quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ideia Legislativa - Regulamentação da profissão de agente socioeducador.

Atenção !!! assinem e divulguem para o maior número de pessoas e grupos possíveis!!! Se chegar a 20 mil assinaturas dentro do prazo, a ideia legislativa vai pra comissão do senado ser debatida. 

O site é do próprio Senado, trata-se da regulamentação da profissão de agente socioeducador.

* Enviado por: João Cardoso

Ideia Central
Regulamentação da profissão de agente socioeducador.


Problema
A profissão de socioeducador é identificada no Cadastro Brasileiro de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego, sob o Título/Código 5153-25. Todavia, a profissão carece de regulamentação, que necessita ser realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores , e levada à sanção do Presidente da República.

Exposição
Conforme o Cadastro Brasileiro de Ocupações, o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas.
As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares.
Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados.
Os trabalhadores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.

É preciso dar aos trabalhadores dessas instituições, principalmente aos agentes nas instituições de internação/internação provisória/semiliberdade, subsídios para que possam desempenhar tão importante serviço para a sociedade, conforme determina a CRFB em seu Art.227, bem como a Lei 12.594/12, que instituiu o SINASE.

Esses servidores estão constantemente expostos a condições insalubres, em escalas de serviço agressivas e que contribuem para um alto índice de funcionários afastados por problemas de saúde.
Com funções de extremo desgaste físico e emocional, é fundamental que haja uma previsão para aposentadoria especial, assim como há em outros cargos de similar dedicação e desgaste, como agentes penitenciários, policiais e professores. Da mesma forma que os agentes penitenciários, os agentes socioeducadores são igualmente vítimas de ameaças e agressões, além de conviverem com as mesmas mazelas, como a superlotação e a divisão em facções criminosas. Diante desse quadro, urge que esses profissionais contem com mecanismos e equipamentos de defesa pessoal que garantam a sua integridade física, tanto dentro quanto fora do seu local de trabalho. Além de todos os problemas expostos, que tiram o interesse e afastam muitos servidores, a falta de um piso nacional contribui muito para que o serviço prestado não tenha o necessário caráter de continuidade, tão importante para alcançar os fins pretendidos com as medidas impostas pelo judiciário...





3 comentários:

  1. Bom dia caros colegas. Já fiz minha parte... isso é de suma importante a todos nós!!

    ResponderExcluir
  2. vamos votar,vamos nos fortalecer,votem e divulguem,nao demoira nada é rapido e facil,vamos lá juntos fazemos a diferença,vamos mostrar no senado que somos fortes e unidos.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí amigos, minha parte foi feita também espero que outros assim como nós lutem a favor da nossa causa, a profissão é tudo para o trabalhador!!!
    Vamos votar galera, somos fortes sendo unidos, juntos mostramos nossa força!!!!

    ResponderExcluir