sexta-feira, 25 de março de 2016

Agentes do Degase são reconhecidos e ameaçados por ex-interno armado na Avenida Brasil

Rio – Por volta das 14h desta quarta feira (23/.03) Agentes do Degase lotados no Educandário Santo Expedito, unidade de internação do DEGASE, em Bangu, circulavam na Avenida Brasil, sentido Centro da cidade, onde levavam um interno para ser atendido no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, localizado na Ilha do Fundão.

Eles estavam realizando a condução de um menor infrator, que estava se recuperando de um tiro que tomou no momento de sua apreensão. A condução foi feita em uma viatura descaracterizada.

Ao chegarem na altura do Complexo da Maré, os Agentes ficaram presos no engarrafamento, momento em que duas motocicletas com três ocupantes saíram de dentro da comunidade do Parque União, na localidade conhecida como Sem Terra, e identificaram a viatura do DEGASE.

Nesse momento, os motociclistas começaram a ameaçar os Agentes de morte, aos gritos: “Vão morrer funcionários!”
Os ocupantes das motos faziam gestos com as mãos como se fossem arrancar a cabeça dos Agentes. Quando o trânsito abriu, os Agentes aceleraram a viatura e conseguiram se evadir, parando logo à frente para pedir ajuda a uma viatura da Polícia Militar, que estava baseada nas proximidades. Prontamente os policiais partiram em perseguição aos elementos, que conseguiram se evadir do local.

Os Agentes do DEGASE reconheceram um dos elementos como sendo um ex-interno da unidade. Na delegacia, o elemento foi reconhecido como F.M.S, de 17 anos de idade, que chegou a levantar a blusa e mostrar uma arma para os servidores, enquanto ocupava a garupa de uma das motos.

Fato curioso, é que este ex-interno identificado pelos funcionários como sendo um dos integrantes do grupo, deu saída da unidade no dia 22/03/16, uma vez que o interno recebeu o benefício de continuar o cumprimento da medida em uma unidade de semiliberdade do órgão, ou seja, o adolescente saiu da unidade um dia antes do fato acima mencionado.

O caso foi registrado na 34DP, em Bangu, tendo sido encaminhado posteriormente para a 21º DP, em Bonsucesso, que está funcionando como central de flagrantes.

degase-francoys

http://riocrime.com.br/agentes-do-degase-sao-reconhecidos-e-ameacados-por-ex-interno-armado-na-avenida-brasil/

Armas não letais para segurança de centros socioeducativos

quinta-feira, 24 de março de 2016

Dupla em moto atira contra portaria da Fundação Casa em Bauru

Dois homens de moto atiraram várias vezes em direção à portaria da Fundação Casa de Bauru, situada à avenida Lúcio Luciano, Parque Olímpico, na noite desta quarta-feira (23).

Os disparos atingiram o carro de uma funcionária, que estava estacionado na via.

Um dos coordenadores da equipe plantonista presenciou a ação, que ocorreu por volta das 22h. Por sorte, ninguém ficou ferido. Até o momento, os autores dos tiros não foram identificados e presos.

Por meio da assessoria de comunicação, a Fundação Casa lamenta o ocorrido e informa que não tem conhecimento da motivação do crime. “Foi acionada a PM e registrado boletim de ocorrência para fins de investigação”, declarou.

http://www.jcnet.com.br/Policia/2016/03/dupla-em-moto-atira-contra-portaria-da-fundacao-casa.html



VEJAM MAIS NOTICIAS RELACIONADAS:


04/11/2015

30/08/2015
Adolescentes fogem após caminhão derrubar portão de Fundação Casa

05/05/2014
Grupo ataca Fundação Casa durante a madrugada em Ribeirão Preto
Cerca de dez pessoas tentaram invadir o centro socioeducativo Ouro Verde da Fundação Casa em Ribeirão Preto

02/03/2015
Homens armados invadem centro socioeducativo em Alagoas
O grupo resgatou 3 menores os agentes foram ameaçados, humilhados  e tiveram seu pertences roubados, POR POUCO NÃO FORAM ASSASSINADOS

16/07/2014
Grupo invade centro educativo e mata três adolescentes no Ceará

23/08/2014
Grupo de adolescentes invadem semiliberdade  em Nilópolis para atacarem internos e agente Socioeducativo sai ferido

15/11/2014
Homens invadem Fundação Casa e agridem vigilantes em Praia Grande
Um grupo de homens tentou invadir uma unidade da Fundação Casa, antiga Febem, em Praia Grande no litoral de São Paulo. Durante a ação, ocorrida na noite desta sexta-feira (14), os suspeitos agrediram dois vigilantes que trabalhavam no local

02/09/2013
Bandidos invadem centro sócio educativo para resgatar internos, em Sena Madureira






sábado, 12 de março de 2016

Tentativa de fuga e funcionarios agredidos na Fundação Casa em Itanhaém

Cinco rapazes, entre 14 e 16 anos, destruíram cadeiras da unidade, agrediram funcionários e espancaram um outro interno, que está internado

Cinco adolescentes infratores da Fundação Casa, em Itanhaém, são acusados de tentar fugir da unidade na sexta-feira (11) à noite e agredir quatro funcionários e um interno.

Com idades entre 14 e 16 anos, os rapazes destruíram cinco cadeiras de uma das salas de aula e tentaram render um coordenador da unidade e um agente.

Durante a tentativa de fuga, o grupo ainda agrediu com socos outros dois coordenadores e espancou um interno, de 17 anos. Os acusados, porém, foram dominados antes que conseguissem escapar do local.

Acionados até a Fundação Casa, na Estrada Coronel Joaquim Branco, no Jardim Aguapeú, policiais militares removeram o adolescente agredido pelos colegas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, onde ele permanece internado sob escolta.


Essa vítima recebeu os primeiros socorros na enfermaria da própria Fundação Casa. Os funcionários atacados pelos delinquentes não se feriram. O delegado Douglas Borguez estava no plantão da Delegacia Seccional de Itanhaém e registrou a tentativa de fuga.

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/policia/policia-frustra-tentativa-de-fuga-da-fundacao-casa-em-itanhaem/?cHash=8acc6b71335c59d82c13031059f1101f

quinta-feira, 10 de março de 2016

IML diz que interno da Fundação Casa morreu após pancada na cabeça

Laudo aponta traumatismo craniano provocado por agente contundente.
Fundação informou que morte foi causada por AVC; Corregedoria apura.

Declaração de óbito aponta morte por traumatismo craniano provocado por agente contundente (Foto: Reprodução)
Declaração aponta morte por traumatismo craniano provocado por agente contundente (Foto: Reprodução)

Instituto Médico Legal (IML) de Ribeirão Preto (SP) informou na tarde desta quinta-feira (10) que o interno da Fundação Casa Wanderson dos Santos Silva, de 16 anos, morreu após ser agredido com uma pancada na cabeça.

O adolescente estava internado na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) desde domingo (6) e não resistiu aos ferimentos nesta quarta (9).
A declaração de óbito assinada pelo médico João Batista da Costa Vicente aponta morte por traumatismo crânioencefálico provocado por agente contundente. Vicente afirmou ainda que encontrou marcas de agressão no corpo do adolescente.

“Havia alguns hematomas, algumas equimoses pelo corpo, provavelmente provocados por agressão entre eles, acredita-se. Definida a causa mortis, cabe agora uma sindicância, um inquérito por parte da instituição para ver o que efetivamente ocorreu com a vítima", afirmou.
A informação apresentada por Vicente é diferente da versão apresentada pela Fundação Casa, de que o menor sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Em nota enviada ao G1, a assessoria da instituição esclareceu que Silva foi levado a um posto de saúde no domingo, após passar mal com quadro de vômito e dor de cabeça.

O comunicado diz ainda que a Corregedoria Geral da Fundação Casa instaurou sindicância para apurar a morte do interno. A Polícia Civil abriu processo criminal para investigar o caso.

Em nota, a Delegacia Seccional de Ribeirão Preto informou que Silva foi agredido dentro da instituição em 27 de fevereiro e o caso foi registrado na Delegacia da Infância e Juventude (Diju).

"Há investigação em andamento, sendo que os supostos agressores já foram ouvidos. Outras diligências ainda serão feitas e tão logo o procedimento seja concluído será encaminhado à Vara da Infância e Juventude", diz o comunicado.

Suspeita de agressão
Segundo a família, o jovem passou mal porque foi agredido por outros internos. A tia da vítima, Josilaine Santana dos Santos, disse ao G1 na manhã desta quinta que questionou os funcionários sobre uma suposta relação entre a agressão e a internação do sobrinho, o que não foi confirmada pela instituição.
"Eu perguntei se talvez teria sido por conta da agressão, mas ela [funcionária] falou que ele relatou que ele tinha dor e que os meninos tinham batido nele só no abdômen e que no braço tinha hematomas, não tinha nada na cabeça", disse Josilaine.

Entretanto, em entrevista ao Jornal da EPTV na segunda-feira (7), o diretor regional da Fundação Casa, Márcio Eduardo de Paula, havia descartado algum tipo de desentendimento entre Silva e outros internos da unidade.
"Até agora, não tem indício nenhum de agressão contra esse adolescente. Geralmente, a apuração desses fatos gira em torno de 40, 50 dias", afirmou na ocasião.

O Ministério Público informou que também vai investigar a morte do interno.

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/03/iml-diz-que-interno-da-fundacao-casa-morreu-apos-pancada-na-cabeca.html

Segundo familiares ouvidos pelo A Cidade, ele havia sido agredido por outros adolescentes na quinta-feira (3). Três dias depois, teve convulsões e foi hospitalizado.

Na manhã desta quinta-feira (10), a Fundação Casa emitiu nota alegando que o adolescente foi vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O laudo do IML (Instituto Médico Legal), porém, aponta como causa da morte traumatismo craniano causado por agente contundente.

“Não acredito que tenha sido AVC, ele apresentava traumatismo extenso na região do cerebelo, parte sensível do cérebro”, explica o médico legista João Batista Figueiredo. O adolescente também apresentava hematoma na coxa esquerda e braço direito.

A Corregedoria Geral da Fundação Casa instaurou sindicância para apurar a morte do jovem e a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.

http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/cidades_internaNOT.aspx?idnoticia=1156270

quarta-feira, 9 de março de 2016

Menor infrator agride agente da Fundação Casa dentro do MP em Campinas

Um adolescente de 16 anos agrediu um agente da Fundação Casa dentro do prédio do Ministério Público em Campinas na tarde desta quarta-feira.

O jovem, apreendido por assalto em flagrante, aguardava para prestar depoimento na Vara da Infância e Juventude quando pediu para ir ao banheiro e lá agrediu o agente que o acompanhava. 

Na sequência tentou fugir a roubar a arma de um segurança do prédio.
A arma chegou a disparar e causou pânico nas pessoas que estavam no local.

 O menor foi preso pelos próprios guardas que faziam o segurança. O juiz presidente da Cidade Judiciária em Campinas, Luiz Torrano, explicou que o jovem vai responder pelo ato infracional e a família pode ser condenada a indenizar o estado.

O caso foi registrado pela própria promotoria na vara da infância e da juventude. A promotoria, por se tratar de um menor infrator não se pronunciou ou deu mais detalhes do caso.

http://www.portalcbncampinas.com.br/?p=133617

Adolescentes ferem agentes e fogem de centro socioeducativo em Montes Claros

Seis jovens com idades entre 17 e 19 anos conseguiram escapar após agressão. Até a manhã desta terça-feira eles não haviam sido recapturados

A polícia está à procura dos seis jovens que fugiram de um centro de internação na noite de segunda-feira em Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Eles feriram agentes e conseguiram escapar pela porta, segundo a Polícia Militar (PM). 

A fuga aconteceu por volta das 21h no Centro Socioeducativo do Adolescente Nossa Senhora Aparecida (Cosensa), no Bairro Cidade Industrial. De acordo com a PM, os agentes contaram que estavam no pavilhão para realizar uma atividade de recreação com os internos (levá-los para assistir TV), quando foram surpreendidos por dois adolescentes de 17 anos, três jovens de 18 e um de 19. Um deles estava armado com um chuço (faca artesanal), ameaçou os agentes e começou a agredi-los.

Depois da confusão, os adolescentes correram para o portão do centro e conseguiram sair, correndo rumo a um matagal perto do imóvel. Segundo a PM, até o momento nenhum deles foi localizado. Três agentes tiveram ferimentos leves nos braços, conforme a polícia.

Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirmou a fuga e diz que foram dois os agentes feridos. “A fuga aconteceu quando um agente socioeducativo abriu um dos alojamentos para retirada de um interno para realização de atividade. Os adolescentes estavam armados com chuços (objetos cortantes feitos de materiais diversos) e conseguiram evadir. Dois agentes tiveram ferimentos leves”. Ainda segundo a Seds, a direção geral da unidade instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias e responsabilidades sobre o ocorrido.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/03/08/interna_gerais,741380/adolescentes-ferem-agentes-e-fogem-de-centro-socioeducativo-em-montes.shtml

sexta-feira, 4 de março de 2016

Adolescente é detido após assaltar o próprio pai em Bauru/SP

Um jovem de 16 anos foi detido após participar de um assalto ao seu próprio pai, um catador de recicláveis de 45 anos, em Bauru (SP), na madrugada de terça-feira (2). 

O menor, que estava encapuzado durante a ação, foi apreendido depois do roubo e reconhecido pela vítima na delegacia da cidade. Dois adultos que participaram da ação foram presos e um menor, apreendido. O adolescente seria o mentor do crime e, segundo sua mãe, já teria roubado o pai outras vezes.

A vítima andava pelo centro da cidade, por volta das 23h30 de segunda-feira (29), quando foi abordado por três assaltantes, entre eles o filho. Ele tinha uma mochila onde carregava R$ 1.915,11, além de objetos pessoais. Os criminosos passaram então a xingar e agredir a vítima, levando também a mochila e a carteira. Os três correram até um Peugeout 206 cinza que estavam nas proximidades e fugiram do local.  O caro era dirigido pelo quarto integrante da quadrilha.

Na sequência, policiais militares que patrulharam a região foram abordados pela vítima, que contou o que havia acontecido e deu a descrição do carro. A PM iniciou um patrulhamento e localizou, minutos depois, o veículo.

Os criminosos tentaram fugir, mas foram perseguidos. No trajeto, também tentaram se livrar da mochila, mas ela foi recuperada pelos oficiais. Depois de parar, o motorista do carro, Fábio Junior Pires, 35, e o passageiro Wellves Souza Aguiar, 25, receberam voz de prisão. Eles e os outros dois menores foram enviados à CPJ (Central de Polícia Judiciária).da cidade.

Reconhecimento

Enquanto a perseguição ocorria e a ocorrência era registrada, a vítima foi levada ao CPJ para fazer o reconhecimento dos criminosos. Lá, percebeu que um de seus algozes era o próprio filho, de 16 anos, já sem a máscara.

Ao perceber que seu filho estava entre os assaltantes, a vítima chegou a pedir para que policiais retirassem a queixa, o que não ocorreu. O Conselho Tutelar foi chamado até o local e entrou em contato com as mães dos menores.  Apenas a mãe do menor de 17 anos foi até o local.

Os dois adolescentes que foram apreendidos estão à disposição da Justiça. Já os maiores foram indiciados e levados ao Centro de Detenção Provisória de Bauru. Os menores responderão por ato infracional de roubo, com punição de até três anos de internação na Fundação Casa, e os maiores, por roubo, com pena de até oito anos.

Cérebro pensante

A reportagem não conseguiu contato com o pai do menor apreendido, mas conversou com a mãe dele. Ela informou que saiu de casa há mais de 20 dias, depois de ser ameaçada pelo adolescente. "Ele disse que ia me matar, aí eu saí de casa. Não sei dele, só fiquei sabendo que ele assaltou o pai dele pela televisão. Aí, depois, o Conselho Tutelar me ligou", disse ela, que pediu para não ser identificada.

Ela relatou ainda que o filho é agressivo e que já teria roubado o pai outras vezes. "O pai não sabe, mas ele disse há alguns meses que já tinha roubado ele duas vezes antes dessa", contou.

A reportagem também falou com a mãe do outro menor, que afirmou que os dois menores são amigos e que o assalto teria sido organizado depois que o filho ficou sabendo que o catador de recicláveis tinha recebido pagamento. "O pai não voltava pra casa tem um tempo e o filho ficou sabendo que ele estava com dinheiro. Aí, chamou meu filho e outras pessoas para roubar. Ele sabia onde o pai ficava e aproveitou", disse.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/03/03/adolescente-e-preso-apos-assaltar-o-proprio-pai-no-interior-de-sao-paulo.htm

Menor tenta fugir de Juizado, quebra grade e diz que vai denunciar policiais por agressão

Menor tenta fugir de Juizado, quebra grade e diz que vai denunciar policiais por agressão

Ao tentar fugir do Juizado de Menores, um adolescente de 16 anos, identificado como M.S.P, foi impedido e preso por ameaçar o agente socioeducativo A.J.C, 34, e policiais no bairro Planalto, em Cuiabá, na tarde de segunda-feira, 29.

Durante a abordagem e transporte, do menor à delegacia, ele chegou a quebrar a grade do compartimento da viatura e a rolar no chão, dizendo que alegaria às autoridades que foi vítima de agressão por parte dos policiais.

De acordo com o Boletim de Ocorrência nº 201670009, A.J.C teria visto o momento em que o jovem saia pela saída dos fundos do lugar, quando o conteve. Na ação, M.S.P reagiu, utilizando de força física e sendo imobilizado.

Na ocasião do registro do Boletim de Ocorrência (B.O), o homem contou ainda que foi ameaçado de morte. Diante da situação, os policiais encaminharam os dois envolvidos até a Central de Flagrantes para a tomada de providências cabíveis. Ele responderá por crimes análogos a fuga de pessoa presa ou submetida à medida de segurança (tentado), ameaça (consumado), e resistência (consumado).

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=menor-tenta-fugir-de-juizado-quebra-grade-e-diz-que-vai-denunciar-policiais-por-agressao&id=416526

Menor foge de unidade e esfaqueia agente socioeducativo

Durante a madrugada desta sexta-feira (4), um adolescente de 15 anos que cumpre medida socioeducativa na Unidade Sentenciada Rio de Janeiro I foi detido por sócio educadores, quando tentou fugir da UPA da zona leste, após quebrar a vidraça de um banheiro.

O menor estava na unidade de internação, reclamando de fortes dores, dizendo estar passando mal, quando foi socorrido por uma equipe.

Na unidade medica o infrator pediu para ir ao banheiro e minutos depois fugiu e se escondeu em uma residência.

Moradores gritaram por socorro e chamara a polícia. Quando os militares e agentes entraram no local, o menor pegou uma faca na cozinha e esfaqueou um sócio educador. O homem ficou seriamente ferido e foi socorrido para uma unidade medica.

O adolescente recebeu voz de apreensão e foi encaminhado para a Central de Polícia onde foi apresentado ao delegado de plantão.

faca que foi usada contra o agente

http://www.rondoniaovivo.com/noticia/menor-foge-de-unidade-e-esfaqueia-socio-educador/146339

VEJA TAMBÉM:

Menores infratores fazem servidores reféns no DF em tentativa de 
fuga

Jovem é morto a tiros logo após deixar centro socioeducativo no RS