTRAÇÃO.TEMOS SAUDADES DE QUANDO ESTA UNIDADE COMEÇOU ERA PARA SER UMA UNIDADE MODELO COMO ERA A FEBEM ANTIGAMENTE NESTE MUNICÍPIO.POR FAVOR NOS AJUDE..................................................... .

    ResponderExcluir
  2. Para de mentiras aqui em Batatais ninguém faz nada para nós da Fundação Casa, depois que mudou a Direção da Unidade ficamos no esquecimento era tudo mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  3. E as autoridades do município não fazem nada para vocês funcionários o Juiz sempre foi muito prestativo e comprometido com a causa, tenho um amigo que trabalhou ai hj esta em FRANCA sempre falou bem desta unidade e disse que o Juiz e Promotor ajuda muito a Direção nas decisões.Porque mudaram as coisas ai em Batatais eu ia pedir transferência não vou mais.A fundação casa precisa realmente ser revista e repensada.

    ResponderExcluir