quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Jovens da Fundação Casa recebem carteira de trabalho


Jovens da Fundação Casa Recebem Carteira de Trabalho

Jovens que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa (Casa 3) de Sorocaba, receberam na manhã desta quinta-feira (16), um instrumento que os ajudará e muito quando deixarem a instituição: a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A ação é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), que é a gestora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), emissor da CTPS, com o Centro Socioeducativo.
        De acordo com Gilberto Vieira Ayres de Campos, da Sedet e membro do conselho gestor do Casa 3, esse é o primeiro passo para aproximar os jovens das inúmeras políticas públicas desenvolvidas no município e voltadas à qualificação, educação, atividades culturais, esportivas e artísticas. “A parceria com a Prefeitura envolve ações de várias secretarias, como as de Esportes, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico”, explicou Campos, que também é coordenador do projeto Metareciclagem (reciclagem de computadores e periféricos).

        A parceria já resultou na doação de 10 kits (computadores e impressora), que estão sendo utilizados pelos jovens no aprendizado de informática. Outra ação que envolverá o PAT é a inserção desses jovens no programa Time do Emprego. Dentre os conteúdos trabalhados nas capacitações desse programa estão o reconhecimento de habilidades, interesses e valores; elaboração de um currículo; preparação para entrevistas; apresentação do mercado de trabalho de Sorocaba e técnicas para procura de emprego.
        O objetivo é que os jovens participem e se cadastrem no banco de dados do PAT,  assim que obtiverem a desinternação. O PAT que também atua na captação de vagas e intermediação de mão de obra, trabalhará na colocação desses jovens no mercado de trabalho.

        Desta vez foram 33 jovens do Casa 3 que receberam o mais importante documento do trabalhador. Mais 235 internos das outras três unidades que, ainda, não tem a carteira também receberão a CTPS. De acordo com o diretor da Casa 3, Moyses Adriano Martins, ter a carteira de trabalho em mãos é o primeiro passo na busca a um emprego. “A oportunidade de trabalho para esses jovens é um fator motivacional muito grande”, disse.

        Moyses Martins destaca que a parceria com a Prefeitura e com a Sociedade Civil, abre uma promissora perspectiva de futuro aos jovens. “É muito importante para que os jovens criem esse vínculo positivo com a sociedade e, assim, poder exercer sua cidadania quando se desinternar”, conclui.

http://www.gazetadevotorantim.com.br/noticia/10672/jovens-da-funda--o-casa-recebem-carteira-de-trabalho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário