segunda-feira, 31 de março de 2014

TRABALHADORES DA FUNDAÇÃO CASA REALIZAM ATO PÚBLICO E ENTRAM EM GREVE NO DIA 10/04

                 

TRABALHADORES DA FUNDAÇÃO CASA REALIZAM ATO PÚBLICO
E ENTRAM EM GREVE NO DIA 10/04
        
Os trabalhadores da Fundação CASA realizarão ato em frente ao MASP, dia 02/04, quarta-feira, às 10hs, com passeata até o Tribunal Regional do Trabalho, finalizando em frente a Secretaria de Justiça. 

O intuito dos trabalhadores é fazer com que o Governo do Estado se sensibilize sobre os problemas que os trabalhadores enfrentam no seu dia a dia. A Campanha Salarial não é somente uma luta por aumento, é também uma luta por melhores condições de trabalho e segurança.

sitraemfaEm Assembleia Geral da categoria, 29/03, na sede do Sindicato dos Químicos (Rua Tamandaré, 348 - Liberdade) e deliberaram pela GREVE GERAL em toda categoria.

Mais de mil trabalhadores do interior, capital, e litoral decretaram GREVE GERAL na categoria, que iniciará a paralisação às 0hs do dia 10 de abril, os trabalhadores já saíram da assembleia em Estado de GREVE.
        
Numa proposta vergonhosa a Fundação CASA ofereceu 3,97% de aumento, que a categoria rejeitou. Os trabalhadores iniciaram sua Campanha Salarial no inicio do mês e a Direção do Sindicato realizou durante este mês intervenções na Casa Civil e Assembleia Legislativa.
        

As principais reivindicações dos trabalhadores são: piso salarial, reajuste real de 53,63%, reposição de perdas, isonomia do Plano de Cargos e Salários e, primordialmente segurança nos locais de trabalho.

Funcionário da Fundação Casa denuncia assédio

Servidor que não quis se identificar diz que muitas vezes os agentes de segurança são destratados

Funcionários da Fundação Casa de Marília denunciam situações de constrangimento pessoal e profissional dentro da unidade. O BOM DIA foi procurado essa semana por um servidor, que ressaltou como é estar em contato com os internos todos os dias.

Ele disse que por muitas vezes os agentes de segurança são destratados pelos adolescentes. “É com muita indignação que presencio o modo arbitrário como a Fundação trata seus funcionários. Hoje um agente de segurança, que ganha R$ 1,2 mil mensais, é destratado constantemente pelos internos e esses, por sua vez, se valem de uma lei que cria adolescentes petulantes e agressivos. Temos que aguentar risadas e humilhações desses adolescentes. O assédio moral na instituição é enorme, a começar pelo plano de carreira.”

Segundo o agente de segurança todo o trabalho feito dentro da unidade vai por ‘água abaixo’ quando esses adolescentes voltam para as ruas.

“Eles dificilmente conseguem mudar de vida, pois mesmo que queiram, ao sair da instituição retornam ao convívio com traficantes e as péssimas condições de vida que deixaram quando do ingresso na instituição. O governo não dá o respaldo necessário para tal. A reincidência é muito maior que o noticiado e com certeza beira os 30%. Outra boa parcela sai com 18 anos da Fundação e no próximo delito vai direto para uma penitenciária.”

Procurada pelo BOM DIA, a assessoria de imprensa da Fundação Casa não deu retorno até o fechamento desta edição.

GREVE /Mais uma vez, o Sitraemfa (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo) entrou com pedido de greve geral em todas as unidades do Estado. Assembleia realizada no último sábado adiou o movimento, mas funcionários mantêm estado de greve. A reivindicação tem como ponto principal a reposição salarial, 30 horas dos técnicos, abertura de mesa de negociação para contratação de novos servidores, entre outros pontos.

http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/16459/Funcionario+da+Fundacao+Casa+denuncia+assedio+

domingo, 30 de março de 2014

Funcionários da Fundação Casa decidem entrar em greve



Mas um grande motivo  para a paralização geral  "somos culpado de tudo que aconteçe com os internos, se fugiu e quebrou o nariz ou  e se morreu afogado. Quantos adolescentes não se machucam quando pulam o muro, quebram perna, arrebentam a cabeça. Ate morte de adolescente que pulou entre dois prédios já foi noticiado aqui. e a culpa é de quem ?

Eu não sei o que aconteceu, com o adolescente que essa mãe diz ter visto com o nariz quebrado, mas só sei uma coisa, não se entrevista alguém que não sabe o que aconteceu, supoe que foi agredido.

A midia está querendo mais uma vez jogar a opnião publica contra nós os agentes a mando de quem ?
Porque que noticias que aconteceu a semanas a traz só foi autorizado agora em plena greve ?

 ANTES DE COLOCAREM MÃES QUE NÃO SABEM O QUE ACONTECEU LÁ DENTRO FALANDO, TERIAM QUE OUVIR OS FATOS CORRETOS.

QUAL A ATENÇÃO DADA AOS FUNCIONARIOS QUE SÃO AGREDIDOS E MORTOS ?

Rones Marciel



Servidores anunciam estado de greve

800 funcionários da região que pedem aumento salarial de 23% e falam em greve se não houver acordo



Funcionários da Fundação Casa entraram, no último sábado (29), em estado de greve. Só na região de Ribeirão Preto, a expectativa é da adesão de pelo menos 800 servidores.
A região mantém unidades da Fundação em Araraquara, Batatais, Franca, Ribeirão e Sertãozinho.
Os trabalhadores estão em campanha salarial e ameaçam entrar em greve definitivamente no dia 10 de abril caso o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não ofereça salário melhor.
A data-base da categoria foi 1º de março e o menor piso salarial é de R$ 700.
A reivindicação feita pelos servidores é de 23,67% de aumento salarial.
Entretanto, o Estado ofereceu como proposta um reajuste de apenas 3,97%.
O presidente do Sintraemfa (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação), Aldo Antonio, avaliou a proposta do Estado como péssima. “Foi uma provocação oferecer apenas 3,97%. Foi um absurdo”, disse.
Segundo o presidente, além da péssima condição salarial dos funcionários, a categoria sofre com a falta de estrutura nas unidades da Fundação Casa.
“Existem problemas com segurança e até falta de material para os menores. Existe até falta de chinelo”, disse.

Número mínimo
Se o Estado não melhorar a proposta, uma nova assembleia será realizada para ratificar o início da greve geral no dia 10.
Entretanto, o sindicato afirma que cumprirá as exigências previstas em legislação, como a manutenção de 30% dos servidores no trabalho.
Só no Estado a Fundação Casa tem em torno de 12,5 mil funcionários.

Obras
A Justiça de Ribeirão Preto não atendeu ao “apelo” do Ministério Público e não impediu que a Fundação Casa mantenha o plano de aumentar o número de vagas na cidade. Uma nova unidade, com 56 vagas, está em construção.
A decisão vai contra o que foi solicitado pelos promotores da Infância e Juventude Ramon Lopes Neto e Luís Henrique Paccagnella.
No documento enviado à Justiça, o MP pede que não seja ampliado o número atual de vagas, alegando que a construção vá ofender normas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Atualmente, o complexo de Ribeirão possui três unidades em funcionamento: Casa Rio Pardo, com 112 vagas; Casa Ribeirão, com 128 vagas; e casa Ouro Verde, com 83 vagas.

http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,938019,Servidores+anunciam+estado+de+greve.aspx

Funcionários da Fundação Casa decidem fazer greve

Categoria rejeitou aumento de 3,97% proposto pela instituição

Do R7

Em assembleia realizada neste sábado (29), funcionários da Fundação Casa decidiram entrar em greve a partir do dia 10 de abril.  De acordo com nota divulgada pelo Sitraemfa (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e a Família do Estado de São Paulo), mais de 1.000 trabalhadores de todo o Estado vão aderir ao movimento.
Ainda de acordo com o sindicato, a categoria rejeitou aumento de 3,97% oferecido pela instituição. As principais reivindicações dos trabalhadores são: piso salarial, reajuste real de 53,63%, reposição de perdas, isonomia do Plano de Cargos e Salários e segurança nos locais de trabalho.
Os agentes penitenciários também optaram por greve para pressionar o governo por melhorias salarias. Durante mais de duas semanas, trabalhadores cruzaram os braços por todo o Estado. No dia 26, em decisão apertada, assembleias gerais aprovaram proposta apresentada pelo governo e finalizaram o movimento.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/funcionarios-da-fundacao-casa-decidem-fazer-greve-29032014

Mulher que teve filha morta por menor de idade implora para falar com Dilma e é rejeitada

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o desespero da mãe de Yorrally Ferreira, menina de apenas 14 anos morta por um ex-namorado também menor de idade.

A mãe portava um cartaz com a frase "Presidenta Dilma, ouça o clamor de uma de muitas mães que choram a perda de seus filhos, ajude-nos". Assista abaixo:
Após sucessivos pedidos, em que chega a implorar por apenas um minuto de conversa com a presidente, Rose desabafou e ainda criticou a presidente: "Eu sei que você não gosta de pobre, mas me ajuda, eu peço misericórdia para você me ajudar, Dilma".

http://www.politicanarede.com/2014/03/mulher-que-teve-filha-morta-por-menor.html

Brasil precisa de boas unidades de internação de jovens infratores, diz CNJ


Todos os estados brasileiros precisam de melhoria nas unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei, avalia o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Márcio da Silva Alexandre. Foi o CNJ que propôs o termo de acordo para o fechamento da Unidade de Internação do Plano Piloto (Uipp), antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), que foi demolido hoje (29) em Brasília.
“Observamos uma unidade ou outra com condições razoáveis e boa estrutura”, disse o magistrado, explicando que a questão arquitetônica é secundária. “O que vale mesmo é o tratamento dado ao adolescente. Às vezes podemos ter unidades semelhantes à prisão, mas com técnicos treinados, uma boa alimentação, boa capacitação, um bom programa de estudo. Mas, infelizmente, nas unidades do país inteiro, nós temos muita dificuldade com essa questão que é da competência do Poder Executivo estadual. Não adianta ficar culpando o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] pelo aumento da violência, pelo aparecimento de novos casos envolvendo os adolescentes. É uma causa social que está diretamente ligada à função de Poder Executivo, que tem atribuição de melhorar todo o sistema socioeducativo”, completou.
O juiz ressaltau ainda que a educação escolar é um fator importante, mas que a capacitação do adolescente é imprescindível. “Há situações em que o garoto não quer estudar, não adianta colocar na melhor escola que ele não vai se interessar e o Estado precisa estar atento a isso. Vamos pensar então em alguma coisa pra esse jovem fazer. Observamos unidades com capacitação profissional fantástica, adolescentes que jogam bem futebol, que têm talento musical ou aquele que pode ser um bom pedreiro, um bom pintor, profissões que não são diminuídas.”
O antigo Caje, no Distrito Federal, apresentava histórico de rebeliões, superlotação e situações de insalubridade que fez com que o CNJ recomendasse, por duas vezes, em 2010 e 2013, o fechamento da unidade. O prédio, inaugurado em 1976, tinha capacidade para 162 socioeducandos, mas chegou a contar com 470, no início de 2013, segundo a Secretaria da Criança do Distrito Federal. Trinta adolescentes e dois servidores morreram na instituição durante seus 38 anos de funcionamento.
Márcio da Silva Alexandre propõs ainda uma reflexão sobre a discussão de redução da maioridade penal. “Neste ano em que o país está sediando um evento internacional [Copa do Mundo] e logo depois tem eleição, a população deve prestar atenção nessas promessas de solução da situação do adolescente infrator. [É preciso] olhar para o sistema carcerário dos adultos e verificar se aquilo ali é adequado para o adolescente. É preciso que a sociedade faça essa reflexão, pensar se a mera redução da maioridade penal é efetivamente a solução do caso. Os adolescentes que praticam crimes são responsabilizados, não há que se falar em impunidade quando o assunto é adolescente infrator, mas eles são punidos dentro da capacidade de desenvolvimento deles, que ainda não está completa.”
Para acompanhamento dos egressos do sistema socioeducativo, a Secretaria da Criança do Distrito Federal lançou um edital em janeiro deste ano para firmar parcerias com entidades da sociedade civil. Segundo a secretária da Criança, Rejane Pitanga, como esse primeiro edital teve pouca participação, um novo deve ser lançado ainda no próximo mês.
“Estamos regionalizando a execução dos projetos. A ideia é que a sociedade civil atue porque temos a clareza de que o Estado não dá conta de tudo. Hoje o índice de reincidência é mais de 80% para os jovens da internação, então se não construirmos o novo rompendo com o velho não mudamos essa realidade”, disse a secretária.

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/03/29/brasil-precisa-de-boas-unidades-de-internacao-de-jovens-infratores-diz-cnj/

sábado, 29 de março de 2014

Funcionários da Fundação Casa dão o grito de Greve !!

SERVIDORES DA FUNDAÇÃO CASA EM RESPOSTA AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

GREVE  !!!!!!!

 

FUNDAÇÃO CASA EM ESTADO DE GREVE E MARCA INICIO DE GREVE PARA AS 00:00 HORAS DO DIA 10 DE ABRIL

E NO   DIA O2/O4/14   REALIZARAM UM ATO PUBLICO   NO VÃO    LIVRE  DO    MASP ;  NA   AV   PAULISTA,  ÁS 10:00 hrs



FUNCIONARIOS DA FUNDACAO CASA REALIZAM ASSEMBLEIA PARA ORGANIZAR PARALISACAO EM ABRIL.

Trabalhadores da Fundação Casa vão entrar em greve a partir do dia 10 de abril

Cerca de mil funcionários rejeitaram reajuste salarial de 3,97% e querem aumento de 53,63%. Sindicato marcou manifestação para a próxima quarta-feira, dia 2

Futura Press
Fachada do Complexo Vila Maria da Fundação Casa: segurança também é reivindicação de trabalhadores
Aproximadamente mil trabalhadores da Fundação Casa em São Paulo decidiram neste sábado (29), em assembleia, que toda a categoria vai entrar em greve a partir do próximo dia 10 de abril em todas as unidades do Estado. A decisão se deve à proposta de 3,97% de reajuste salarial proposta pelo governo do Estado.

“Esse valor não cobre nem a inflação do ano passado”, reclama o diretor do Sindicato da categoria, João Faustino. “Nossas perdas já se acumulam há seis anos.”
Os funcionários da antiga Febem pedem reajuste de 53,63% acima da inflação, além de reposição de perdas, isonomia do Plano de Cargos e Salários e maior segurança no local de trabalho. “O governo acredita que a gente só quer reajuste de salário, mas a segurança nas unidades da Fundação é precária”, argumenta Faustino.

De acordo com o sindicalista, a categoria já esta em estado de greve, mas só vai cruzar os braços de fato a partir do dia 10 porque é preciso “cumprir os trâmites legais”. “Precisamos comunicar o DRT [Delegacia Regional do Trabalho] e o Tribunal Regional do Trabalho, além de orientar os trabalhadores de todas as unidades.”

Ao todo, 12 mil pessoas trabalham na Fundação e podem aderir à greve. Além de correr o interior, os funcionários decidiram na assembleia organizar uma passeata na próxima quarta-feira (2) com saída no Masp com direção ao Tribunal. “Agora a gente precisa quadruplicar as adesões”, conclui Faustino.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2014-03-29/trabalhadores-da-fundacao-casa-vao-entrar-em-greve-a-partir-do-dia-10-de-abril.html

Greve no Degase causa transtorno em visitas neste sábado

A greve dos servidores do Degase provocou transtorno na entrada das visitas em três unidades de internação do sistema socioeducativo durante este sábado (29). Os servidores do Degase só estão executando os serviços essenciais como alimentação, higiene e emergência médica. A visita só ocorreu porque pessoas que estão em cargo de chefia e contratados executaram o trabalho dos agentes socioeducativos.

Mesmo antecipando a entrada dos visitantes, eles realizaram a entrada das visitas de forma lenta e sem proceder a revista necessária. Os grevistas conversaram com familiares e os convenceram em não fornecer produtos de higiene e cigarros aos adolescentes.

Greve no Degase - Centro Socioeducativo Dom Bosco

As visitas não só acataram o pedido dos grevistas como ainda assinaram um abaixo-assinado em apoio à greve dos servidores. Os cigarros para adolescentes são proibidos e o material de higiene tem que ser fornecido pelo Governo.

Cerca de 150 visitantes da Escola João Luis Alves e do Centro Socioeducativo Dom Bosco, antigo Instituto Padre Severino, na Ilha do Governador, zona norte, assinaram o documento. O mesmo ocorreu no CAI-Baixada (Centro de Atendimento Intensivo) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Os grevistas farão piquete na entrada do Educandário Santo Expedito, em Bangu, zona oeste, amanhã às 8h e tentarão convencer os familiares em não compactuar com a omissão do Estado.

O Governo fez a contraproposta de enviar o Plano de Cargos e Salários em abril e conceder um reajuste salarial com o mesmo índice percentual concedido aos inspetores penitenciários durante este governo até o dia 2 de maio.

O SIND-DEGASE realizou uma Assembleia Geral para avaliar a contraproposta nesta sexta-feira (28).  A categoria decidiu rejeitar e manter a greve por tempo indeterminado. Os servidores do Degase querem tudo até o dia 8 de abril.

http://www.sinddegase.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=637%3Agreve-no-degase-causa-transtorno-em-visitas-neste-sabado&catid=28%3A2014&Itemid=4#.UzcvmSmsUtU.facebook


Funcionários feridos, fuga, morte de adolescentes, denuncia de tortura no Complexo Vila Maria

Um dos funcionários feridos na primeira fuga do Complexo Vila Maria, segundo os agentes, foi atingido por um extintor de incêndio na cabeça e permanece em estado grave.

Eles negam praticar tortura aos internos, mas dizem que não há condições de desenvolver ações educativas com os jovens por causa da agressividade deles e do pequeno número de funcionários.

A Fundação Casa nega a superlotação e as denúncias feitas pelos agentes (veja mais nesta página). Além de correção salarial, os funcionários defendem a greve por causa da superlotação das unidades e dizem que a falta de agentes dificulta o controle da "panela de pressão", como o complexo é chamado.

"Os diretores de unidade tiveram de negociar com eles. Para evitar tumulto, eles estão liberados para fumar dentro das unidades. Há também consumo de maconha e cocaína. E eles usam celular para ficar no Facebook, sem que a gente apreenda os aparelhos", relatou um funcionário que pediu para não ter o nome publicado.

A reportagem entrou em uma das páginas apontadas pelo agente. Mostra um adolescente, apenas de bermuda e chinelo, no que aparentemente é o banheiro de uma unidade. Segundo o agente, a imagem foi feita dentro da unidade Vila Nova Conceição, na zona leste da cidade.

"Vários deles ficam no Facebook. Eles colocam PJL no final dos nomes. É paz, justiça e liberdade, lema do PCC (Primeiro Comando da Capital, a facção criminosa que domina os presídios paulistas). Não podemos fazer nada. Temos de deixar. Caso contrário, eles fazem rebelião", disse. Os amigos do rapaz que aparecia na página repassada pelo agente tinham essa sigla em seus nomes. Mas as fotos mostradas foram feitas em locais públicos. Além da Vila Maria e da Vila Nova Conceição, outros agentes relataram problemas parecidos nas unidades Guarulhos e Encosta Norte (no Itaim Paulista, zona leste).

A Fundação Casa afirma que instaurou sindicância interna para apurar as duas ocorrências de fuga registradas no Complexo Vila Maria, na zona norte, na semana retrasada. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, no entanto, todos os internos que foram recapturados passaram por atendimento na enfermaria da unidade e nenhum deles apresentava sinais de agressão.

Jovens infratores relatam sessões de tortura na V. Maria

O Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado apuram denúncia de tortura praticada por funcionários da Fundação Casa (ex-Febem) contra adolescentes, depois de recente tentativa de fuga.

"Os adolescentes relatam severas agressões, que podem se caracterizar em maus-tratos ou torturas, perpetradas pelos agentes da Fundação, direcionadas especialmente às cabeças. Segundo relatos, há adolescentes com lesões aparentes, dentes quebrados e isolados 'em tranca' (isolados dos demais internos) depois disso", diz trecho da representação, feita pelo Coletivo de Advogados de Direitos Humanos (CADhu).

Pessoas ligadas às unidades afirmaram ao Estado que os internos que ficaram no complexo depois das fugas também foram vítimas de violência. Mas as agressões teriam se dirigido especialmente aos adolescentes que tentaram fugir.

As fugas ocorreram na madrugada dos dias 15 e 16. A primeira foi maior, com 37 menores que conseguiram escapar das unidades Nova Vida e Paulista, que fazem parte do complexo. Desses, sete foram recapturados, de acordo com a Fundação.

No caso seguinte, a fuga foi de cinco adolescentes que estavam na unidade Bela Vista. Dois dos internos estão foragidos. Um deles foi recapturado. Os dois restantes foram encontrados mortos no dia 18, boiando no Rio Tietê. Seus corpos foram retirados do rio pelos bombeiros.

Segundo relatos de funcionários, houve confronto entre servidores e detentos nas tentativas de fuga. Quatro agentes terminaram feridos. Um deles, atingido por um extintor de incêndio, ainda está internado.

Exemplo. "Pelos relatos que colhemos, os casos de tortura que existem na Fundação Casa, especialmente nesta unidade, são sistemáticos e vêm se intensificando ao longo dos anos. A fuga foi uma resposta a essa situação. Depois disso, como é de praxe na instituição, houve uma sessão severa de espancamento, na modalidade de tortura como submissão. Os torturados serviram de exemplo para os outros - como forma de tentar evitar novas fugas", disse a advogada Eloísa Machado, que faz parte do CADhu. "Além de fazermos a representação, despachamos com todos os órgãos acionados para cobrar providências", afirmou.

A representação dos advogados pede visita às unidades e apuração da morte - o texto fala do encontro de um corpo apenas e do desaparecimento de outro; a Fundação confirma que os dois estavam no Tietê. Organizações como Mães de Maio e Associação de Amigos e Familiares de Presos (Amparar) também acompanham o processo.

A juíza corregedora permanente da Fundação Casa do Tribunal de Justiça, Maria Elisa Silva Gabin, informou que apura os fatos e determinou inspeção judicial na unidade. Por meio da assessoria de imprensa do TJ, ela afirmou que já ouviu os diretores das unidades e também a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella.

O Ministério Público também investiga a denúncia. A reportagem não conseguiu confirmar quais ações foram tomadas pela Defensoria Pública.


FONTES

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,jovens-infratores-relatam-sessoes-de-tortura-na-v-maria,1146555,0.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,fundacao-casa-diz-que-nao-compactua-com-agressoes,1146489,0.htm



sexta-feira, 28 de março de 2014

assembleia F casa 29 03

FUNCIONARIOS DO DEGASE FIZERAM NOVA ASSEBLÉIA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO DE JANEIRO - Sitema socioeducativo em greve

Servidores do Degase farão nova assembleia

Ultimas noticias da greve dos agentes do DEGASE

Em greve desde a última terça-feira, os servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) fizeram uma nova assembleia nesta sexta-feira, às 16h, na Estrada dos Maracajás s/nº, na Ilha do Governador. A categoria ainda aguarda uma confirmação oficial da proposta feita pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão, na última segunda-feira. Segundo o Sindicato dos Servidores do Degase, apenas os serviços essenciais estão sendo mantidos.

Os trabalhadores do órgão atuam no Centro de Medidas Socioeducativas, e uma das reivindicações dos empregados é  equiparação salarial com os agentes da SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária).

Os servidores reivindicam o retorno imediato do pagamento do Plano de Cargos e Salários, que segundo eles está suspenso desde 2011, e uma política de reajuste salarial como é praticada em relação aos servidores da SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária).


Leia mais: http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/funcionarios-do-degase-terao-nova-assembleia-nesta-sexta-feira-12012010.html#ixzz2xIDHvKze

Governo do Estado de São Paulo autoriza pagamento do Bônus por Resultados para servidores Fundação Casa


Governo autoriza pagamento do Bônus por Resultados

Governo autoriza pagamento do Bônus por Resultados

Servidores terão direito até 93,73% de seu salário de dezembro de 2013; pagamento estará disponível em conta a partir das 24horas

O Governo do Estado de São Paulo autorizou o pagamento do Programa de Bonificação por Resultados do exercício de 2013 aos servidores da Fundação CASA. O índice obtido e ratificado pelo governo foi de 93,73%. O pagamento estará disponível na conta corrente do servidor nesta sexta-feira (28 de março), a partir das 24 horas. Veja o comunicado do RH.


“O bônus beneficiará os servidores que participaram do cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa em 2013”, disse Berenice Giannella, presidente da CASA. “Todos estão de parabéns”, completou.

Assim, todos os servidores que cumpriram os requisitos e regras estabelecidos pela norma do Programa terão direito a receber a título de bônus um valor até 93,73% de seu salário de dezembro de 2013, com os descontos de praxe.

Maurício da Silva Correia, que coordena os trabalhos, também explica que os pagamentos dos servidores que interpuseram recurso à Comissão Interna do Programa de Bonificação por Resultados deverão aguardar a análise da Comissão e a apreciação da Presidência para perceberem o valor do bônus.

Bônus por Resultados

Após o período de avaliação (janeiro a dezembro de 2013), o bônus beneficiou os servidores pelos resultados da Fundação CASA-SP que foram gerados pelo comprometimento e assiduidade de cada um.

O Programa de Bonificação por Resultados (BR), mais do que uma prestação pecuniária paga aos funcionários por cumprir as 12 metas dos indicadores estabelecidos, colabora na modernização da administração da Fundação CASA e, consequentemente, no aprimoramento de seus resultados na execução das medidas socioeducativas.

Os indicadores foram custo total do Adolescente e índices de Satisfação do Poder Judiciário, de Satisfação do Ministério Público, de Reincidência, de Execução Orçamentária de Investimento, de elaboração de Relatório Polidimencional, de Plano Individual de Atendimento, de Adolescentes Inseridos na Escola Formal, de Adolescentes com Certificado do Ensino Profissional Básico, de Emissões de RG e cartão do SUS e, por fim, de Identificação Digital.

O Programa de Bonificação por Resultados é uma iniciativa da presidente da Fundação CASA-SP, Berenice Giannella, implantado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2012 e inédito entre as Fundações do governo.


FONTE: 
Home - Fundação CASA

Release da Campanha Salarial do SITRAEMFA

 CARTA ABERTA - A comissão de negociação salarial juntamente com a Deireção do sindicato vem tornar público que após a apresentação da pauta de reinvidicação da categoria em inicio de fevereiro e ter ocorrido a primeira rodada de negociação do dia 20 de fevereiro, a Fundação não mais procurou a Direção do SITRAEMFA,  que permanece a disposição.

Ressaltando que foram protocoladas 53 cláusulas, sendo elas socias e economicas, Destacando que a nossa categoria reinvidica com urgência melhores condições de trabalho e um sálario compativel com a sócioeducação, uma vez que estamos expostos ao risco da função, insalubridade, precarização do ambiente de trabalho que levam os trabalhadores a doenças (que afetam a saúde do trabalhador)

Analisando a conjuntura do Estado de São Paulo percebemos a falência dos projetos sociais, o sucateamento dos serviços públicos como a saúde e a educação.

No campo da segurança pública vivemos a greve dos agentes penitenciário, que não lutam apenas por salãrios mas por melhores condições de trabalhop, fato que não é diferente na Fundação CASA.

Nossa categoria se encontra impaciente diante da falta de respeito do governo em dialogar, em não bucar através do consenso a valorização e respeito da classe

Dante dos fatos convocamos todos os trabalhadores a se mobilizarem e se unirem na assembléia Geral que acontecerá   amanhã dia 29 de março, de decidirá os rumos da categoria.


comissão de negociação SITRAEMFA

Sindicato dos servidores da socioeducação do Paraná ameaça governo com dossiê bombastico

AOS SERVIDORES DA SOCIOEDUCAÇÃO. (Paraná)

SINDSEC
Sindicato dos Servidores da Socioeducação do Paraná
_ Não teremos nenhum aumento real na data- base, em primeiro de maio segundo estimativa do período  inflação, ou seja, 6,06% 

isso que poderá ser o nosso reajuste, nada esta garantido. 

Na verdade, isso não é novidade no governo Beto Richa que só corrige os salários pela inflação, más que gosta de fazer média com o chapéu dos outros, enquanto o Salário mínimo Regional ficará em 7.34%.

- Enquanto isso,  nossas reivindicações  não serão  atendidas! o sonho    (carreira, equiparação) acaba dia 04/04/20104. Existe uma planilha de cáculo de impacto fianceiro da GADI, más a  Secretária não nos atende, o que ela prometeu no início de sua gestão e depois assumiu compromisso não tem mais valor!

- Para informação da categoria, estamos finalizando um dossiê bombastico das mazelas da Socieducação para os devidos encaminhamentos aos orgãos competente , e as devidas autoridades, também apresentaremos aos futuros cadindatos ao governo do Estado e ouviremos suas propostas.

http://www.sindsec.com/aos-servidores-da-socioeducacao/

Detalhamento da proposta aprovada para os Agentes Penitenciários

270314proposta
Além dos ganhos financeiros, outros itens da pauta de reivindicações conseguiram avanço


Foi encerrada ontem a greve dos servidores do sistema prisional paulista. A proposta financeira foi formalmente apresentada na ata de reunião de negociação (veja aqui). Mas além dela, houve também um acordo que prevê uma negociação da pauta de condições de trabalho e saúde do trabalhador que contempla todos os servidores do sistema.
A proposta agora segue para a Assembleia Legislativa para ser aprovada e depois sancionada.

REDUÇÃO DE CLASSE DOS ASPs

O item da pauta de negociação que mais deu trabalho foi o pedido de redução de duas classes para os agentes de segurança penitenciária. Desde o início o governo bateu martelo informando que seria impossível reduzir as duas classes. O impasse só foi solucionado quando o presidente do SIFUSPESP João Rinaldo Machado fez uma proposta alternativa, de reduzir uma classe agora aumentando o valor do reajuste financeiro, para que se aproximasse do reajuste que haveria caso as duas classes fossem reduzidas.
A redução de uma classe significa na prática uma reestruturação da carreira. Não houve apenas a extinção de um nível; houve a promoção financeira automática de todos os ASPs para os valores que correspondem a um nível acima do que estão hoje enquadrados. Além disso, do nível II a nível VIII houve, além da progressão financeira, um reajuste a mais. Dessa forma:
ASP I vai continuar ASP I, só que recebendo o que hoje o ASP II recebe;
ASP II vai continuar ASP II, mas o salário vai ser igual ao que hoje é o salário do ASP III + reajuste;
ASP III vai continuar ASP III, mas o salário vai ser igual ao que hoje é o salário do ASP IV + reajuste;
ASP IV vai continuar ASP IV, mas o salário vai ser igual ao que hoje é o salário do ASP V + reajuste;
ASP V vai continuar ASP V, mas o salário vai ser igual ao que hoje é o salário do ASP VI + reajuste;
ASP VI vai continuar ASP VI, mas o salário vai ser igual ao que hoje é o salário do ASP VI + reajuste;
ASP VII vai continuar ASP VII, mas o salário vai ser igual ao que hoje é o salário do ASP VIII + reajuste;
Já o ASP VIII vai passar a ser ASP VII (topo da carreira), só que vai receber também reajuste no seu salário atual.
A redução de dois níveis para os ASPs é item da pauta de reivindicação aprovada em assembleias do SIFUSPESP, com objetivo de possibilitar a todos os agentes de segurança que se aposentem aos 30 anos de serviço (aposentadoria especial conquistada em 2010) no topo da carreira. Acontece que nesta negociação foi aprovada também a redução do interstício de promoção (que agora será linear: 3 anos de interstício para cada nível) e o percentual de servidores promovidos passa a ser de 30% (ao invés dos atuais 20%). Esse conjunto que envolve a reestruturação na carreira dos ASPs já possibilita que os agentes se aposentem aos 30 anos de serviço na última classe, como era reivindicado.
Outra coisa: a diferença salarial entre um nível e outro (dos níveis II a VII) mudou. ASP II receberá 8% a mais que ASP I. E dos níveis III a VIII essa diferença será de 6,7%.
Na tabela abaixo há um resumo das mudanças. Os valores abaixo se referem ao salário-base somado ao RETP. Não estão sendo considerados os adicionais de insalubridade, quinquênio e sexta-parte, cujos valores também sofrerão incidência do reajuste.

Quem hoje é Ganha hoje
(salário + RETP)
Passará a ser Ganhando (salário +RETP)
Valor real a mais no salário*
ASP I R$ 2.361,38 ASP I 2.543,28 181,90
ASP II R$ 2.543,28 ASP II 2.746,74 203,46
ASP III R$ 2.651,68 ASP III 2.895,50 243,82
ASP IV R$ 2.760,12 ASP IV 3.089,49 329,37
ASP V R$ 2.975,84 ASP V 3.296,49 320,65
ASP VI R$ 3.204,40 ASP VI 3.517,   36 312,96
ASP VII R$ 3.420,16 ASP VII 3.753,02 332,86
ASP VIII R$ 3.657,50 ASP VII 3.753,02 95,52

AEVPs

Neste quesito o governo estadual estrategicamente tentou desarticular qualquer forma de pressão do SIFUSPESP negociando isoladamente com o Sindespe – entidade que foi convidada a participar da Coordenação Unificada de Greve, mas optou por atender à solicitação da equipe do governo.
O SIFUSPESP oficiará o Governo do Estado, afinal de contas a estratégia de dividir para enfraquecer historicamente sempre trouxe grandes prejuízos para os trabalhadores. Queremos uma agenda também para discutir as péssimas condições de trabalho dos AEVPs.

ANISTIA AOS GREVISTAS

Está assegurado na Constituição o Direito de Greve, que o governo quis negar à categoria com ameaças de punição severa aos servidores que estavam mobilizados e às entidades representativas. E a garantia deste direito foi defendida pela Coordenação de Greve de forma incontestável.
Assim, todos os servidores que participaram da greve dentro do que é estipulado pela Lei de Greve (como sempre orientou o sindicato) não terão os dias de paralisação descontados e nem poderão ser punidos. No entanto, o governo argumentou que houve excessos como depredação ao patrimônio e até agressões. Esses casos extremos e descumpridores da Lei de Greve serão submetidos a avaliação de uma comissão tripartite (integrantes do governo, dos sindicatos e do Ministério Público do Trabalho). O SIFUSPESP, como prometeu, estará à disposição de todos os servidores e prestará atendimento jurídico a todos que se sentirem prejudicados.
A anistia aos grevistas foi um ponto que a Coordenação de Greve considerou inegociável, ou seja, não se admitiu que o governo tentasse qualquer ação para inibir os servidores a se manifestarem. Isso é importante para manter a categoria ciente de que pode protestar sem receios, dentro da legalidade. Extermina o medo e estimula a união em defesa dos direitos.

BICO E BÔNUS

Em relação à criação de um bônus anual e do pagamento de hora extra para os agentes, fica valendo a proposta inicial do governo. Os dois itens da pauta, apesar de já aprovados pela categoria e pelo governo, ainda serão objeto de discussão quanto à regulamentação. A posição do SIFUSPESP não mudou em relação a estes itens: é preciso discutir e conseguir formular os requisitos desses benefícios de forma muito cuidadosa para que eles não se voltem contra a categoria.
O “bico” é na verdade uma Diária Especial por Jornada Extraordinária Penitenciária (DEJEP). A princípio, o SIFUSPESP e o Sindcop são contrários à proposta de bico legalizado por entenderem que os funcionários devem ter um salário digno sem precisar trabalhar extra. Se essa diária for uma compensação para as convocações extras, é válida. Por enquanto, o que se sabe é que a diária poderá atender até 632 servidores da área da segurança no valor de R$ 161,12/dia, limitado ao máximo de 10 diárias extras por mês para cada servidor. A regulamentação dessa diária será discutida entre SAP e sindicatos.
Quanto ao bônus, ficou definida a criação de um grupo de trabalho, dentro do prazo máximo de 30 dias, para elaborar os indicadores e metas. O SIFUSPESP também se mantém crítico em relação a este bônus por não beneficiar a todos os servidores. As regras para a concessão do bônus serão discutidas entre governo e sindicatos.
ÁREA-MEIO
Ficou mantida a proposta inicial do governo na questão do reajuste do adicional de periculosidade. Atenderá aos servidores da área-meio, que não tiveram reajuste salarial em 2013. O reajuste do adicional será de 39,66%, o que equivale a R$ 71,00 a mais (passa de R$ 179,00 para R$ 250,00). Segundo o governo, o índice de reajuste supera os 16,6% do IPC-FIPE de janeiro de 2011 a janeiro de 2014. O SIFUSPESP e o Sindcop defendem um reajuste maior referente ao período de 1997 a 2014, que dará um valor real de cerca de R$ 413,00. Esta questão voltará à mesa de negociação dentro de 40 dias, quando o governo vai negociar com os sindicatos as reivindicações referentes à pauta da campanha salarial 2014.
A criação da Lei Orgânica também foi exigida pelo SIFUSPESP. O secretário da Casa Civil ficou responsável por montar uma equipe para estudar e propor a Lei Orgânica dos servidores do sistema prisional paulista, junto com os sindicatos.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

O SIFUSPESP tem o entendimento que a questão salarial é importante, mas as péssimas condições de trabalho a que hoje os servidores são submetidos é que precisam ser resolvidas com urgência ainda maior.
Sabe-se que todos os itens da pauta de condições de trabalho e saúde do trabalhador do sistema prisional paulista não serão atendidos em uma única reunião e nem de uma única vez. No entanto, na negociação encerrada ontem, ficou definido que já na próxima semana as condições de trabalho e saúde do trabalhador vão ser objeto de nova agenda de negociação direta entre sindicatos e a SAP, com transparência de dados e encaminhamento de soluções.
A pauta é imensa, e tem como item em destaque a relação proporcional entre o número de servidores e o número de presos por unidade. Primeiro, o sindicato quer ter acesso integral aos estudos que a SAP já tem sobre este assunto. Depois, quer fechar um acordo com o governo sobre novas contratações e garantias legais de reposição imediata de servidores. A SAP já sinalizou ter uma proposta neste sentido.
Outros temas em destaque nessa pauta que começará a ser resolvida na próxima semana: novas contratações; transparência na LPT; restrições a transferências ‘a bem do serviço público’; desvios de função; estrutura das unidades; punição em casos de abuso de poder por parte da direção contra os servidores; entre outros.

REIVINDICAÇÕES DA CAMPANHA 2014

Ficou determinado ainda, na negociação entre o governo e a Coordenação de Greve, que os itens da pauta de reivindicações da campanha salarial 2014 serão discutidos no prazo máximo de 40 dias. Nessa nova negociação entra novamente em discussão a pauta financeira dos servidores.

http://www.sifuspesp.org.br/index.php/materia-2/2457-270314detalhe.html

quinta-feira, 27 de março de 2014

Fundação Casa de São Bernardo destruída em rebelião já teve tentativas de fuga mês passado


Desta vez, cinco jovem fugiram; destes, quatro foram recapturados; ninguém ficou ferido 

 Uma rebelião de adolescentes aconteceu na unidade da Fundação Casa no bairro Batistini, em São Bernardo, região do ABC, Grande São Paulo, na noite desta quarta-feira (26). Os jovens fizeram funcionários reféns e destruíram parte do prédio.


São Bernardo possuiu duas unidades da Fundação Casa que
 ficam no mesmo terreno e abrigam jovem que
cometeram crimes pela 1ª vez
Reprodução/Rede Record
 No mês passado, houve duas tentativas de fuga na mesma unidade. O motim começou por volta das 20h30 depois das atividades noturnas dos internos. Cinco funcionários da fundação foram cercados e agarrados pelos adolescentes, que atearam fogo em colchões e queimaram alguns dormitórios.

 Os jovens também quebraram mesas e cadeiras de plástico e usaram pedaços de móveis como arma. O cadeado de um dos portões foi estourado.






Um grupo de cindo adolescentes escalou uma grade, que fica nos fundos da fundação, e conseguiu pular para a rua.

Tentativa de fuga termina em motim na Fundação Casa na Grande SP

Uma tentativa de fuga terminou em motim na unidade da Fundação Casa (antiga Febem) no bairro Batistini, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por volta das 20h30 de quarta-feira (26). Cinco funcionários foram mantidos reféns.
Segundo a Fundação Casa, quatro adolescentes iniciaram o motim e fizeram cinco funcionarios refens no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de São Bernardo I, após uma tentativa frustrada de fuga.
O motim foi controlado após uma breve negocição da superintendência de segurança da instituição com os internos.



As circunstâncias da ação de fuga e o motim serão investigadas pela corregedoria da Fundação Casa.

A unidade da Fundação Casa São Bernardo I tem capacidade para 64 adolescentes em internação e no momento estava superlotada, de acordo com a instituição.

 A Polícia Militar foi acionada e cercou a unidade para impedir novas fugas. Os funcionários foram libertados logo em seguida, após a Superintendência de Segurança e Disciplina da Fundação Casa negociar com os jovens amotinados. Os reféns não foram feridos.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/menores-fazem-rebeliao-em-unidade-da-fundacao-casa-27032014

 


Falta habilidade

A situação do sistema prisional paulista é desesperadora: uma bomba prestes a explodir. São mais de 200 mil detentos que convivem em diversos presídios em todo o Estado. Com a greve dos funcionários da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), o momento fica mais crítico ainda. Os trabalhadores buscam melhores salários e condições de trabalho. Já apresentaram a reivindicação ao governo paulista e foram recebidos de forma inadequada. A questão deveria ser encarada com mais seriedade, até mesmo em função dos problemas que o Estado pode ter se acaso existirem rebeliões no sistema prisional.
 
O atual titular da Pasta, Lourival Gomes, parece que ainda está subordinado diretamente ao seu ex-chefe, Antônio Ferreira Pinto, que hoje faz parte do grupo de outro partido político, adversário declarado do PSDB nas eleições estaduais. Assim, começo a imaginar que, quanto pior for a situação nos presídios, melhor é para aqueles que disputarão o governo estadual em outubro contra Alckmin. Mas talvez não seja essa a conclusão tomada por outras lideranças tucanas.
 
Da mesma maneira como acompanho com preocupação a falta de atitude do Secretário da Administração Penitenciária para evitar que essa greve se estenda, é bastante difícil aceitar a maneira como vem sendo conduzida a Fundação Casa, com a intocável Berenice Giannella. É mais fácil uma audiência com o Papa Francisco ou com Barach Obama do que falar com ela. E se não bastasse tudo isso, as entidades de policiais militares estão tentando de todas as formas negociar de forma sensata com o Governo. Se não existir uma resposta positiva, poderemos também encarar manifestações da categoria.
 
Um dos pecados de um governo prolongado é a acomodação e falta de vontade dos elementos que compõem a cúpula responsável por ações rápidas e eficientes. O grupo de Geraldo Alckmin padece dessa doença.
 
Rafael Silva
deputado estadual pelo PDT
 
http://www.gcn.net.br/noticia/245656/opiniao/2014/03/falta-habilidade

SP: agentes penitenciários aceitam proposta e encerram greve

Após 15 dias de greve e dois de negociação com o governo do Estado, os agentes penitenciários de São Paulo decidiram na noite desta quarta-feira aceitar a proposta apresentada pelo governo e encerrar a paralisação da categoria, iniciada em 10 de março. Eles retornam ao trabalho a partir da 0h desta quinta-feira.

A decisão, tomada em 19 assembleias realizadas na capital e interior do Estado, foi apertada: em 11 assembleias (Balbinos, São José do Rio Preto, São Vicente, Bauru, Marília, Assis, Avaré, Mirandópolis, Andradina, Franco da Rocha e Campinas), os agentes decidiram pelo fim do movimento. Em oito (Suzano, Taubaté, Sorocaba, Lucélia, Ribeirão Preto, Itapetininga, Presidente Prudente e São Paulo) os agentes votara pela continuidade da paralisação.

​“Tivemos uma decisão apertada, a categoria está dividida, mas uma maioria optou pela volta ao trabalho e então vamos voltar. Mas o importante é que, apesar da decisão apertada, a greve mostrou que a categoria está amadurecida e vai aceitar a decisão da maioria”, declarou João Alfredo de Oliveira, diretor do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp).  “Foi uma vitória da categoria, que está unida e soube fazer um movimento sem baderna, sem quebra-quebra, com responsabilidade”, completou Oliveira.

A proposta do governo foi aceita pela comissão unificada de greve depois de oito horas de rodada de negociação nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes. A rodada foi intermediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que chamou as partes para uma tentativa de acordo. Os grevistas suspenderam a paralisação por 48 horas para negociar, mas o primeiro dia de negociação terminou sem acordo. No segundo dia, nesta quarta, foram necessárias oito horas de reunião para se chegar a uma proposta que agradasse os dois lados.

Pela proposta do governo, apenas um nível de carreira será extinto, caindo de oito para sete níveis - os grevistas queriam seis níveis. Mas o governo concordou em dar reajustes que variam conforme o nível e a conceder promoção imediata a todos servidores, o que na prática reajusta os salários entre 7,7% a 11,9%.  Para o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), o reajuste é razoável, porque mais da metade dos 37 mil servidores do sistema prisional, que estão enquadrados entre a terceira e quinta classes, terão reajustes entre 9,2% e 11,9%.

http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/sp-agentes-penitenciarios-aceitam-proposta-e-encerram-greve,9ce6732643105410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Funcionários de abrigo de menores fazem greve na Zona Oeste do Rio

Segundo um dos grevistas, condições da unidade são desumanas.
Com a paralisação, jovens estão sem banho de sol e audiências.


Agentes do educandário Santo Expedito entram em greve (Foto: Gabriel Barreira/ G1)Agentes do educandário Santo Expedito entram em greve (Foto: Gabriel Barreira/ G1)

Os adolescentes apreendidos em unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Rio de Janeiro estão, desde terça-feira (25), com banho de sol, audiências, visitas e demais atividades suspensas. A medida acontece por conta do protesto de agentes socioeducativos do departamento, que reivindicam o ajuste do plano de cargos e salários, que estaria congelado. De acordo com o sindicato dos agentes, cerca de 350 funcionários estão de braços cruzados.

Um dos agentes do Educandário Santo Expedito, em Gericinó, Zona Oeste do Rio, que preferiu não se identificar, afirmou que as condições de trabalho são desumanas e o local não é capaz de oferecer condições de restabelecimento socioeducativo aos jovens.
O local fica a poucos metros do Complexo Penitenciário que abriga presídios como Bangu I e Bangu II — os quais são administrados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Por conta das semelhanças com o Complexo, o Educandário é chamado ironicamente de Bangu 0 e, dentre os pedidos dos grevistas, está ter o salário equiparado ao dos agentes penitenciários da Seap.
De acordo com Julio César Peçanha, um dos líderes da paralisação, o risco de vida no trabalho também é grande.
"Os jovens estão recebendo alimentação e cuidados médicos, somente o necessário. A greve vai até domingo e esperamos uma contraproposta do governo para melhorar nossas condições de trabalho. Só no ano passado morreram quatro agentes aqui", disse Julio César.
À espera da oficialização da proposta do Governo, o comando de greve decidiu não marcar uma assembleia geral até ter um documento oficial em mãos.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/03/funcionarios-de-abrigo-de-menores-fazem-greve-na-zona-oeste-do-rio.html

Plenário da Câmara aprova porte de arma para agentes penitenciários

Projeto de lei do governo exige capacitação e dedicação exclusiva.
Governo havia vetado em 2013 outras propostas sobre o assunto.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) projeto de lei encaminhado pelo governo federal que autoriza o porte de arma de fogo por agentes penitenciários e guardas prisionais fora do serviço. O texto segue para análise no Senado.

A proposta aprovada pelos deputados restringe o uso de armas a profissionais que trabalham em regime de dedicação exclusiva e que possuam o que a proposta descreve como "formação funcional adequada", segundo informou o relator da projeto, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). O texto também estabelece que a autorização deve ser subordinada a mecanismos de fiscalização e controle interno.

Diferente de outras propostas semelhantes já aprovadas pelo Congresso e vetadas pela presidente da República, Dilma Roussef, a matéria impõe exigências para os profissionais que forem manejar as armas.

No ano passado, Dilma vetou dois projetos que tratavam do assunto. Em outubro, ao vetar artigo incluído em medida provisória, a presidente justificou que a ampliação do direito ao porte de arma funcional "deve ser acompanhada das devidas precauções legais".

Na justificativa do projeto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, explica que a concessão do porte de arma é uma "demanda desta categoria profissional pela autorização legal para portar arma de fogo, mesmo fora do serviço, seguindo regras específicas e diferenciadas daquelas a que estão sujeitos os demais cidadãos".

Em 2013, centenas de agentes penitenciários acamparam por semanas em frente ao Congresso em defesa do pedido.

A proposta prevê ainda que guardas portuários também poderão portar arma, seja ela de propriedade particular ou cedida pela respectiva corporação. O relator da proposta na Câmara, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), disse que, apesar de esperar "sanção rápida", o governo "tem todo o direito" de vetar o que "bem entender".

"Esperamos que o governo possa sancionar rapidamente, garantindo àqueles que não têm arma possam ter, para defender a sociedade, porque todo bandido tem arma, mas o agente penitenciário não tem", declarou o parlamentar.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/03/plenario-da-camara-aprova-porte-de-arma-por-agentes-penitenciarios.html