sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Marília registra aumento no número de adolescentes detidos por tráfico

Conselho tutelar de Marília registrou 5.260 ocorrências em 3 meses.
Grupo ajuda famílias com filhos envolvidos com drogas.

Do G1 Bauru e Marília
Aumenta número de adolescentes envolvidos com tráfico  (Foto: Reprodução / TV TEM)Número  de adolescentes envolvidos com tráfico preocupa em Marília (Foto: Reprodução / TV TEM)

O número de adolescentes apreendidos por tráfico de entorpecentes em Marília (SP) já aumentou em relação a 2013 e esse ano mal passou da metade. Em 2013, 80 adolescentes foram apreendidos por envolvimento com drogas em todo o ano. Já neste ano, até o fim de agosto, já foram 84.
Uma mulher, que prefere não se identificar, tem um filho envolvido com drogas e conta que tudo começou com a maconha quando ele tinha apenas 10 anos. “O tempo foi passando e as coisas foram se agravando. Primeira coisa é a mudança de comportamento. Já não queria mais ficar na escola. Mudava para outra escola e dali a pouco saía daquela e ia pra outra. Prestou vestibular, tudo o que ele começava não terminava."
Casos como este estão cada vez mais frequentes, segundo a polícia. O delegado seccional de Marília, Luís Fernando Quinteiro, defende medidas mais duras para adolescentes infratores e diz que todo o problema começa por falta de rigidez da família na educação. "Percebemos que para esses casos a família está desestruturada. O pai e a mãe não têm mais controle, não têm mais domínio sobre o filho. Na minha opinião o que devemos ter são medidas socioeducativas mais rígidas, internação para esse adolescente em um prazo maior e pena mais severa para o traficante que faz esse aliciamento desse adolescente."

Nos meses de abril, maio e junho, o Conselho Tutelar de Marília registrou 5.260 ocorrências. Número 25% maior que a média dos outros trimestres. A maioria dos casos é por evasão escolar e tráfico de drogas. O promotor da vara da infância e da juventude Jurandir Afonso Ferreira também acha que muitos pais perderam a autoridade sobre os filhos e diz ainda que o estado tem sido omisso nas punições. Hoje, o adolescente apreendido com drogas tem a sensação de impunidade já que apenas na terceira vez é internado na Fundação Casa.
Polícia defende medidas mais duras (Foto: Reprodução / TV TEM) 
Polícia defende medidas mais duras
(Foto: Reprodução / TV TEM)

"O Estado não tem coragem de punir porque sabe que não fez a parte preventiva. Nós precisamos trabalhar com a parte preventiva. Precisamos dar esporte, cultura, lazer e um pouco de trabalho para que ele possa acostumar com trabalho e que possa ter um dinheirinho lícito e conviver com pessoas que trabalham que sejam bons exemplos para eles."
Um grupo de pais se reúne uma vez por semana em Marília para conversarem sobre as tentativas de resgatar os filhos das drogas. Para isso contam com a ajuda de quem já enfrentou o problema e venceu. O grupo “O amor exigente” segue uma cartilha com algumas normas simples que devem ser aplicadas em casa como forma de prevenir e também de remediar. "A melhor saída é o que eu passei de experiência eu possa transferir pra quem necessite dessa ajuda. É o caminho que vai ser mostrado pera que ele tenha uma solução no seu problema dentro da sua vida", conta o presidente do grupo Gérson Gomes Coelho.
Foi aplicando essas regras que uma mãe livrou o filho das drogas. "Não gritar, ter outro modo de conversar com nossos filhos sem corrigir, sem agredir. Discordar sem ofender são as frases do amor exigente", ensina a mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário