sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Inserção de adolescentes infratores no mercado de trabalho é pauta na Câmara



 A inserção de adolescentes em conflito com a lei, ou seja, aqueles que cumprem medidas socioeducativas por terem cometido algum ato infracional, foi tema da reunião ordinária da Comissão de Assuntos Socioeconômicos da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira, 26 de agosto.


Os membros da comissão fizeram recente visita à Fundação Casa e perceberam que o maior problema enfrentado pelos jovens é a inserção no mercado de trabalho. Com o objetivo de buscar maneiras de solucionar a questão, a comissão decidiu convidar entidades que trabalham com os jovens, representantes do Executivo e também a direção da Fundação Casa para avaliar possíveis parcerias.
A primeira-dama Rosângela Leme, presidente Fundo Social, apresentou as atividades que o município já desenvolve para capacitação dos jovens, citando o Programa de Educação para o Trabalho e também o convênio com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico).

Rosângela aproveitou a presença do diretor do Senai de Bragança Paulista, Izidoro José de Matos, para propor uma parceria entre Prefeitura, Pronatec e Senai para oferecer cursos diretamente na Fundação Casa, durante o período de acolhimento dos jovens. Izidoro se dispôs a avaliar a possibilidade de convênio com a instituição.

Representantes da Associação Companheiros do Menor de Bragança Paulista (Comenor), Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Conselho Tutelar abordaram a dificuldade de tirar o estigma dos jovens que passam pela Fundação Casa e de todo o trabalho que desempenham para buscar novas perspectivas para o futuro deles.

A Comissão ficou muito satisfeita com esse primeiro contato, que gerou a integração e já uma proposta por parte do Executivo. O segundo passo será tentar reunir mais setores da área educacional para contribuir nas discussões.

A próxima reunião da Comissão acontece em 30 de setembro, terça-feira, às 10h00 no auditório da Câmara.

http://bjd.com.br/site/noticia.php?id_editoria=10&id_noticia=16972

Nenhum comentário:

Postar um comentário