quinta-feira, 17 de julho de 2014

Menores infratores avançam contra PMs durante revista e 11 saem feridos

Menores infratores investiram contra agentes orientadores e estes acionaram policiais militares que usaram balas de borracha 


Adolescentes feridos foram encaminhados para o IML, segundo Sejudh. Eles tentaram evitar revista nos quartos do Centro Socioeducativo de Cuiabá.

Onze menores infratores do Centro Socioeducativo de Cuiabá ficaram feridos após um confronto com policiais militares durante revista na unidade, nesta quarta-feira (16). Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), durante uma revista mais de 30 adolescentes se rebelaram e avançaram contra os policiais. Por conta disso, foi necessário usar munição antimotim.

Após a situação de conflito, os adolescentes atingidos com as munições não-letais foram encaminhados ao Insituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e depois devem ser levados para a delegacia de Polícia Civil para ser registrado o boletim de ocorrência, segundo o superintendente do Sistema Socioeducativo,  Jean Gonçalves. A revista havia sido autorizada pelo Poder Judiciário e Ministério Público Estadual.

Segundo ele, os adolescentes jogaram cadeiras e outros objetos contra os PMs e agentes orientadores que faziam parte da revista. Nenhum dos menores infratores ficou ferido gravemente.

Ao menos 11 adolescentes infratores do Complexo do Pomeri ficaram feridos após 37 deles se rebelarem não aceitando uma revista que seria realizada por agentes orientadores. Armados com pedaços de pedras, os garotos atacaram os agentes inclusive utilizando cadeiras. Policiais militares foram acionados e utilizaram bala de borracha para conter a fúria dos garotos. O motim ocorreu ontem de manhã no momento em que os agentes iniciavam uma revista nas celas do Raio 1. 

Feridos superficialmente, eles foram medicados na própria enfermaria. Em seguida, passaram pelo exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal. Os demais foram trocados de cela para evitar novos confrontos. Numa das celas, os agentes apreenderam um espécie de eletrodo, equipamento que poderia ser usado pelos infratores para dar choque e torturar seus desafetos. 

Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos a revista foi autorizada pela Vara da Infância e Juventude e a ação acompanhada por um servidor da Vara, pois havia a denúncia de que os garotos estavam retirando o ferro das camas de concretos e fazendo com eles armas artesanais. 


Ainda ontem era grande o entra e sai de pessoas no
Complexo do Pomeri, que vive situação cada dia mais grave
Em nota, a secretaria acrescentou que os agentes orientadores não ficaram feridos. O caso será investigado pela Delegacia Especializada do Adolescente.

Os agentes orientadores lembraram que há seis dias conseguiram apreender sete chuços (NAIFAS) – armas artesanais confeccionadas com pedaços de metais – após uma revista na Cela 5 da Ala A. Quatro menores ensaiaram uma tentativa de rebelião, mas desistiram. Eles chegaram a destruir as camas da cela 5 arrancando pedaços de concreto e também os pedaços de ferros que foram transformados em armas artesanais.

Os infratores estavam revoltados porque estavam vendo pela TV o jogo entre Argentina e Holanda e assim que terminou o tempo regulamentar, eles deveria voltar para a cela, mas se rebelaram não acatando as ordens.

“Aqui não tem homem para me colocar lá (na cela)”, desafiou um dos infratores. Os agentes disseram que eles ficariam nas celas e poderiam ver a prorrogação pelo aparelho de TV que seria colocada no corredor.

Revoltados, porque queriam usufruir do conforto da cela, começaram ameaçar um dos agentes orientadores. “A gente vai te matar e toda a sua família. Somos menores mesmo e não vai acontecer nada com a gente, disse um dos adolescentes. 

Depois de muita insistência, os garotos autorizaram os agentes a fazer revista na cela onde apreenderam os chuços escondidos em vários locais.



http://www.cenariomt.com.br/noticia/372359/menores-infratores-avancam-contra-pms-durante-revista-e-11-saem-feridos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário