terça-feira, 25 de agosto de 2015

Não podemos classificar tantas rebeliões, fugas, agressões a agentes como algo comum

Novo princípio de rebelião ocorre na Usip - Sergipe

Agentes denunciam clima tenso e temem violência



Os agentes de medidas socioeducativas foram surpreendidos por mais um princípio de rebelião dentro da Unidade de Internação Provisória (Usip) da Fundação Renascer.
Na noite da segunda-feira, 24, os internos tentaram derrubar paredes internas e ainda destruíram um suporte de televisão de uma das alas, segundo denúncias de agentes de medidas socioeducativas que preferem o anonimato para não sofrer represália.

Segundo um dos agentes, continua tenso o clima na unidade. A confusão começou com uma manobra dos adolescentes, que solicitaram a presença de agentes alegando que alguém estaria doente necessitando de atendimento. Os agentes de plantão teriam se mobilizado para prestar o atendimento, mas quando se aproximaram da ala foram surpreendidos pela violência.

A tensão foi controlada, mas os agentes continuam temerosos. “Por pouco os agentes não se tornaram reféns”, destacou um agente. “A situação é muito preocupante, os agentes estão correndo risco e há uma superlotação. Lá, estão 70 internos quando a capacidade é para 30 e as condições físicas da unidade estão precárias”, ressaltou.

Comum

A assessoria de imprensa informou que a Fundação Renascer classifica como comum o episódio ocorrido na noite de segunda-feira na Usip e o classifica como tumulto. A situação foi controlada através do diálogo da equipe, segundo a assessoria, sem a necessidade de mobilizar os policiais militares. Segundo a assessoria, houve a tentativa de quebrar a parede e a situação continua controlada.

Por Cássia Santana
http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=176648


No AP, menores provocam tumulto em centro e tentam agredir policiais

Adolescentes infratores subiram nos alojamentos e atiraram telhas, diz PM.
Princípio de rebelião foi controlado pela polícia; não houve fugas.

Militares evitaram fuga de internos no Cesein, em Macapá (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

manhã desta terça-feira (25) um grupo de adolescentes internados iniciou, segundo a Polícia Militar (PM), uma rebelião e depredou alojamentos e salas no Centro Socioeducativo de Internação (Cesein), localizado no bairro Beirol, Zona Sul de Macapá. De acordo com a PM, os menores teriam saído das celas e provocado quebradeira no prédio.

Ninguém fugiu, conforme a polícia.
A PM informou que os adolescentes chegaram a subir nos telhados e atiraram telhas contra os agentes militares que atuavam na contenção do tumulto. Ninguém ficou ferido. Os internos foram controlados e todas as celas foram revistadas antes do retorno deles para os alojamentos.
Dentro das celas, equipamentos e estruturas foram quebrados, além de colchões espalhados. O Cesein apura como iniciou a confusão e como os internos saíram dos alojamentos.

Menores quebraram telhas e atiraram contra PMs e monitores (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
destruição

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/08/no-ap-menores-provocam-tumulto-em-centro-e-tentam-agredir-policiais.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Jovens fazem princípio de motim em Centro Socioeducativo de Rio Branco
Internos bateram nas grades durante visita neste domingo (23).

Bope e PM foram até o local para dar suporte aos agentes.
Aline Nascimento

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo Santa Juliana, localizado no bairro Bosque, em Rio Branco, fizeram um princípio de motim na tarde deste domingo (23). 

Segundo informações da direção do local, aproximadamente 75 jovens de quatro alas bateram nas grades das celas para reivindicar mais tempo de visita. A Polícia Militar e o Bope foram até o local para atender a ocorrência que levou cerca de 30 minutos para ser contornada.

O diretor do Instituto Socioeducativo do Acre (Ise), Rafael Almeida, disse que a batedeira ocorreu no momento da visita. Ele conta que os jovens chutaram as grades e gritavam para chamar atenção.
saiba mais


“Houve batedeira de grade, das cinco alas que nós temos quatro bateram grades, mas a situação foi contornada, a visita aconteceu normalmente não houve gravidades. Eles alegaram que queriam mais tempo de visita e visitas íntimas. Chamamos o Bope para dar um suporte até mesmo para não evoluir [a situação] e tudo foi controlado”, disse.

Questionado se outro motivo do motim seria uma suposta falta de água no local, Almeida negou que informação fosse verdadeira e disse ainda o local está recebendo a visita de um corregedor para avaliar as instalações do local.

“Não procede a informação. A água que eles tomam é de primeira. Temos quatro poços que abastecem nossa unidade e uma empresa terceirizada faz o serviço de manutenção. Fazemos semanalmente manutenção nos poços e filtros de água. Nosso corregedor estava hoje na hora do almoço para ver a refeição e avaliar tudo lá dentro. Ele estava verificando tudo no local e não temos problemas com água”, argumentou.

De acordo com o diretor, o horário de visita é das 7h30 às 17h30. Ele destacou que cada interno pode ficar duas horas com os familiares e não são permitidas visitas íntimas no centro. "Aqui é uma unidade muito segura, é uma das mais antigas e mais seguras no estado. Não foi preciso nenhuma intervenção, algemas ou algo do tipo. Tudo foi resolvido no diálogo”, finalizou.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/08/jovens-fazem-principio-de-motim-em-centro-socioeducativo-de-rio-branco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário