quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Rebelião em unidade do Degase termina com agentes feridos e fugas

Uma unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) na Penha, Zona Norte do Rio, foi palco de uma rebelião na tarde desta quarta-feira. Segundo informações do Sind-Degase, sindicato que reúne servidores da área, o fato ocorreu no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) do bairro, depois que um grupo de internos em regime fechado foi transferido para o local, dedicado a abrigar adolescentes infratores em semiliberdade. 

Ainda de acordo com o sindicato, houve quebra-quebra e três funcionários, incluindo o diretor da unidade, ficaram feridos, além de três fugas registradas.



Relatos preliminares apontam que os vidros do setor administrativo do CRIAAD foram quebrados, e os menores teriam utilizado os estilhaços para improvisar armas. O Sind-Degase afirma ainda que cadeiras foram quebradas e arremessadas contra os agentes e contra outros internos. Dois funcionários teriam sido agredidos com socos no rosto, e o diretor da unidade, Raul Almeida, sofreu

ferimentos superficiais nas costas.
Agentes de outras unidades do Degase foram acionados, além da Polícia Militar. Em meio ao tumulto, três adolescentes escaparam do local pulando o muro. Outros dez internos, identificados como autores das agressões e do dano ao patrimônio, foram apreendidos na própria unidade e encaminhados à 22ª DP (Penha), que investigará o caso. Já os funcionários feridos serão encaminhados para atendimento no Hospital estadual Getúlio Vargas, também na Penha.


Crise


Recentemente, as unidades do CRIAAD no Rio foram palco de uma polêmica. Os 613 adolescentes do estado que cumpriam medida socioeducativa em semiliberdade tiveram o retorno para o sistema adiado em uma semana devido a problemas com empresas responsáveis pela alimentação e limpeza das unidades. Em vez de voltar no dia 2, após passar o fim de ano com a família, os menores só reingressaram nos CRIAADs na última segunda-feira.

— Ainda é cedo para afirmar, porque o ocorrido ainda está sendo apurado, mas desconfio que o problema que houve hoje na Penha possa ter relação com toda essa questão — afirmou João Luiz Pereira Rodrigues, presidente do Sind-Degase.
Nos CRIAADs, os jovens realizam atividades externas, utilizando a rede pública para estudar, e retornam às unidades para dormir. Nos fins de semana, após avaliação de comportamento, os adolescentes podem permanecer nas próprias residências.



Veja, abaixo, a nota enviada pelo Degase:
"O Departamento Geral de Ações Socioeducativas esclarece que, nesta quarta-feira (11/01), adolescentes em conflito com a lei fizeram um tumulto ao chegar ao Centro de Recurso Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), na Penha. Três agentes socioeducativos que auxiliavam no controle da ocorrência ficaram levemente feridos. Três jovens que participaram da ação evadiram da unidade.
Ressaltamos, ainda, que foi realizado o registro de ocorrência na delegacia local com o encaminhamento de outros dez adolescentes envolvidos. Os jovens irão responder a novo processo judicial, agora com ato infracional praticado durante o cumprimento da medida socioeducativa. A situação está normalizada na unidade.
É importante esclarecer que nos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaads) os jovens realizam suas atividades FORA da unidade, utilizando a rede pública (educação, esporte, cultura, saúde, lazer, etc) e, durante a semana, dormem na unidade. Nos fins de semana, após avaliação do comportamento dos adolescentes, eles podem dormir em sua residência."

http://extra.globo.com/casos-de-policia/rebeliao-em-unidade-do-degase-termina-com-agentes-feridos-fugas-20761316.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário