quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dia 27 de Agosto dia do Psicólogo

foto extraída da pagina do Facebook da FASEPA (fundação atendimento socioeducativo do Pará)

Dia do Psicólogo é lembrado na Fundação CASA

Em comemoração ao Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto, profissionais destacam a importância da área na medida socioeducativa

Na última quinta-feira (27 de agosto), os psicólogos comemoram o dia da sua profissão. Indispensáveis em uma instituição como a Fundação CASA, os psicólogos exercem papel fundamental na medida socioeducativa de internação, semiliberdade e em regime de internação provisória.

De acordo com Décio Perroni, superintendente de saúde da Fundação CASA e psicólogo de formação, há razões de sobra para parabenizar os profissionais. “Cerca de 500 psicólogos atuam na instituição. O compromisso e dedicação com que desempenham suas funções são essenciais para alcançar os objetivos e ter eficiência na aplicação da medida socioeducativa”, destacou.

Para a gerente psicossocial, Vera Maria Felicíssimo, as psicólogas são responsáveis pelo acompanhamento da saúde mental dos adolescentes. Aprimorar e valorizar o trabalho da área nos centros socioeducativos são os nossos objetivos. “Hoje, disponibilizamos uma plataforma que é um curso a distância em ambiente virtual chamado AVA - ambiente virtual de aprendizagem - contendo publicações que debatem e ampliam o conhecimento”, enfatizou.

Perroni ainda destaca a importância de proporcionar ao jovem um clima de acolhimento. “O trabalho de escuta, reflexão e orientação junto a ele e estendendo também aos familiares e/ou responsáveis pelo adolescente, quando necessário”.

No atendimento, são observados o desenvolvimento afetivo-emocional, as dificuldades, potencialidades, avanços e retrocessos dos jovens e, a partir daí, é possível desenvolver um plano individualizado de atendimento que considere as reais necessidades dos jovens.

Os casos mais complexos, que demandam mais reflexão, são levados para um espaço de discussão clínica, onde a categoria se reúne para debater. Nesses casos, há a supervisão de profissionais do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica – NUFOR – do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/View.aspx?title=dia-do-psic%C3%B3logo-%C3%A9-lembrado-na-funda%C3%A7%C3%A3o-casa&d=4049


Nenhum comentário:

Postar um comentário