sábado, 13 de setembro de 2014

Jovens da Fundação Casa aprendem matemática com site mais usado no mundo

Adolescentes estudam com a Khan Academy, inclusive para se preparar para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Mais de 140 adolescentes, que cumprem medida socioeducativa de internação em seis centros, aprendem com a maior plataforma online e gratuita de matemática do mundo, a Khan Academy. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Fundação CASA do Estado de São Paulo e a Fundação Lemann, permite aos jovens terem acesso ao site educativo que foi usado por mais de 50 milhões de pessoas no mundo, em 2013.

A ferramenta foi criada por Salman Khan nos EUA e se popularizou depois de uma declaração de Bill Gates de que seus filhos a utilizavam para estudar. Desde janeiro, está disponível em português.

Em uma ou duas oficinas semanais, com uma hora e meia de duração cada, os jovens dos Ensinos Fundamental e Médio, que nunca antes tiveram essa experiência, acessam os conteúdos nos laboratórios de informática dos centros socioeducativos. O acesso à internet fica restrito apenas ao site da Khan Academy, que traz mais de 300 mil exercícios e 1000 videoaulas.

Nessa primeira fase da parceria, algumas CASAs utilizam a Khan Academy: CASAs Rio Tâmisa, na zona leste da capital paulista; Morro Azul, em Limeira; Novo Tempo, em Franco da Rocha; Madre Teresa de Calcutá I e II, em Iaras; e Taubaté.

Cerca de 30 coordenadores pedagógicos, pedagogos e agentes educacionais formados em matemática, foram capacitados para utilizar a plataforma nas aulas da disciplina. Cada equipe teve autonomia de implantar o projeto no centro socioeducativo onde atua, segundo a realidade escolar dos jovens. De acordo com os coordenadores, os adolescentes estão muito interessados e encantados pela ferramenta.

Os professores relatam que os alunos se engajam porque o site oferece desafios e um funcionamento semelhante a um jogo, no qual os alunos ganham pontos e medalhas à medida que progridem.

Segundo a superintendente Pedagógica da Fundação CASA, Marisa Fortunato, o objetivo da parceria é, principalmente, auxiliar os jovens que possuem dificuldade na matemática, que pode ser aprendida de maneira mais interativa e divertida. “A vantagem da Khan Academy é que se utiliza da linguagem da internet, que é mais atraente aos jovens”, afirma Marisa.

A fase experimental da iniciativa vai até dezembro de 2014. Após avaliação conjunta do trabalho realizado, se considerado positivo, a Khan Academy será implementada paulatinamente nos centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo.

A plataforma tem sido utilizada, inclusive, como estudo para os jovens da Fundação CASA que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cuja segunda fase ocorre neste sábado (13 de setembro).

Além dos jovens da Fundação CASA, há mais de 70 mil alunos de escolas públicas usando a ferramenta no Brasil, do Ceará ao Paraná, por meio de parcerias com a Khan Academy no Brasil.

Sobre a Khan Academy
A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos em 2006 por Salman Khan. Tudo começou quando ele, que era analista do mercado financeiro, começou a dar aulas de matemática para sua prima por meio da internet.

Com talento para ensinar, Khan criou a primeira versão da plataforma de exercícios online e passou a publicar videoaulas no Youtube. O conteúdo se tornou popular que Salman Khan passou a se dedicar exclusivamente a Khan Academy, utilizada hoje em mais de 200 países.

Desde janeiro, ela está disponível em português, graças a uma parceria entre a Khan Academy e a Fundação Lemann. Também são parceiros do programa que a leva para as escolas no Brasil, o Instituto Natura, o Instituto Península, o Ismart e a Fundação Telefônica.

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,701922,Jovens_da_Fundacao_Casa_aprendem_matematica_com_site_mais_usado_no_mundo,701922,8.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário