quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Agentes são feitos reféns por adolescentes no Centro Socioeducativo em Boa Vista

Confusão na unidade ocorreu nesta segunda-feira (6). Agentes apreenderam 14 barras de ferro pontiagudo dentro do local.

Barras de ferro pontiagudo foram apreendidos durante a rebelião (Foto: Arquivo pessoal)



Dois agentes sócio-orientador foram feitos reféns por quatro internos do Centro Socioeducativo (CSE), na zona Rural de Boa Vista, durante uma confusão que ocorreu por volta das 10h desta segunda-feira (6).

Os servidores foram encurralados quando escoltavam um adolescente para a cela e outros internos dominaram as vítimas. O conflito foi controlado por volta das 11h.

Os agentes estavam na parte interna do Bloco B2 e quando abriram o cadeado, os quatro internos que estavam no local saíram com barras de ferro.

“Deita, deita. Eles gritaram para a gente. Fomos empurrados e encurralados na parede do corredor. Ficamos como reféns dos adolescentes”, declarou um servidor da unidade em depoimento na Delegacia da Infância e Juventude (DDIJ), onde ele foi registrada a confusão.
Dois agentes que viram os colegas sendo rendidos pediram para os internos os libertarem, mas sem sucesso. Os servidores perceberam uma oportunidade e conseguiram fugir do domínio dos adolescentes.
Antes de fazê-los refém, segundo o servidor, os internos tomaram as chaves das demais celas do bloco B2 onde há adolescentes de uma facção rival.

Os internos, conforme o servidor, jogaram garrafas térmicas nos agentes, ocasião em que os adolescentes que seriam de uma organização criminosa derrubaram o portão do bloco B1 onde estão internos de uma facção rival.

“Eles queriam matar os desafetos. Destruíram uma cela e um bebedouro”, disse um dos agentes que foi rendido, citando que servidores da unidade são ameaçados por familiares de internos.
Policiais militares foram acionados e controlaram a confusão na unidade. Os agentes conseguiram apreender 14 barras de ferro pontiagudo e tesouras que estavam com os adolescentes.
Governo adotará providências

Em nota, a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social, responsável pelo CSE, informou que no final da tarde desta segunda-feira (6) houve um princípio de tumulto Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho, que foi "prontamente controlado pela Polícia Militar".

A nota destacou ainda "que os procedimentos administrativos serão adotados".

Material apreendido no CSE em Boa Vista (Foto: Arquivo pessoal)
Material apreendido no CSE em Boa Vista (Foto: Arquivo pessoal)


Nenhum comentário:

Postar um comentário