sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Continua agressões contra servidores do sistema socioeducativo pelo Brasil

Desta vez o Rio de Janeiro em foco sobre agressões  a socioeducadores


veja a situação dos agentes socioeducativos do RJ
                                 

DIRETORA DO CENSE PACGC É AGREDIDA PELAS INTERNAS.
POR VOLTA DAS 17 HORAS DO DIA 08/01/2015, ACONTECEU UMA AGRESSÃO FÍSICA E PRINCIPIO DE MOTIM NO CENTRO DE SOCIOEDUCAÇÃO PROFESSOR ANTONIO CARLOS GOMES DA COSTA - PACGC (ANTIGO INSTITUTO SANTOS DUMONT), UNIDADE FEMININA DE INTERNAÇÃO DO NOVO DEGASE.

APÓS UMA REVISTA MINUCIOSA DE ROTINA NA UNIDADE, FORAM ACHADOS DIVERSOS MATERIAIS NÃO PERMITIDOS E QUE PODERIAM SER USADOS COMO ARMAS, TAIS COMO AGULHAS DE CROCHÊ E GILETES. AS INTERNAS NÃO GOSTARAM DA INSPEÇÃO E APREENSÃO DESSES E OUTROS MATERIAIS.

POUCOS INSTANTES ANTES DA VISITA PROGRAMADA PELA ARQUIDIOCESE DO RIO NA UNIDADE, COM A TREZENA DE SÃO SEBASTIÃO, DO ARCEBISPO DO RIO, CARDEAL DOM ORANI TEMPESTA, AS INTERNAS COMEÇARAM O TUMULTO.

A DIRETORA DA UNIDADE, MARIZÉLIA, FOI ATÉ O PÁTIO DA UNIDADE, A FIM DE AJUDAR NA SOLUÇÃO DO IMPASSE E EXPLICAR AS NORMAS DA UNIDADE, QUANDO FOI AGREDIDA PELAS INTERNAS COM TAPAS E PUXÕES DE CABELO, TENDO SIDO ATIRADA AO CHÃO POR UMA DAS MENORES E QUEBRADO SEU ÓCULOS.
AO MENOS UMA INTERNA FOI CONDUZIDA A 37° DP, ONDE FOI REGISTRADO O FATO ANÁLOGO AO CRIME.

E no dia seguinte

UNIDADE FEMININA DO DEGASE.
 DIA 09/01/2015,  NOVO PRINCÍPIO DE MOTIM NO PACGC (ANTIGO SANTOS DUMONT). DESTA VEZ, AS AGRESSÕES FORAM DESFERIDAS CONTRA O SUB DIRETOR DA UNIDADE, QUE FOI AGREDIDO COM SOCOS E CHUTES PELAS INTERNAS DA UNIDADE. A CONFUSÃO TEVE INICIO APÓS O ALMOÇO, ONDE FOI DERRUBADO O BEBEDOURO DA UNIDADE A CHUTES, COM UMA GRANDE CONFUSÃO. 

FORAM QUEBRADOS VASOS DE PLANTAS E JOGADAS CADEIRAS CONTRA OS AGENTES, ALÉM DE VÁRIOS XINGAMENTOS. NO DIA ANTERIOR, SEGUNDO INFORMES, JÁ TINHAM AGREDIDO A DIRETORA, ARRANCANDO CABELOS E QUEBRANDO SEUS ÓCULOS. AMBOS OS CASOS FORAM REGISTRADOS NA 37 DP.

TENTATIVA DE ASSASSINATO DENTRO DA UNIDADE EJLA.
DIA 08/01/2015, SEGUNDO INFORME DE AGENTES DA UNIDADE EJLA - ESCOLA JOÃO LUIZ ALVES, UNIDADE DE INTERNAÇÃO MASCULINA DO NOVO DEGASE, NA ILHA DO GOVERNADOR, HOUVE UM MOTIM NA TENTATIVA DOS INTERNOS EM MATAREM OUTROS ADOLESCENTES QUE ESTAVAM NO "SEGURO" (ADOLESCENTES QUE FICAM SEPARADOS POR DESAVENÇAS NA PRÓPRIA FACÇÃO OU QUE COMETEM CRIMES NÃO ACEITOS PELOS INTERNOS), ONDE FORAM APREENDIDOS 10 ESTOQUES, SENDO RESOLVIDO PELA EQUIPE DE PLANTÃO. NÃO HOUVERAM FERIDOS OU MORTOS.

AGRESSÃO A AGENTE DO CRIAAD NILÓPOLIS DO DEGASE.

POR VOLTA DAS 19 HORAS DA TERÇA FEIRA DIA 13/01/2015, O AGENTE SOCIOEDUCATIVO HELIO CHAVES, LOTADO NO CENTRO DE RECURSOS INTEGRADOS DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE (CRIAAD) NILÓPOLIS, UNIDADE DE SEMI LIBERDADE DO DEGASE, FOI AGREDIDO POR UM INTERNO.

DURANTE UMA ATIVIDADE DE PING PONG NA UNIDADE,APÓS OS INTERNOS JOGAREM REPETIDAS VEZES A RAQUETE NO FUNCIONÁRIO, OS JOVENS FORAM REPREENDIDOS PELO SERVIDOR, QUE TENTOU ENCERRAR A ATIVIDADE DEVIDO AO ATO DE INDISCIPLINA. NESSE INSTANTE , OS INTERNOS INCONFORMADOS COM A REPREENSÃO, SE INSURGIRAM CONTRA O AGENTE, QUE RECEBEU SOCOS NO ROSTO.

BASTANTE MACHUCADO, O SERVIDOR REGISTROU A OCORRÊNCIA NA 57° DP, ONDE O ATO FOI REGISTRADO COMO LESÃO CORPORAL E AMEAÇA.


APÓS O AGENTE FOI ENCAMINHADO AO IML DE NILÓPOLIS PARA FAZER EXAME DE CORPO DE DELITO.


http://agentesdegase.blogspot.com.br/2015/01/diretora-agredida-pelas-internas.html

http://agentesdegase.blogspot.com.br/2015/01/nova-agressao-em-unidade-feminina-do.html

http://agentesdegase.blogspot.com.br/2015/01/tentativa-de-assassinato-dentro-da.html

Um comentário:

  1. aos nossos políticos ( utilizem o texto ) : Gostaria muito de pedir ajuda com possibilidade de projeto de lei que crie a profissão do AGENTE DE SEGURANÇA SOCIOEDUCATIVO e a valorização desta função já que temos atribuições atípicas a todas as outras funções existentes nos SETORES QUE A NÍVEL NACIONAL TRATAM DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI (DELINQUENTES), responsáveis em mantê-los seguros, longe da sociedade e ressocializá-los, estes adolescentes que matam, agridem, estupram, ferem, assaltam, traficam, que participam de quadrilhas e quase sempre envolvidos nas ocorrências criminosas dos Estados e por sermos a barreira entre eles e a liberdade, aqueles que disciplinam, cobram ordem, estipulam horários de quem antes não respeitavam os pais, o próximo e a sociedade, tornamo-nos os seus maiores desafetos, constantemente ameaçados, agredidos, assassinados, perfurados por estoques, enfrentando rebeliões (sendo tudo banalizado e omitido pelo sistema) e se encontrados em meio uma empreitada criminosa destes menores com certeza morreremos sem recurso de defesa, onde a síntese das nossas atribuições não resume-se somente na contenção e segurança das superlotadas unidades em ambientes (hostis) de aplicação das medidas socioeducativas para DELINQUENTES ( Artigo 125 do ECA ),estrutura-se na base que somos a figura do Estado mais próxima deste menores, diuturnamente e na "comum" ausência de médicos, psicólogos e assistentes sociais nas noites, madrugadas, feriados e finais de semanas, temos que fazer a diferença, tornando-se leviano todo discurso pela saúde mental, integridade, direitos humanos e fundamentais destes menores, que não priorizem a constante capacitação, aprimoramento e qualificação do AGENTE DE SEGURANÇA SOCIOEDUCATIVO, com cursos adaptados a rotina plantonista e necessidade de segurança que considerem a desproporção do número de agentes por menores e sejam desta forma planejados estrategicamente, concedendo-nos também cursos de sociologia, psicologia, relações humanas além de outros já fornecidos, todavia, com o propósito de tornar esta função nos próximos concursos em nível superior, bem como a criação da escala 24x96 já reconhecida (STF) e implantada em outros Estados como a eficiente para o recondicionamento mental e físico diante do desgaste proporcionado por 24 horas de trabalho sob condições estafantes de riscos e stress. Saliento que fomos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego como ocupação existente no BRASIL e recebemos o ( CBO ) CADASTRO BRASILEIRO DE OCUPAÇÃO N° 5153-25, O EIXO 6.3.8. Segurança do SINASE ( FEDERAL ) regulamenta nossos riscos, o ARTIGO 8° do PASE RJ assume que estes menores estão inseridos no quadro de atividades criminais do Estado RJ. Por favor ajude-nos a termos uma identidade a sermos tratados com justiça dentro da realidade, que o Senhor e o seu partido assumam esta tarefa, que com certeza terá reconhecimento Nacional.

    ResponderExcluir